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Moda e trabalho: o que é adequado usar para ir trabalhar

Mulher olhando para cima. Acima dela há varias roupas penduradas.
Slava Dumchev / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem dois tipos de linguagem: a verbal e a não verbal. No ambiente de trabalho, a linguagem verbal é a que você usa para falar com as outras pessoas e para escrever as suas ideias. Por outro lado, a linguagem não verbal é aquela que não utiliza palavras para comunicar alguma coisa. Como assim?

As roupas que você usa para trabalhar fazem parte da linguagem não verbal. Isso porque elas formam uma imagem sobre você, e isso antes mesmo de você dizer alguma palavra. Se você chegasse no escritório usando um pijama, por exemplo, seus colegas imaginariam que você é uma pessoa preguiçosa, desleixada e desatenta.

Entretanto, se você aparecesse no trabalho seguindo o dress code da empresa, como todas as outras pessoas, mas ainda demonstrando a sua personalidade na escolha da sua roupa, iria transmitir profissionalismo, comprometimento, autenticidade e autoconfiança. Bem melhor, não é?

Então, se você quer usar a moda a seu favor no ambiente de trabalho, preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. Com um ajuste no seu visual, é provável que você consiga traduzir melhor as suas qualidades e os seus objetivos na empresa. Aprenda a fazer isso a seguir.

Existe roupa adequada para ir trabalhar?

Conseguir um trabalho não é uma tarefa tão simples no Brasil. Por isso, quando alcançamos essa conquista, queremos fazer tudo certo, para garantir que construiremos uma carreira sólida e de sucesso. Nesse processo, demonstrar competência e eficiência não é tudo. Também é preciso se atentar aos detalhes, como as roupas que vestimos.

Como o mundo está se transformando, cada empresa tem o seu dress code. Isto é, um conjunto de regras para que os trabalhadores vistam roupas adequadas no ambiente de trabalho. Atualmente, não existe mais um padrão entre as instituições.

Enquanto algumas empresas proíbem o uso de bermudas e obrigam as mulheres a usarem salto alto, outras permitem que os funcionários fiquem até descalços no escritório. Ou seja, existe roupa adequada para ir trabalhar, mas isso depende do local onde você trabalha.

Mulher ruiva usando uma blusa preta sem mangas. Ela está sorrindo.
ThisisEngineering RAEng / Unsplash

Além da definição de roupas do dress code, existem outros fatores que definem se uma vestimenta é adequada para ir trabalhar. Mesmo que uma peça esteja dentro das regras da empresa, talvez ela não traduza quem você é ou o que você busca na instituição.

É por esse motivo que a moda é importante no ambiente de trabalho. Com ela, você vai encontrar as roupas que estão dentro do dress code e que destacam os pontos fortes da sua personalidade, que te ajudam a entregar o serviço para o qual te contrataram.

Por meio da sua vestimenta, uma pessoa que ainda não te conhece tão bem pode determinar se você é alguém simpático, confiante, ousado, criativo, sério, determinado, autêntico e muito mais. Sendo assim, a moda vai muito além da aparência, como você vai descobrir no próximo tópico.

Não é sobre vaidade

É comum associar a moda à futilidade. Muitos imaginam que a aparência dos indivíduos é algo superficial, que não traduz quem eles realmente são. Inclusive, dizem que a preocupação com a moda não passa de vaidade. Será que isso é verdade?

No latim, “vaidade” tem origem na palavra “vanus”, que significa “vazio”. Nesse sentido, a vaidade seria algo sem importância, que se baseia apenas na superfície de algo. É quando uma pessoa não quer só se sentir bonita, mas também quer receber a validação dos outros sobre a aparência dela.

Ainda que esse conceito sobre vaidade possa se encaixar em alguns aspectos da moda, tudo é diferente quando pensamos no ambiente de trabalho. Isso porque, nessa situação, o que vale não é ser uma pessoa bonita. A intenção da moda ao trabalhar é traduzir quem você é na sua carreira profissional.

Dessa forma, ao usar essa ferramenta de forma consciente, você se sente mais confiante, consegue se posicionar em momentos decisivos e cria uma imagem que é lembrada pelos seus colegas. Mas como colocar tudo isso em prática? No próximo tópico, entenda como se vestir melhor.

Como se vestir melhor?

Recorte de um homem arrumando a gravata.
Ben Rosett / Unsplash

Para se vestir melhor no ambiente de trabalho, existem algumas dicas que vão te guiar. Anote cada uma delas:

1) Conheça o dress code

Você aprendeu que cada empresa tem o próprio dress code. Então é fundamental que você conheça o dress code do seu local de trabalho. Assim, você saberá quais peças não podem ser incluídas no seu visual para esse ambiente, adequando-se a esse contexto.

2) Sinta-se confortável

Infelizmente, muitas instituições não se preocupam com o conforto dos funcionários na hora de definir o dress code. Mesmo nesses casos, procure roupas que, dentro do possível, te tragam conforto e bem-estar. Desse jeito, você conseguirá trabalhar sem preocupações e incômodos com o vestuário.

3) Vista-se de acordo com seu trabalho

Se você tem uma profissão que exige que você tenha criatividade, é essencial demonstrar essa habilidade na escolha das suas roupas. Então vale a pena apostar em combinações mais ousadas e menos tradicionais. Entretanto se o seu trabalho é mais burocrático e objetivo, escolha um vestuário mais sóbrio, com cores neutras.

4) Evite acessórios barulhentos

Os acessórios sempre são bons complementos para um visual. No entanto, quando eles fazem barulho, como pulseiras, podem se tornar uma distração inconveniente no trabalho. Lembre-se de que você está em um ambiente coletivo, no qual todos precisam se concentrar.

5) Deixe o brilho de fora

As roupas com brilho são perfeitas para eventos noturnos ou para profissionais que trabalham nesse período. Porém, se você trabalha em um ambiente diurno e mais discreto, esse efeito pode parecer deslocado do contexto no qual você está. Por isso, antes de utilizá-lo, pense “isso faz sentido para o meu trabalho?”.

Desigualdade de gênero

As dicas que apresentamos anteriormente se encaixam para homens, mulheres e pessoas não-binárias. Apesar disso, na sociedade em que vivemos, precisamos destacar que o gênero feminino é o que mais sofre com as imposições da moda, até mesmo no ambiente de trabalho.

Devido ao machismo estrutural, as mulheres são reduzidas à sua aparência. É como se elas não tivessem mais nada a oferecer além disso, mesmo que estejam trabalhando. Por esse motivo, é comum que a eficiência de uma funcionária seja julgada, primeiramente, pelas roupas que ela usa.

Mulher vestindo roupas cinzas. Ela está sentada em uma mesa mexendo em seu computador.
Thought Catalog / Unsplash

E não existe uma roupa que seja neutra ou mais adequada. O uso ou não do sutiã, a marca de uma calcinha na roupa, uma blusa que mostre os ombros, uma saia que mostre os joelhos… tudo pode ser um motivo para reduzir uma mulher ao que ela veste, descontando o que ela faz. Ou, pior ainda, para justificar um assédio no ambiente profissional.

Essa é uma das principais consequências da entrada tardia das mulheres no mercado de trabalho. Como elas sempre foram vistas como um objeto que atende aos prazeres e às necessidades masculinas, ainda é difícil entender que elas não estão no escritório para agradar aos olhos dos homens que estão trabalhando.

Outra evidência desse problema é que não existe uma peça de roupa feminina que, quando utilizada no local de trabalho, é sinônimo de poder. No guarda-roupa masculino, por outro lado, um terno é a peça coringa, que transmite seriedade, profissionalismo e sucesso em qualquer ocasião.

Portanto não existe uma roupa que uma mulher possa utilizar no ambiente de trabalho que garanta que ela não será assediada ou desrespeitada. Ela ainda pode ser silenciada e subestimada, mesmo que esteja vestida de acordo com o dress code da empresa e com as dicas que oferecemos.

Mas a culpa disso não é a moda, muito menos uma empresa específica. A verdade é que o machismo ainda é uma realidade em tudo que as mulheres são e fazem. É possível combatê-lo, só que os resultados dessa batalha demoram a aparecer na sociedade.

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Felizmente, o que parece ser um cenário desanimador e opressivo pode se tornar um novo espaço para experimentar e se descobrir. Se ainda não há referências de roupas femininas poderosas e que transmitam respeito no trabalho, cabe às mulheres definir essas novas tendências.

Nesse processo, vale usar as próprias peças de roupa de forma inteligente, com conforto e com criatividade, garantindo que elas sejam apenas um complemento para o bom trabalho realizado. A aparência das mulheres trabalhadoras é importante, assim como a dos homens trabalhadores, mas não é a única informação relevante sobre elas.

Com base no conteúdo apresentado, você aprendeu um pouco mais sobre o efeito que as roupas podem gerar no ambiente de trabalho. Se você quer comunicar confiança, seriedade e comprometimento por meio da sua vestimenta, siga as nossas dicas. Assim, você terá ainda mais sucesso profissional!

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