Autoconhecimento Comportamento Convivendo

10 dicas para se tornar uma pessoa diurna

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Acordar cedo é uma tarefa difícil para algumas (na verdade muitas) pessoas. Acordar tarde não seria um problema, mas como precisamos trabalhar, estudar e produzir bem durante o dia, é uma boa ideia acostumar o organismo a acordar cedo e, com isso, ser uma pessoa mais diurna. Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

Alimentação

A falta de energia para levantar logo cedo pode ser um sinal de falta de vitaminas e minerais no seu corpo. Procure um médico e um nutricionista para te orientar a ter uma dieta balanceada. Alguns simples ajustes como comer mais legumes, frutas e verduras podem te ajudar e você se sentirá muito mais disposto pela manhã.

Banho na hora de acordar

Despertar pode ser duro, mas tomar um banho logo quando acorda pode ser muito mais eficiente do que deixar para tomar mais tarde. Seja um banho quente ou frio, seu corpo vai sentir o choque da água e vai te fazer acordar de verdade — e não andar como um zumbi por aí.

O café é seu amigo

Uma xícara de café ou café com leite pela manhã pode ser o suficiente para te despertar de verdade. A cafeína tem um efeito estimulante no organismo e, por isso, é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Dê uma chance ao café logo cedo e veja como tudo parece mais vivo com um pouco de cafeína no organismo.

Caminhe pela manhã

Exercícios físicos também ajudam a despertar. Se for ao ar livre, melhor ainda. O sol da manhã não está tão forte e é uma ótima oportunidade de você se beneficiar dele enquanto caminha, corre ou faz algum outro exercício. Além de despertar bem, o seu corpo vai ficar muito mais saudável e você vai prevenir diversas doenças com esse hábito.

Sorria

Não há nada pior do que chegar cedo no trabalho e dar de cara com um monte de gente mal-humorada. Por isso, não seja uma delas. Por mais que o sono esteja lutando contra você, sorria e mostre ao mundo que vale a pena acordar cedo. Sorrir é uma forma de melhorar o humor e também de melhorar o relacionamento com todos a sua volta.

Acenda um incenso

Um outro hábito que pode te ajudar a acordar com um pouco mais de bom humor é acender um incenso logo cedo. Os estímulos sensoriais são ótimos para estimular o seu organismo. Por isso, um pouco de aroma pela casa pode ajudar a fazer as manhãs serem mais prazerosas.

Suco detox

Se você não for uma pessoa muito fã de bebidas quentes pela manhã, pode substituir o café ou o leite por um suco detox. Além de ingerir uma quantidade boa de vitaminas e minerais, o suco detox vai ajudar o seu organismo a se limpar desde cedo.

Respire com consciência

Uma das coisas que menos damos atenção é uma das mais importantes para o organismo funcionar bem: a respiração. Se você se sente fraco e sem energia ao acordar, faça uma pausa e respire lentamente. Preste atenção na inspiração e na expiração. Acostume o seu corpo a fazer uma respiração mais consciente e veja como os efeitos podem ajudar no seu bem-estar logo cedo.

Durma mais cedo

Isso pode parecer óbvio, mas não é. Com tantas distrações e redes sociais apitando o tempo todo no celular fica quase impossível dormir tão cedo. Desligue as notificações do smartphone e não ligue a TV ou o computador perto da hora de dormir. O hábito se cria com disciplina, então, se acostume aos poucos a dormir mais cedo e veja como isso pode fazer bem para a sua saúde.

Música no despertador

Uma forma de acordar com pouco bom humor é colocar uma música que você gosta no seu despertador. Ninguém fica de bom humor acordando com um barulho estridente berrando no ouvido. Então, escolha uma canção que te faz bem para te despertar e, assim, você levantará com um pouco mais de disposição.


Escrito por Ricardo Sturk da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]