Série SER - Monja Coen Vídeos

Monja Coen explica: Episódio 4 – Ancestralidade, política e falta de água

SER – Sabedoria e Renovação

A Série SER, produzida pelo Canal MOVA, é composta por palestras de grande sabedoria da querida Monja Coen, mestra e representante do Zen Budismo Brasileiro.

Esta sequência de vídeos traz temas do cotidiano e destina-se a todos aqueles que, como nós, estão na busca do autoconhecimento, da espiritualidade e de uma forma mais harmoniosa de viver.

Compartilhamos por concordar com a ideia dos produtores de que a sabedoria pertence a todos os seres.

Os episódios serão publicados sempre as Luas Cheias e Luas Novas, pois são momentos que representam a renovação e a oportunidade de refletirmos sobre a quinzena passada, e nos libertar do que consideramos negativo, através do Poema do Arrependimento, que deve ser recitado por três vezes após a reflexão sobre o tema.

Poema do Arrependimento

“Todo carma prejudicial alguma vez cometido por mim, desde tempos imemoriáveis
Devido à minha ganância, raiva e ignorância sem limites
Nascido de meu corpo, boca e mente
Agora, de tudo, eu me arrependo.”

Namaste!

No Budismo acreditamos que nada existe sozinho, um sempre depende do outro. Esse é o Dharma, a verdade de Buda.

Questionar a nossa ancestralidade, sem julgamentos, buscando no passado a compreensão de si mesmo, é uma boa prática que pode ser obtida pela meditação. Meditar faz parte da capacidade humana.

O livre arbítrio nos permite escolher o nosso futuro e através da meditação podemos compreender de onde surgem os nossos sentimentos e pensamentos, para que possamos fazer as nossas escolhas de forma consciente e trilhar o nosso caminho.

Neste vídeo, a Monja Coen nos auxilia nesta reflexão.

Assista a outros episódios da Série Ser com a Monja Coen

Episódio III – Parte 1Episódio II – Parte 1  | Episódio I – Parte 1

Boa prática!

monica

Sobre o autor

Canal MOVA

Canal MOVA

Fazemos vídeos que movem o mundo. Somos uma trama tecida por sonhadores; verdadeiros entusiastas da vida. Pessoas que dedicam suas atenções às questões mais puras e verdadeiras para si mesmas. A MOVA são os olhos e ouvidos pelos quais interagimos com o mundo.

Somos a favor da vida; da felicidade; da saúde e da paz. Nosso foco está em disseminar o conhecimento e assim ajudar as pessoas a serem mestres de si mesmas e, consequentemente, seres humanos melhores. Para conhecermos a nós mesmos precisamos refletir e interpretar a nós mesmos. A isso chamamos autoconhecimento, fruto da introspecção e da meditação. Todos somos tutores; mestres.

Site: movafilmes.com.br
Vimeo: assista aos vídeos
Facebook: /canalmova
Youtube: /movafilmes