Arteterapia Convivendo Educação Musicoterapia Saúde Integral

Música no mundo e no aprendizado escolar

Nós, mediadores de conhecimentos às crianças, temos uma diversidade imensa de conteúdos musicais, possibilidades metodológicas e praticas pedagógicas para a ação educacional musical. Essa diversidade de mediação é tão grande quanto a quantidade de músicas disponíveis para esse conhecimento. Hoje em dia, há uma cultura musical imensa voltada à formação musico-pedagógica. O professor de música hoje é um facilitador de descobertas, já que praticamente todas as crianças têm sua cultura musical.

Temos a música como patrimônio cultural e temos a necessidade de difundir esse conceito de patrimônio na sociedade, porém precisamos tomar cuidado para não nos equivocarmos e darmos forças errôneas a grupos e comunidades de defenderem seus próprios interesses e modo de viver. Não podemos ser os únicos a tentar recuperar o patrimônio. Nossa maior contribuição deve ser focada na criação de programas de educação patrimonial podendo promover a autoestima dos mais diversos segmentos sociais ou comunidades para que eles se percebam como cidadãos e valorizem seus bens culturais.

Qual a importância da música na educação regular? A música nos acompanha em tudo, em significados, símbolos, datas, danças e expressão de sentimentos, representações culturais e muito mais. Nesse ponto de vista de que a música está presente em tudo, ela também está presente em todas as aulas praticadas no ensino regular. Se for assim, por que não o ensino de educação musical através de aulas que permitam a experimentação em música, aulas que desenvolvam a percepção e a compreensão musical e explorem recursos sonoros a partir da linguagem específica e diversificada da música?

Young teacher with girl playing music in classroom

E qual é o lugar onde nós mediadores nos encontramos e podemos difundir o pouco de nosso conhecimento? A escola. A escola é o espaço democrático com livre acesso à educação formal com o dever de formar indivíduos capazes de lidar com a diversidade de conhecimentos ético, humano, intelectual, cultural, artístico e musical, fazendo com que o indivíduo prepare-se para a vida. Unindo forças, estamos construindo uma realidade. Essa realidade citada acima, onde a diversidade de conteúdos engloba a educação musical.

Educação musical como meio de desenvolver a personalidade como um todo, como despertar da área da percepção, da criatividade, da comunicação, da concentração, do trabalho em equipe, do senso crítico, de síntese de assunto, de desinibição, autoconfiança, de valores e, principalmente, o despertar do aprendizado de um processo de conscientização de um todo.


Referências

Sobre o autor

Lilian Hypolito Monges

Lilian Hypolito Monges

Professora formada em Artes Plásticas pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, com pós-graduação em Arte Educação e Especialização em Arte Publicitária e Ilustração pela Escola Panamericana de Arte.

Trabalha com crianças, jovens e adolescentes há mais de 20 anos, estimulando a criatividade baseado nas quatro bases da arte: visual, dança, teatro e musica, procurando envolver e desenvolver o potencial de cada aluno, o que propicia um maior envolvimento do aluno com a matéria.

Possui conhecimentos específicos sobre brinquedos lúdicos, arte terapia, artesanatos (em madeira, texturização, customização, decoupage, etc.).

Professora de ensino fundamental II em rede particular

Tutora em Graduação de Artes Visuais

E-mail: [email protected]
Celular/Whatsapp: 11 96436-5608