Autoconhecimento

Não crie expectativas: 7 comportamentos que você PRECISA parar de esperar dos outros

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em geral, a vida é difícil só por existirmos, e o fato de alguns de nós sentirem a necessidade de depositar expectativas extremamente impensáveis em outra pessoa é algo ridículo.

Alguns de nós realmente acredita que a perfeição existe lá fora, em algum lugar no mundo. Porém, estamos completamente sem sorte nessa caça ao tesouro.

Não é assim que as coisas funcionam, esperar que todo mundo seja perfeito com base na sua imagem é pura insanidade, não devemos forçar nossas crenças e valores nos outros, como se essa fosse a única forma de existir nesse mundo.

É importante reconhecer também que alimentar esse tipo de expectativa irreal pode fazer com que seja muito mais difícil para nós encontrarmos a verdadeira felicidade nas nossas vidas.

Confira abaixo 7 comportamentos que você não pode esperar dos outros:

1. As pessoas não são sempre as mesmas

Uma das coisas mais importantes para se entender é que nem todo mundo é o mesmo depois de um, dois ou três anos, e esperar que as pessoas sejam exatamente as mesmas desde a primeira vez que você as viu é uma péssima ideia.

As pessoas mudam a toda hora por razões óbvias: eram as melhores escolhas que elas puderam fazer em dado momento na vida delas. Se voltar contra elas por isso é algo muito cruel a se fazer, e você pode acabar perdendo grandes amigos, tudo por causa dessa expectativa.

2. Nem sempre vão te entender

Só porque as pessoas não entendem o que você está passando na sua vida, isso não quer dizer que elas não se preocupam com você.

Se uma pessoa não é capaz de compreender alguma coisa que você teve que enfrentar, não é culpa dela. Infelizmente, mesmo que haja alguém trilhando a mesma jornada que você, ela dificilmente vai entender de onde você veio e tudo que passou. Os objetivos podem ser parecidos, mas a aventura é diferente para cada um.

3. Algumas vezes, ninguém vai segurar a sua mão

A vida é cheia de adversidades, e é impossível esperar que todo mundo vá te oferecer um ombro amigo quando os tempos ficarem difíceis. Você precisa estar disposto a aceitar o fato de que é uma pessoa individual, e que é mais do que capaz de lidar com uma situação crítica por conta própria.

Aceite as vezes que as pessoas estiverem generosas o bastante para te ajudar e depois perceba os momentos em que você estiver completamente por sua conta. Isso não quer dizer que elas não queiram te ajudar, mas sim que aquela não era uma boa hora para elas conseguirem te oferecer qualquer tipo de assistência.

4. Nem sempre vão concordar com você
Amigos comemorando com confetes em casa

Esperar que todo mundo concorde com tudo que você disser é maluquice. Sempre vai haver várias perspectivas diferentes no mundo que não são iguais a sua, e você vai ter que lidar com esses outros pontos de vista queira você ou não.

Existe mais de uma forma de analisar uma situação, e esperar que todo mundo concorde com seu jeito de pensar é surreal. É importante que você aprenda como ser maleável numa conversa.

5. As pessoas não leem a sua mente

Esperar que os outros saibam o que você quer e como você quer é surreal, porque na realidade nem todo mundo é capaz de ler mentes.

É importante que você esteja aberto para expressar o que está sentindo, dizer o que quer, e como quer. Em geral, apenas ser capaz de se comunicar normalmente de forma honesta já é um ótimo jeito de dizer o que deseja.

6. As pessoas não são perfeitas

Esperar que as pessoas sejam perfeitas é provavelmente a maior, e mais absurda, expectativa que existe no mundo inteiro. Ninguém é perfeito e ao pensar que existe alguém capaz de ser, vai acabar rodando a Terra por um longo tempo.

Você precisa estar disposto a aceitar as diferenças das pessoas, não importa como são seus corpos ou de onde elas vieram. Os seres humanos são incapazes de ajustar suas falhas, e em vez disso eles acabam aprendendo a lidar com elas, porque essa é sua essência. Por que esperar que os outros sejam alguém que não são?

7. Nem todo mundo pode viver junto

Ficar esperando que todo mundo possa viver junto é outra das expectativas mais surreais do mundo. Você realmente acha que as pessoas não adorariam ter suas vidas juntas num estalar de dedos?

Muitas pessoas matariam só para ter um pouco de estabilidade, já é difícil o suficiente para elas ter seus amigos e familiares tentando enterrar suas emoções simplesmente por esperarem demais delas.

Você também pode gostar de:

É importante reconhecer que nem todo mundo é qualificado para viver junto e, provavelmente, por várias boas razões.

Espero que isso tenha te ajudado a reconhecer algumas das expectativas mais falhas e surreais que costumamos depositar uns nos outros. Talvez algum dos seus amigos ou familiares faça alguma dessas coisas.

Deixe-os saber que ter esses tipos de expectativas só vai afastar as outras pessoas.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]