Convivendo Doutrina Espírita Espiritualidade Trabalhos Sociais e Voluntários

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): uma comunidade filosófica, científica e religiosa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



No Brasil, muitos espaços estão conseguindo ajudar as pessoas com seus problemas no cotidiano e também a enfrentar doenças. Um desses locais é o Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL), situado no Município de São José/SC, que é uma comunidade filosófica, científica e religiosa, dedicada ao crescimento moral, intelectual e espiritual da pessoa humana, através da prestação de serviços evangélicos, educativos, elucidativos, energético-espirituais e de diferentes terapias de assistência emocional e de bem-estar físico. Além de sua sede em São José, mantém o Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC) em Florianópolis/SC, criado com o objetivo de cuidar, apoiar e auxiliar as pessoas com câncer e outras doenças degenerativas a enfrentarem o problema. Conversamos com o presidente do núcleo que falou do trabalho do núcleo, ajuda, fé, entre outros. Acompanhe a entrevista:

Eu Sem Fronteiras – Em que frentes vocês têm trabalhado? Como é o trabalho de vocês?

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): No Núcleo, em São José, atende-se anualmente cerca de 60.000 pacientes com problemas físicos, emocionais e espirituais, através de diversas terapias, cirurgias espirituais, Atendimento Fraterno, Floral de Bach, fitoterapia, Grupos de autoajuda, entre muitas outras.

Já no Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, atende-se, aproximadamente, 140 pacientes por semana, em média 60 pessoas em regime de internação e 80 pessoas em regime externo. As equipes operacionais são formadas por várias modalidades de terapia, que são executadas por trabalhadores voluntários. Estes voluntários são treinados para aplicação das terapias complementares através de cursos, como por exemplo: massagem terapêutica, cromoterapia, reflexologia, Florais de Bach, Reiki, nutrição básica, atendimento ao paciente oncológico, autoajuda para familiares de pacientes com câncer, entre outras modalidades.

Além do voluntariado, o Centro de Apoio conta com colaboradores médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, odontólogos, nutricionistas, administradores e terapeutas em diversas especialidades e, ainda, com os trabalhadores que são remunerados, como a equipe de enfermagem, por prestar cuidado técnico e também pela necessidade de estar presente em todos os períodos de atendimento, além do pessoal de apoio e de limpeza de ambas as casas.

Eu Sem Fronteiras – Vi que vocês atendem a distância? É a grande procura?

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): Sim, o Atendimento a distância é bastante procurado, não só por pessoas do Brasil, como também do Japão, Estados Unidos, de vários países da Europa, são centenas de atendimentos realizados por semana.

Eu Sem Fronteiras – Vocês atendem muitos pacientes da região ou também de fora do Estado?

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): Atendemos de forma universal, temos recebido inúmeros pacientes de vários estados brasileiros e também do exterior.

Eu Sem Fronteiras – Vocês atuam em equipe de quantas pessoas?

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): Todo o trabalho é exercido por voluntários que hoje já atingiram a cifra de 2.300.

O tamanho das equipes é definido de acordo com o tipo de terapia a ser aplicada.

Eu Sem Fronteiras – O que conseguem perceber de comum nos pacientes com câncer que chegam até vocês?

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): O que há de comum em nossos pacientes é a fé, a vontade de melhorar e de mudar os próprios pensamentos e ações.

Eu Sem Fronteiras – As doações são bem-vindas para o NENL? Qualquer pessoa do Brasil pode contribuir?

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): Sim, as doações são muito bem-vindas, pois as despesas mensais da Instituição são cobertas por doação de pessoas através de débito em suas contas de energia elétrica, de telefone ou através de depósitos em conta bancária ou cheques emitidos à Entidade.

Eu Sem Fronteiras – Qual a média de tempo que as pessoas ficam internadas?

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL): Os tratamentos no NENL são realizados por períodos que variam de acordo com o tipo, se físico, emocional ou espiritual.

Já no CAPC, o paciente permanece toda a semana em regime de hospital/dia, pernoitando na quinta-feira, quando ocorre a cirurgia espiritual.

Eu Sem Fronteiras – Fique à vontade para escrever algo…

Núcleo Espírita Nosso Lar (NENL):  Para conhecer melhor a Instituição, consulte o nosso site e leia o Informativo Nosso Lar, jornal mensal, impresso, com tiragem de 5000 exemplares e também online.

Creio em Deus! Ensinaram-me a ter fé e confio no Amor. Uma frase do Irmão Savas, Mentor de Nosso Lar, sempre me ajuda a recomeçar a batalha: “Faça tudo para ser Feliz”. Considerando a felicidade, o estado de plenitude do ser humano e o bem-estar por ajudar a todos com o poder do coração. Deixo por último as palavras de Emmet Fox, que sempre me ajudaram a secar as lágrimas na trajetória de minha vida: “Não há dificuldade que o amor não vença. Doença que o amor não cure. Porta que o amor não abra. Obstáculo que o amor não transponha. Muralha que o amor não derrube. Pecado que o amor não redima”.


Entrevista concedida a Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]