Autoconhecimento Comportamento

O desconhecimento humano

Foto de silhueta de pessoa em um barco, remando no meio do mar com o céu coberto por neblina.

Socialmente ouvimos falar sobre conflitos, preocupações e inquietudes que envolvem a figura do ser humano, Em meio a esse turbilhão de incertezas, você já se fez a seguinte pergunta: qual é o maior problema do ser humano?

Sem alguma dúvida é o desconhecimento em relação a nós próprios, sobre o próprio ser humano. Vivemos uma vida preocupados com banalidades externas e alheias, acreditando que temos resposta para tudo e que conhecemos as pessoas com quem vivemos, mas, acima de tudo, acreditando que nos conhecemos.

Aqui começa o autoengano e a mentira, pois não sabemos tudo sobre nós. Convido você a refletir sobre quem você é. Se seu nome, sobrenome e identificação forem retirados, quem é você?

Ilustração gráfica de corpo de homem, vestindo um terno azul, com os braços cruzados. No lugar da cabeça há um grande ponto de interrogação, feito de nuvem. Ao fundo há um belo céu claro, cheio de nuvens.

É uma pergunta básica, que abre as portas para o autoconhecimento, mas não sabemos como respondê-la.

Desconhecemos outras respostas tão importantes para nós, para o nosso desenvolvimento e para a nossa vida, como: quem somos em essência? Por que estamos neste planeta? Qual é a verdadeira missão? Além de desconhecermos as respostas para outros assuntos mais físicos e fisiológicos, por exemplo: de que está formado o corpo? Como é formado ou que problemas adquirimos quando começamos o desenvolvimento como seres vivos?

Certamente você estará se perguntando qual é a importância destas questões e como elas o ajudarão no seu dia a dia. A verdade é que isso não irá ajudá-lo com algo, mas é fundamental em sua vida, para tudo.

Desconhecer, não saber a verdade, afasta você de quem você é e do seu verdadeiro eu, não desse que você finge ser para procurar a aceitação e a integração em um núcleo de pessoas que você considera próximas.

Foto preta e branca de homem de costas, vestindo social, observando o reflexo desfocado do seu rosto em um espelho pequeno e redondo

Desconhecer-nos nos leva a nos afastar de nós, de quem somos, do que sentimos, desejamos e de uma longa listagem de questões que outorgam sentido e fazem parte da nossa identidade. Nos desconectamos e nos perdemos.

Quais são as consequências deste desconhecimento e dessa desconexão?

Desconectarmo-nos nos leva a depender dos outros e a criar padrões de dependência de forma sigilosa, sem perceber, o que nos leva a confiar e a acreditar mais nas outras pessoas, em seus critérios, conhecimentos, sentimentos… Enfim, perdemo-nos e procuramos as respostas em relação a nós e à maneira como vivemos nos outros.

Mas ainda vamos mais longe. Afastar-nos de quem somos nos leva a nos desconectarmos e a nos desconhecermos mais em todas as áreas da vida, como no campo social e nos relacionamos, porque estamos como que procurando fazer parte de alguma coisa, por isso em muitas ocasiões anulamos nossa personalidade; no âmbito dos estudos, escolhemos uma carreira influenciados por nossos pais, pelo contexto social etc., não porque temos a certeza ao analisarmos nosso futuro. Quando nos referimos ao nível laboral, temos “empregos” porque precisamos ganhar dinheiro para sobreviver, mas não trabalhamos por vocação, porque também não sabemos qual é a nossa vocação, por isso há tanta gente insatisfeita com seu emprego. Se analisamos o ambiente familiar, também delegamos nossa felicidade a eles, porque não entendemos que a felicidade nasce em nós e a compartilhamos com os outros. Poderíamos continuar a tecer essa rede de dependências.

Você também pode gostar

A dependência emocional nos afasta de nós mesmos. O desconhecimento tem um resultado que se resume à perda da própria identidade, fazendo-nos viver em completa ignorância sobre nós mesmos, sobre o ser humano e sobre a verdade a respeito dele.

Vivemos em um círculo vicioso de ignorância e desconhecimento porque não nos questionamos; se o fazemos, não nos fazemos as perguntas certas, porque temos medo de nos conhecer, de saber quem somos, de criar nossa identidade como seres humanos livres e independentes. Em suma, de conhecer a verdade.

Em vez disso, nos deixamos estar em um bucle sem sentido, em que as influências externas e o medo nos guiam, em vez de vivermos focados em nós, com bases firmes no verdadeiro autoconhecimento que nos permita estar em constante crescimento, em vez de pura sobrevivência.

Silhueta de mulher com os braços abertos para cima, na praia enquanto o sol se põe.

Porque é disso que trata o crescimento pessoal: ter conhecimento sobre si para que seja possível se desenvolver como ser humano e viver uma vida plena.

Roberto Castillo

Membro da equipe da Escuela Integral para el desarrollo humano.

Sobre o autor

Escuela Integral para el desarrollo humano

Escuela Integral para el desarrollo humano

A EIDH é uma escola online, internacional, bilíngue, com um sistema educativo e metodologia própria, que está a um clique de distância de você.

Nasce com o objetivo de implementar um novo sistema educativo em formação profissional e desenvolvimento pessoal.

Como escola nos caracterizam cinco fundamentos: profissionalismo, rigor, experiência, transparência e compromisso. Eles nos permitem atingir os objetivos educativos e nos posicionar em destaque no mercado.

Após uma longa carreira de 18 anos trabalhando em consulta e proporcionando formação e cursos em diferentes áreas da medicina holística e crescimento pessoal, em outubro de 2019 abre suas portas para dar início a uma nova etapa.

Etapa esta na qual hoje mais do que nunca acreditamos na educação como princípio e fundamento de tudo. Confiamos nela como a base dos estudos, como um fundamento constante e necessário em cada uma das etapas vitais de crescimento, desenvolvimento emocional e pessoal. Assim, levamos a educação para várias áreas principais, nas quais fornecemos estudos pioneiros. Para isso, temos as melhores escolas e câmpus formativos com ofertas educacionais adaptadas a cada aluno, revolucionando a educação e o ensino com cada um deles:

- Campus Medicina Natural
- Campus Terapias Integrais EIDH
- Escuela Maternar
- Escuela Despierta Mujer

Como equipe temos o objetivo de proporcionar sempre o melhor conteúdo, com base em investigação, estudo e dedicação.

Roberto Castillo

Confio na capacidade que tem o ser humano para acionar mudanças em sua forma de ser, estar e sentir.
Todos nós, sem exceção alguma, temos qualidades para consegui-lo.​
Porém, o verdadeiro desafio é encontrar o que mudar e como o fazer para obter os benefícios que o indivíduo deseja em seu crescimento pessoal, em sua saúde emocional e bem-estar físico. Este é o meu trabalho: acompanhá-lo na procura da origem dos processos emocionais e fisiológicos, que o impedem de fazer mudanças para atingir seu máximo potencial. Porque o importante não é adormecer o problema ou a situação que o limita, mas sim encontrar a origem emocional para que o indivíduo possa obter os benefícios necessários.
Tudo tem relação com:​
Encontrar a origem
Desbloquear emoções
Ganhar consciência

Eu sou Roberto, naturopata e psicoterapeuta especializado no acompanhamento de processos pessoais relacionados com a saúde e crescimento pessoal. Investigador em neurociências e formador em diferentes câmpus da EIDH.

Com o meu acompanhamento em consultas, desde o ano 2003, ajudei milhares de pessoas em Portugal, Espanha, Suíça e França a superarem obstáculos emocionais, patologias do foro psicoemocional e cognitivo, que as impediam de desfrutar de um bom estado de saúde para atingir objetivos profissionais e pessoais.

Nos últimos oito anos, formei um número enorme de alunos, facilitando o acesso a terapias e técnicas que permitiam a eles se autoajudarem, se descobrirem, trabalharem suas questões emocionais; tudo desde a origem: a emoção.

E tudo isso por meio de terapias que permitem o desenvolvimento da autoconfiança, segurança, força interior e autoconhecimento.

Em resumo, que permita o indivíduo viver de forma consciente. Porque viver o dia a dia de forma consciente possibilita a você decidir de forma responsável e segura. Descobrir-se a cada dia e deixar de “lutar” com limitações e obstáculos psicoemocionais. Gosto de desafios e de trabalhar com pessoas que desejam verdadeiramente encontrar respostas para modificar seu estado atual. Quando se trabalha com algo tão especial e profundo, como a “origem emocional”, em que o profissionalismo e a empatia são fundamentais, é possível conseguir que qualquer um mude sua própria vida.

Yolanda Castillo

Acredito na qualidade “criadora” da mulher como princípio de mudança e transformação, em todos os âmbitos. Todas somos únicas, é por isso que TODAS temos a capacidade de descobrir nossas qualidades. Porém, o verdadeiro desafio é despertar, descobrir quais são suas qualidades, o que deseja criar e cocriar com elas e quais são os passos necessários para atingir seus objetivos pessoais, em qualquer âmbito. Este é o meu trabalho, acompanhar você para que encontre sua “bússola” central e caminhe com firmeza em direção aos seus objetivos: pessoais, emocionais e profissionais.
Porque o que faz a diferença não é se camuflar, mas sim desconstruir as ideias e os preconceitos sobre si mesma para criar sua verdadeira identidade como mulher.

Eu sou Yolanda, terapeuta especializada em saúde feminina integrativa e acompanhamento psicoemocional de maternidade. Formadora, escritora e codiretora da EIDH (Escola Integral para o Desenvolvimento Humano).
Com os meus acompanhamentos e consultas, ajudei um número expressivo de clientes na Espanha, Portugal, Canadá e América Latina a descobrirem padrões de atuação antigos e encontrarem a raiz emocional dos bloqueios que os impediam de atingir seus objetivos. Como formadora, facilito ferramentas-chave de autoajuda e autoconhecimento para que você possa compreender suas raízes como mulher:​

Compreender seu processo pessoal, quebrar antigos padrões, encontrar a raiz emocional, valorizar-se para criar uma nova maneira de ser e estar. ​Gosto de trabalhar com mulheres aventureiras que queiram se arriscar e fazer a diferença. Sou uma mulher empática, e quando trabalho com mulheres comprometidas elas conseguem transformar qualquer aspecto de sua vida.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: eidh-escolaintegral.com
Facebook: facebook.com/EIDH.escuelaintegral
Instagram: @escuela.integral_eidh/