Arteterapia Saúde Integral

Arteterapia: o que é?

Cristina Barros
Escrito por Cristina Barros
A Arte é a maior forma de expressão humana. A beleza da produção artística do ser humano expressa o seu interior e exterior. Quando as linguagens artísticas são usadas como recursos terapêuticos, sem preocupação estética, denomina-se, então, Arteterapia.

A Arteterapia tem como principal objetivo o autoconhecimento, o resgate da autoestima e o empoderamento, os conflitos são solucionados da melhor maneira. Pode ser considerada uma profissão nova que aguarda regulamentação, um novo caminho de autocura. As atividades trazem conteúdos inconscientes e no momento da transposição de linguagem chegam à consciência.

Para que o processo arteterapêutico aconteça, é necessário que haja empatia e confiança entre cliente e arteterapeuta. 

Arte e cura associam-se, pois criar é uma necessidade humana e se o homem não cria, perde-se ou adoece. A criatividade é necessária à sobrevivência. O processo criativo com foco terapêutico proporciona o bem-estar ao ser humano. O ato criativo possibilita desconstruir situações, sentimentos, conteúdos sombrios e reconstruir ou ressignificar experiências de vida, apontando novos caminhos, processo que envolve a emoção transformadora e reveladora. Pode-se comparar esse movimento com um mergulho profundo no interior do Ser.

O arteterapeuta pode utilizar qualquer uma das linguagens artísticas nos atendimentos: pintura, desenho, colagem, música, dança, teatro, bonecos, literatura, trabalhos com fios e tecidos, entre outros. A materialidade deve ser observada com cuidado, pois cada material oferece um objetivo ou característica terapêutica de acordo com o que é necessário ser trabalhado. Também deve ser observado todo o processo de cada encontro: palavras ou comentários do cliente, gestos e a obra criada em si. As atividades trazem conteúdos do inconsciente e no momento da transposição de linguagem, tornam-se conscientes.

Entregar-se ao processo arteterapêutico é um ato de coragem, mas muito gratificante. Eleva a autoestima, autoconfiança e traz alegria à vida. Vale a pena! A Arteterapia pode ser considerada uma profissão nova, um novo caminho de autocura e está aguardando regulamentação.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Cristina Barros

Cristina Barros

Graduada em Artes Plásticas, professora de Arte na Rede Estadual de Ensino e privada, atuando como arteterapeuta e professora de cerâmica, palestrante, membro da AATESP (Assoc. de Arteterapia do Estado de SP) e artesã.

Celular (11)99219-4603
E-mail: [email protected]
Facebook: Cristina Barros