Comportamento

O poder do Entusiasmo

Homem entusiasmado sorrindo
André Parísio
Escrito por André Parísio

Em momentos tão incertos, com tantos problemas de âmbito mundial, precisamos ter uma grande força de vontade para acreditar que somos capazes de darmos a volta por cima e vencer.

Vencer implica em ser entusiasmado por aquilo que pretende. Você conhece o poder do entusiasmo?

A palavra entusiasmo, entre diversas definições que encontramos, está descrita no dicionário: “dedicação fervorosa, paixão pelo que faz, estado de exaltação, alegria intensa”. De origem grega, foi trazida para nossa sociedade por filósofos franceses por volta do século XVI.

Mulher com língua para fora e olhos fechados fazendo sinal da paz com as duas mãos
Foto de Godisable Jacob no Pexels

O poder do entusiasmo existe e você pode e deve desenvolvê-lo em você. Entusiasmo é o poder de transformação, você acreditar vigorosamente naquilo que você faz e que vai dar certo.

Positividade atrai coisas boas, isso em nada tem a ver com sorte, mas, sim, com dedicação, pensamento positivo e amor pelo que faz, acredite no seu potencial. Você não imagina do que é capaz!

Ser entusiasmado é mostrar confiança e otimismo no que faz, contagiando todos ao seu redor. Uma pessoa entusiasmada atrai o sucesso para si, cria oportunidades para desenvolvimento do que você faz.

Uma certa vez, na cidade do Rio de Janeiro, conheci um vendedor de seguros que tinha um entusiasmo absurdo para vender seguro de vida e, normalmente, esse tipo de produto não é algo que se compra com tanta vontade. Contudo ele falava com animação tão grande sobre aquele seguro de vida, mostrando que o amor pela família era algo tão singelo e tão especial que ter um seguro de vida representava uma prova de amor.

Você também pode gostar

Esse vendedor de seguros, portanto, tinha entusiasmo pelo que fazia, tinha vontade e prazer em falar de seu produto e, por isso, convencia as pessoas.

Desenvolva metas a curto, médio e longo prazo; metas claras que possam ser atingidas. Esse será seu combustível para a sua motivação, que nada mais é do que uma forma de entusiasmo. Faça-o agora, não espere ter um melhor momento para se entusiasmar com o que faz. Não existe momento propício, você faz o momento ideal acontecer.

Sobre o autor

André Parísio

André Parísio

Consultor de gestão comercial, consultoria de franchising, gerente comercial, diretor comercial, supervisor de vendas. Mais de 20 anos de experiência na área comercial, graduação em marketing, pós-graduação em gestão de negócios. Atuou na área de gestão comercial em empresas como HP, Xerox do Brasil, Bosch, dentre outras.