Autoconhecimento Life Coaching Mindfulness

Vida de pessimista e de otimista: o que cada um está atraindo

Figura de um homem olhando pela janela
Norbert Kundrak / Pexels / Canva
Rodrigo Poiesis
Escrito por Rodrigo Poiesis

O pessimista

Pessoas pessimistas têm seu foco direcionado para perda, dor, sofrimento e tudo de ruim que pode acontecer. Estão sempre se preparando para que algo (ou tudo) dê errado. O pessimista começa a sofrer antecipadamente para não ser pego de surpresa, e está sempre pronto para o sofrimento, mesmo antes que ele aconteça.

O pessimista pode errar suas previsões desastrosas mil vezes, basta que ele acerte em uma delas para justificar e alimentar todo o seu pessimismo. É o famoso “eu sabia que não funcionaria” ou o “eu não disse que isso não era para você” do pessimista. Por mais que o pessimista vivencie bons acontecimentos, ele os enxerga como um acaso e logo se prepara para uma onda de problemas.

Esse comportamento negativo do pessimista se torna o seu padrão. Quanto mais passa o tempo, mais ele vai alimentando o seu jeito de ser e suas crenças dentro desse formato. Por isso, é difícil mudar o padrão de uma pessoa que já viveu muitos anos com esse comportamento.

O pessimista simplesmente não sabe o que é viver de outra forma e tem muito medo de mudar, pois mudanças trazem resultados que podem ser desastrosos. Para ele, o melhor é ficar com o padrão que já conhece e sabe o que esperar. Você pode ter dificuldade de conviver com alguém assim se você não for tão negativo ou se estiver tentando mudar o padrão de pensamento para algo positivo.

O otimista

O otimista não é nenhum sonhador ou alguém que acredita que o mundo é feito apenas de boas notícias. É alguém que busca construir um padrão mental focado em resultados e conquistas. Que sabe que o mundo é feito de constantes escolhas e que é possível sempre buscar as melhores opções. O otimista entende que, mesmo em situações negativas e inesperadas, pode-se tirar uma boa lição e transformar o que aparentemente é ruim em algo melhor. É uma pessoa transformadora, realizadora, que sabe que tem o poder de modificar a sua realidade com suas ações.

Mulher sorrindo de braços abertos enquanto pula em campo de flores
Kapulya / Getty Images Pro/ Canva

Enquanto o pessimista fica esperando que algo dê errado, o otimista se movimenta para construir seus próprios resultados. Aceita os desafios da vida de braços abertos, por isso é mais maleável e se adapta a diferentes situações. Sabe que as coisas podem dar errado e, se isso acontecer, vai lidar com a situação. Mas sempre trabalha para fazer tudo dar certo. Ele sabe que tem o poder de construir sua própria realidade.

Os otimistas produzem e realizam muito mais, pois é natural que estejam em constante movimento. Não estacionam num ponto simplesmente porque se sentem bem. Buscam novos desafios, pois entendem que a vida é um constante crescimento. A vida do otimista é mais leve e o sorriso é muito mais presente em sua vida.

A história que cada um irá contar ao fim da vida

Se você encontrar uma pessoa pessimista e outra otimista que já viveram bastante e estão no fim de sua vida e perguntar sobre sua história, você terá duas perspectivas bem diferentes. Cada uma teve experiências e percebeu os acontecimentos de acordo com suas crenças e aquilo que atraíram para si mesmas.

O pessimista certamente terá um conjunto de decepções, arrependimentos e situações problemáticas como destaque. Contará como teve uma vida difícil, mas que lutou para vencer e sobreviver até o momento. A visão do pessimista é a de uma existência sofrida, em que o objetivo é evitar problemas e sofrimentos, que são constantes durante a vida.

Homem sentado a mesa pensativo olhando para a janela
Andrew Neel / Pexels / Canva

O otimista também apresentará algumas derrotas e possíveis decepções, mas delas tirará grandes aprendizados e reviravoltas. O otimista terá mais histórias para contar, com diferentes desfechos e acontecimentos. Irá envolvê-lo numa energia empolgante ao contar de suas conquistas e você poderá perceber que o acreditar e vivenciar a positividade fez com que ele atraísse coisas boas para a vida.

Você também pode gostar

A lei da atração funciona assim, aquilo que você acredita, aquilo que você faz e vivência dia após dia se torna realidade. Se para você a vida é nublada e cheia de dias chuvosos, o sol será um acontecimento raro e que logo irá embora. Você até se esconde quando ele aparece para não se queimar. Se para você o sol é o padrão, os dias de chuva serão raros e, quando acontecerem, você poderá dançar na chuva e aproveitar o momento.

Sobre o autor

Rodrigo Poiesis

Rodrigo Poiesis

Trabalho como coach e mentor com foco no comportamento humano e no autoconhecimento para atingir o bem-estar e alcançar propósito de vida.

Minha jornada com o autoconhecimento e a busca de bem-estar se iniciou por necessidade. Comecei da forma mais difícil, sofrendo e andando em círculos sem saber que direção tomar. Foram vários anos vivendo no mal-estar, tentando alcançar o mais ou menos. Nessa época eu nem imaginava que o bom, o ótimo e o incrível eram opções viáveis para se viver.

À medida que fui entendendo como tornar minha vida melhor e mudei totalmente o estado em que eu vivia passei a querer compartilhar algumas reflexões que eu tinha no processo de autoconhecimento em que vivo constantemente. Assim nasceu o site Poiesis. Com um toque de poesia, música e muita reflexão, que leva ao autoconhecimento, o site Poiesis foi ganhando forma e hoje é meu companheiro de trabalho na busca pelo bem-estar das pessoas. Foi uma forma que encontrei de ajudar outras pessoas, que como eu buscam entender melhor o mundo e a si mesmas.

Nessa caminhada de muito estudo e descobertas sobre o comportamento humano, autoconhecimento e bem-estar, o sentimento de dividir isso com outras pessoas se tornou cada vez maior. Ao me tornar coach e mentor, encontrei as ferramentas necessárias para introduzir toda essa bagagem num formato que ajudasse outras pessoas a saírem de um estado negativo ou estagnado para um estado de bem-estar e empoderamento.

Atualmente também faço análise corporal para entender a história de cada pessoa, como ela se comporta, quais suas limitações e potencialidades. Tudo isso fica registrado no corpo humano e na forma como agimos. Com isso é possível se aprofundar e entender muito a individualidade de cada pessoa. Cada um tem uma maneira de ser, agir e sentir. Entender a si mesmo é a chave para entrar numa realidade de bem-estar e prosperidade.

Email: [email protected]
Site: poiesis.online
Facebook: poiesis.online
Instagram: @poiesis.online