Autoconhecimento

O processo de individuação

Dois lápis vermelhos meio a dezenas de lápis azuis
Vitali Krasouski / 123rf
Malu Brandão Moura
Escrito por Malu Brandão Moura

Conceito central da Psicologia Junguiana, o processo de individuação significa tornar-se o Self, sendo o seu foco o conhecimento de si mesmo, diferenciando então a sua consciência das outras.

Segundo Jung, é por meio deste que o ser humano se transforma em uma unidade autônoma e indivisível, alcançando sua totalidade e singularidade mais profunda. É o desenvolvimento da personalidade individual, é a busca por despertar o melhor de si.

Um ponto relevante é que o processo de individuação ocorre ao longo da vida assumindo diferentes características em cada fase.

Além disso, Jung contribuiu de forma bastante acertada no que tange à existência de cada indivíduo atrelada ao relacionamento coletivo. Ele afirma que o indivíduo não é um ser único e complementa que o processo de individuação não promove o isolamento, mas sim um relacionamento coletivo mais intenso e abrangente. Deste modo a individuação permite entrarmos em contato com o inconsciente pessoal e coletivo por meio do autoconhecimento.

É importante ressaltar que atingir o Self não significa ser perfeito, mas sim conhecer-se, compreender-se, respeitar-se, ou seja, um ser pleno e completo, com consciência dos seus atos. Ressalta-se também que este processo perdura por toda a vida e perpassa novas experiências e/ou desafios.

Mulher branca sentada numa rocha observando o mar
Eternal Happiness / Pexels

Percorrer este caminho não é uma tarefa simples. O próprio Jung deixou clara a existência de conflitos pessoais consciente vs. inconsciente & individualidade vs. coletividade, o que remete às questões relacionadas ao ego. O objetivo é diferenciá-lo do Self.

Quais são as fases do processo?

1️⃣ Percepção da existência de partes suas que foram ignoradas, ou seja, estar ciente de desejos, impulsos… e a busca por entendê-los.

2️⃣ De frente com a sombra, indica a descoberta de um conjunto de aspectos considerados negativos que foram negados. Há uma necessidade de aceitá-los, valorizar sem julgar, integrando-os e equilibrando-os.

Você também pode gostar

3️⃣ Integração dos arquétipos sexuais – a polaridade feminino e masculino precisam existir em cada ser para que exista equilíbrio, criatividade e inspiração.

4️⃣ Integração do arquétipo da luz, promovendo iluminação para as suas áreas ainda escuras, ampliando e despertando a sua consciência e sabedoria.

5️⃣ O final do processo ocorre quando o sujeito é um ser completo e individualizado.

Sobre o autor

Malu Brandão Moura

Malu Brandão Moura

Administradora (UFBA) e contadora (Uneb), especialista em finanças, sempre atuei na área financeira/controladoria (desde 2006), perpassando por empresas de portes diversos, em sua maioria multinacionais, atuando como gerente nas duas últimas experiências do mundo corporativo, o que me deu toda a bagagem necessária para a atuação atual como mentora financeira. Durante todo esse tempo, sendo espírita praticante, palestrante e estudiosa das questões imateriais, apaixonei-me pelo universo espiritualista e busquei o autoconhecimento como aprimoramento pessoal e ferramenta para melhorar minhas relações interpessoais, exercendo a empatia e, consequentemente, a vontade de ajudar o próximo a desvendar seus processos existenciais. Debrucei-me, então, na transpessoalidade desde a vertente holística até a prática terapêutica, buscando compartilhar ferramentas aprendidas na formação em terapia transpessoal sistêmica (Núcleo Jordan Campos/Unibahia) e, assim, desbravar o universo transpessoal do indivíduo. Hoje, pós-graduanda em neurociências e comportamento, estudiosa e praticante da ayurveda, especialista em constelações familiares, sistêmicas e organizacionais, atuo com terapia regressiva, PNL, thetahealing, tarô terapêutico, terapia energética (reikiana nível III nas linhas usui e tibetano), floralterapia, mandalaterapia, aromaterapia e iridologia comportamental & clínica, buscando o meu desenvolvimento como profissional com o objetivo de transformar a vida de outras pessoas, direcionando-as a uma existência mais leve e feliz.

Contatos

Email: [email protected]
Instagram: @malubrandao.terapia
Instagram: @malubrandao.terapia
Site: malubmoura2.wixsite.com/website