Autoconhecimento Sagrado Feminino

Magnetismo e autoconfiança: Como ativar o arquétipo da Cleópatra?

O arquétipo da Cleópatra tem sido cada vez mais disseminado na internet. Mas o que isso significa? Carl Jung, fundador da psicologia analítica, criou a teoria dos arquétipos. Ele defendia que os arquétipos são como modelos de comportamentos, imagens e temas que todas as pessoas compartilham em uma consciência coletiva.

Além disso, os arquétipos são perpetuados ao longo do tempo, de uma geração para outra, sem que haja algum tipo de reflexão em relação a eles. É como se esses modelos fossem instintivos (ou pré-determinados) e estivessem presentes na mente inconsciente de todo mundo.

Se você ouvir as palavras “vilão”, “mocinho”, “bruxa”, “mãe” e “sábio”, por exemplo, as imagens que vão se formar na sua mente serão muito parecidas com as imagens que vão se formar na mente de alguém que vive do outro lado do mundo, segundo essa teoria.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Da mesma forma, ao ouvir a palavra “Cleópatra”, uma série de símbolos e pensamentos vão se destacando na sua imaginação. Inclusive, você pode ativar o arquétipo da Cleópatra em alguns cenários específicos. Aprenda mais sobre isso com o conteúdo que preparamos!

Quem foi Cleópatra?

Cleópatra foi a última rainha do Egito, tendo governado de 51 a.C. a 30 a.C. e pertencido à dinastia ptolomaica. Ela também foi mãe de quatro filhos. O primeiro deles foi fruto de um breve romance com Júlio César, enquanto os outros três vieram de um casamento de uma década com o também romano Marco Antônio.

Até os dias de hoje, Cleópatra é reconhecida como uma das mulheres mais importantes da Antiguidade. Ela falava vários idiomas, era uma governante decidida e autônoma e exercia grande influência no período em que viveu. Apesar disso, quando o Egito perdeu a Batalha de Áccio sob o comando dela, a rainha cometeu suicídio para não ser prisioneira em Roma.

Características do arquétipo da Cleópatra

Considerando a história de Cleópatra, você deve ter percebido que ela foi uma mulher com uma personalidade admirável. Além de ser inteligente e de ter tido sucesso na carreira como rainha, ela conquistou o coração de dois homens.

Ainda que a Cleópatra, em si, não seja um arquétipo de acordo com a definição de Carl Jung, ela incorpora características que fazem parte de arquétipos existentes, como o arquétipo da feminilidade, da soberania e dos amantes.

Mesmo assim, o arquétipo da Cleópatra, como é chamado, é algo que muitas pessoas desejam seguir. Todo mundo quer ter sucesso nos negócios, no amor e na realização pessoal, não é? Entretanto nem tudo são flores. Existe o lado luz e o lado sombra entre as características desse arquétipo poderoso. Avalie:

Lado luz

O lado luz do arquétipo da Cleópatra é o magnetismo pessoal. É o que garante que uma pessoa seja atraente e requisitada em todos os aspectos da própria vida, tendo mais sorte, inteligência, poder de sedução, beleza, facilidade para se comunicar, poder pessoal e riqueza.

Logo, sua vida pode melhorar significativamente com o lado luz. É possível que você sinta mais confiança nas suas habilidades, que eleve o seu amor-próprio e que comece a se relacionar com pessoas que enxergam o seu valor.

Apesar de atrair todo tipo de gente, inclusive indivíduos que não são bem-intencionados, o arquétipo da Cleópatra também vai te ajudar a discernir o que faz bem e o que faz mal para você. Sendo assim, é mais provável que você se envolva só com o que te traz sucesso, bem-estar e realização.

Principalmente na sua profissão, você vai conseguir traçar planos de ação com mais criatividade e estratégia. Você ainda pode sentir um estímulo para a sua inteligência e para sua habilidade de negociação. Provavelmente você terá sucesso na sua carreira.

Desenhos de Cleópatra, um de lado e um de frente, estampados em um tecido em tons amarelados e coloridos
tanja-v / Shutterstock

Lado sombra

Por mais positivo que o lado luz do arquétipo da Cleópatra seja, o lado sombra é bastante danoso. As características desse aspecto incluem arrogância, azar, agressividade, rebeldia, facilidade para criar discórdia e um desejo de competir com todas as pessoas o tempo todo.

Em suma, se a sua vida já está ruim, o lado sombra pode fazer com que ela piore. Ao se comunicar com outras pessoas, você não vai conseguir expor as suas ideias de um jeito compreensivo e respeitoso, sentindo-se dono da razão. Quando uma pessoa discordar de você, é possível que você a receba com agressividade.

Outra característica do lado sombra do arquétipo da Cleópatra é que você vai sentir um desejo de mudar tudo ao seu redor, mas não vai ter sorte ao fazer isso. É mais provável que você acabe se isolando, brigando com as pessoas que você ama e perdendo investimentos.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

A competitividade exacerbada também vai trabalhar contra você. Em vez de seguir um caminho de colaboração e de ajuda mútua, você vai se isolar. Nesse caso, é provável que passe por muitas dificuldades sem ter a quem recorrer. Dessa forma, sua carreira pode passar por um período muito complicado.

Como ativar o arquétipo da Cleópatra?

Tendo consciência do lado luz e do lado sombra do arquétipo da Cleópatra, você já sabe o que pode aproveitar e com o que precisa tomar cuidado. Para ativar esse arquétipo e incorporar as melhores qualidades dele, você só precisa seguir alguns passos simples:

1) Faça afirmações diárias

As palavras são poderosas para mostrar ao Universo o que queremos. Por isso, todos os dias, você precisa afirmar que deseja ativar o arquétipo da Cleópatra, proferindo quais são as características específicas que você quer que sejam estimuladas na sua personalidade.

2) Visualize imagens da Cleópatra

No plano de fundo do seu celular, na sua carteira ou no seu quarto, coloque imagens da Cleópatra. Você deve usar essas fotos como uma inspiração, para ter em mente o que você deseja atrair para si e quais são os caminhos que você vai percorrer para chegar lá.

3) Invista no seu autoconhecimento

Aumentar o seu autoconhecimento é uma maneira de praticar o seu amor-próprio. Nesse processo, você vai descobrir suas habilidades, quais são os ciclos que você deve encerrar e quais são os seus pontos fortes. Com tudo isso em mente, trabalhe para destacar o que há de melhor em você.

Você também pode gostar:

Com base nas informações apresentadas, você já sabe como ativar o arquétipo da Cleópatra e se tornar uma versão incrível de quem você é. Coloque as nossas dicas em prática com muito equilíbrio, tomando cuidado para não se render às sombras desse arquétipo poderoso.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br