Saúde Integral

O que a sua urina diz sobre a sua saúde?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Fazer xixi é um ato absolutamente normal. Tão normal e habitual que, certamente, você o faz de forma instintiva – ou seja, muitas vezes, nem ao menos repara no ato de urinar. Entretanto, a urina é um indicador muito importante sobre a nossa saúde e vale a pena prestar atenção nela para ter uma ideia de como anda o seu bem-estar.

E não pense que o seu xixi pode te dizer apenas se você está bem ou não, só com esse pouco detalhamento de informações. Muito pelo contrário. A cor do seu xixi, por exemplo, pode te indicar uma série de doenças sérias que necessitam de tratamento.

É claro que nem tudo é motivo de alarde, por isso é importante procurar um profissional, que possa te orientar da maneira correta. De qualquer forma, o Eu Sem Fronteiras preparou, abaixo, um breve guia sobre as diferentes tonalidades da urina e o que cada uma delas pode, possivelmente, significar. Vamos ver?

Coloração avermelhada: caso a sua urina esteja com coloração avermelhada, vá ao médico. Isso pode ser um indicativo de doença renal, infecção urinária, sangramentos internos, tumores, entre outros motivos. Lembre-se, no entanto, de que pode ser apenas consequência de algo que comeu, como beterraba, por exemplo.

Coloração roxa: é muito raro de acontecer, mas não é impossível. A urina arroxeada é sinal de uma séria, rara e hereditária doença das células, chamada porfiria. Nesse caso, procure um médico imediatamente.

Coloração esverdeada: também bastante raro, apesar de não ser tanto quanto a roxa. Isso pode ser sinal de doenças, ou efeito de algum medicamento que você fez uso. Também pode ser consequência de algum alimento com excesso de corante esverdeado.

Coloração alaranjada: diversas causas são possíveis. A mais comum é a falta de água no organismo. Quanto menos água beber, mais escuro seu xixi ficará (o odor fica proporcionalmente mais intenso), e a cor do xixi pode variar entre amarelo bem escuro ou um tom alaranjado. Caso o tom de laranja esteja bastante presente (longe do amarelo), as causas podem ser doenças no fígado ou problemas no ducto biliar.

Coloração amarelada: quando falamos em tons de amarelo entramos no que é considerado padrão normal para a cor da urina. Quanto mais clara for sua urina (mais próxima do transparente, podendo inclusive chegar a ser), mais hidratado e saudável você está. Conforme o tom amarelado for surgindo, isso significa que você está ingerindo pouco menos ou muito menos da quantidade de água que necessita (isso depende do tom de amarelo que sua urina estiver).

Dores ao urinar: não é somente a coloração da urina que nos serve de indicador para a nossa saúde. Dor ao urinar também é sinal de anormalidade, assim como ardência. Essas características são comuns em infecções urinárias, mas podem ser sinais de outras anormalidades. Procure um médico!

A partir de agora, lembre-se: fazer xixi é muito mais do que eliminar toxinas. É uma ótima forma de estar sempre ligado ao funcionamento do seu organismo. Mantenha-se atento e beba bastante água!


Escrito por Giovanna Frugis da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]