Saúde Integral

Soluções caseiras para eliminar o cheiro dos animais de estimação

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter um animalzinho em casa é muito divertido. Os pets são companhias sinceras e fazem bem à saúde física e mental. Pesquisas indicam que estar na companhia deles aumenta a produção de endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pelo bem-estar. As crianças tornam-se disciplinadas, idosos com cães e gatos são mais sociáveis e mulheres com um cachorrinho ou gatinho produzem mais ocitocina, substância conhecida como “hormônio do amor”.  

Porém, cachorros e gatos podem deixar a casa com mau cheiro. Sabia que o cheiro dos cães é mais intenso do que dos outros bichos? O cheiro forte pode ser uma infecção por fungos ou problemas com peso que devem ser investigados pelo veterinário. Procure ajuda médica e veja aqui dicas para eliminar o cheiro ruim com bicarbonato, limão e vinagre. Vamos começar pelos cachorros.

Banho reforçado

Acrescente uma xícara de vinagre branco no shampoo do seu cãozinho. Passe o produto no animal e seque com uma toalha. Dê o banho a cada 15 dias e sempre seque o local.

Cheiro de cachorro molhado

Quando o cão toma banho de chuva, o cheiro não é dos melhores. Para tirar esse odor, use meio litro de água, meio copo de álcool e uma colher de amaciante em um borrifador. Espirre por onde o animal esteve e deixe o local bem ventilado.

Urina

Passe um papel toalha no local. Faça uma solução de meio litro de água, 50 ml de vinagre de álcool e uma colher de sopa de bicarbonato. Aplique a mistura com um pano úmido, enxágue o local com água e passe um pano novamente. Use também bórax (ou borato de sódio), um mineral na forma de pequenos cristais. A substância é encontrada nos supermercados. Coloque o bórax onde tem urina e esfregue com pano seco. Aguarde 1 hora e passe aspirador de pó.

Spring Cleaning. Cleaning Woman With Cleaning Spray Bottle Happy

Odores e germes

Coloque a solução feita com dois copos de água, meio copo de suco de limão e meio copo de bicarbonato em um borrifador. Agite bem e aplique onde está com cheiro de urina e nos lugares com germes.

Gatos

A urina dos gatos é altamente corrosiva. Colocar bicarbonato na caixa de areia ajuda a amenizar o cheiro. Porém, os machos costumam urinar na parede para demarcar território. A primeira medida é passar papel absorvente. Confira receitas para eliminar o mau cheiro.Paredes e móveis

Misture ¼ de xícara de água oxigenada, ¼ de xícara de bicarbonato e uma colher de sopa de detergente neutro. Aplique nas áreas afetadas e depois enxágue com água.

Remova o odor das paredes com 10 colheres de sopa de água e 1 colher de sopa de cloro. Molhe um pano com a solução e passe no local. Deixe secar alguns segundos e passe uma esponja molhada com água.

Em móveis delicados, use vinagre branco e água e passe com uma esponja macia. Faça o processo até o cheiro ruim passar.

Sofás e tapetes

Receita para sofás e tapetes. Misture ½ xícara de vinagre branco e ½ xícara de água. Molhe um pano com essa solução e aplique onde tiver xixi.

Roupas de cama e tapetes

Absorva o excesso de urina com papel toalha. Aplique a solução de uma colher de sopa de vinagre com álcool e amido de milho no tecido, aguarde 3 horas e passe o aspirador. Pode fazer isso também em pisos.

Gostou das nossas dicas? Conhece outros truques para eliminar o mau cheiro que os animais deixam em casa? Compartilhe com a gente.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]