Energia em Equilíbrio Yoga

10 posturas de Yoga para reduzir a ansiedade

Young woman doing yoga exercise on beach near the sea at sunset in summer face is not visible
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você se encaixa no perfil de pessoas ansiosas, a yoga pode resolver seu problema. A prática pode ser associada a uma limpeza do corpo e da mente, eliminando as tensões e auxiliando no combate do estresse e da ansiedade.

De acordo com os dados do World Health Mental Survey cerca de 30% da população de grandes metrópoles tem ou já tiveram crises de ansiedade no último ano.

Já que você não pode desacelerar o ritmo das grandes cidades, muito menos mudar o mundo, o ideal é começar de dentro pra fora. Mude a si mesmo e depois a maneira com que encara as coisas mudarão automaticamente. A prática da yoga te ajudará a encontra a paz interior e dará mais energia, além de trazer uma maior clareza mental.

Para isso, experimente as 10 posturas para te ajudar a aliviar a ansiedade.

  • Postura da Cegonha (Padahastasana)

Sporty fit woman practices yoga asana Padahastasana - standing forward bend with hand under feet

Como fazer: fique de pé e mantenha os pés e calcanhares juntos. Deixe as mãos descansando nos lados respectivos do corpo e deixe a coluna reta. Inale profundamente e levante as mãos. Expirando lentamente, dobre o corpo para frente. Deixe o pescoço solto e fixe o olhar em seu umbigo. As palmas das mãos devem descansar no chão.

– Durante 10 respirações profundas, mantenha essa posição.

Benefícios: ajuda na digestão e em problemas gástricos; melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro; alonga pernas e coluna; além de reduzir a tensão nas costas, no pescoço e nos ombros.

  • Postura do Triângulo Estendido (Utthita Trikonasana)

Como fazer: afaste as pernas aproximadamente em 5 palmos. Para que o peso do corpo esteja bem distribuído, o pé esquerdo deve estar virado para fora, formando um ângulo de 45º em relação ao direito. Levante os braços na altura dos ombros e, com uma flexão lateral, segure a perna direita próximo à canela. Já o braço esquerdo deve ficar elevado, no sentido do teto. Olhe para a mão que está acima.

– Durante 5 a 8 respirações profundas, mantenha essa posição. Depois alterne.

Benefícios: é indicado para problemas de hipertensão e taquicardia; acalma o sistema nervoso; aumenta a flexibilidade; fortalece os músculos; alonga a coluna e diminui as dores lombares.

  • Postura do Cachorro Olhando Para Baixo (Adhomukha Svanasana)

Como fazer: fique em pé. Inspire profundamente e dobre o corpo para frente, colocando as mãos no chão, posicionando-as na mesma largura dos ombros. É importante manter a coluna ereta. Estique as pernas e coloque uma de cada vez para trás, não dobre os cotovelos e joelhos. É importante inalar profundamente e manter o abdômen contraído. Os olhos devem estar fixados no chão.

– Durante 15 respirações profundas, mantenha essa posição.

Benefícios: desenvolve a flexibilidade das articulações; alonga os músculos da perna e toda a extensão da coluna.

  • Postura Metade do Arco (Ardha Chakrasana)

Como fazer: deixe os pés juntos, as mãos devem estar ao lado da cintura com os polegares apontados em direção a coluna. Inspire profundamente e levante os quadris, o máximo que você conseguir. Para descer para a posição inicial, expire profundamente e inale.

– Durante 10 respirações profundas e lentas, mantenha essa posição.

Benefícios: expande a caixa torácica; proporciona flexibilidade aos músculos; auxilia na regularização hormonal; além de proporcionar mais energia e estímulo ao sistema nervoso.

  •  Postura Reclinada em ângulo fechado (Baddha Konasana)

Como fazer: sente-se e, ao invés de cruzar as pernas, junte os pés e relaxe. Mantenha o tronco erguido e deixe a coluna e cabeça alinhada.

Benefícios: aumenta a flexibilidade na região da virilha; ajuda com as tensões dos ombros; tonifica o interior das coxas e dos joelhos, além de recompor as energias.

  • Postura da Pinça (Paschimottanasana)

Como fazer: sente-se, alongue as pernas, mantendo ambas unidas. Coloque os braços para frente e incline lentamente o tronco de encontro com as pernas. Ao terminar, gire o ombro para trás e por último eleve a cabeça como se fosse se sentar corretamente.

– Durante 10 respirações profundas, mantenha essa posição.

Benefícios: neste caso, a autoconfiança, o autodomínio, a leveza e a humildade são despertadas; auxilia na limpeza dos órgãos internos como fígado, baço, pulmões e rins.

  • Postura da Criança (Balasana)

Como fazer: sente-se sobre os calcanhares, como se fosse ajoelhar no chão. Incline-se para frente, mantendo os pés juntos, e abaixe o tronco. Os braços podem ser esticados para frente ou para trás, do jeito que você preferir.

Benefícios: ajuda a acalmar o sistema nervoso; relaxar o pescoço, as costas e os ombros.

  • Postura de Torção da Coluna Sentado (Ardha Matsyendrasana),

Beautiful sporty fit yogini woman practices yoga asana ardha matsyendrasana - half spinal twist pose isolated on white background

Como fazer: sente-se e estenda a perna direita, flexione a perna esquerda e passe sobre a direita que está estendida. A mão direita deve estar posicionada em cima do joelho esquerdo. A mão esquerda deve estar atrás de você, próxima ao quadril e alinhada com a coluna. Seu olhar deve estar fixado para trás do seu ombro esquerdo. A palma da mão, completamente apoiada no chão e o joelho pode ser usado como alavanca para reforçar a torção.

– Durante 10 respirações profundas, mantenha essa posição. Depois execute o mesmo processo para o outro lado.

Benefícios: alivia tensões na coluna; fortalece os músculos das costas e do abdômen; auxilia nas dores dos ombros e também é indicada em casos de prisão de ventre.

  • Postura Fácil (Sukhasana)

Como fazer: sente-se sobre uma toalha dobrada. Cruze as pernas, coloque as mãos nos joelhos e alongue bem a coluna. Foque em sua respiração.

– Durante 5 ou 10 minutos, mantenha essa posição.

Benefícios: corrige a postura e elimina a ansiedade tanto física quanto psicológica. Ótima postura para introduzir a meditação.

  • Postura do cadáver (Savasana)

Beautiful sporty fit yogini woman relaxes in yoga asana Savasana - corpse pose in studio Como fazer: deite-se num local espaçoso e deixe os braços e pernas soltos num ângulo de 45°. Sua atenção deve seguir essa ordem: dedos dos pés, pernas, quadril, coluna, barriga, braços, ombros, pescoço, testa, olhos, língua e mandíbula. Por fim, concentre-se em sua respiração.

– Durante 5 a 10 minutos, mantenha essa posição. Para finalizar, levante-se devagar.

Benefícios: desacelera a respiração e contribui para a diminuição da pressão arterial.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]