Convivendo

Ação de Graças

Peru assado em mesa de família.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Nos Estados Unidos da América, em Plumouth Colony, havia uma região conhecida pelo nome de Nova Inglaterra, fundada por peregrinos. Com a colonização do território estadunidense, o país ainda era predominantemente agrário no século quinze. Assim, os habitantes dessa vila de Massachusetts dependiam da agricultura e da pecuária para sobreviver.

No entanto, invernos rigorosos por vezes prejudicavam o plantio e a colheita de alimentos. Sem esse recurso, as famílias passavam fome. Esses momentos de dificuldade fizeram com que os peregrinos sentissem muita gratidão pelas colheitas que, graças ao clima propício para o plantio, traziam muitos frutos.

Em 1620, institui-se a tradição de celebrar pelas safras que traziam alimentos e prosperidade para cada família. No ano seguinte, essa festa foi nomeada pelo governador de Plumouth Colony como Festa no Outono. O cardápio trazia milho, peixe, abóbora, patos e perus. Era uma celebração harmônica entre estadunidenses nativos e colonizadores ingleses.

Posteriormente, o Dia de Ação de Graças, como passou a ser chamado, tornou-se uma data para agradecer por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. A data começou a ser celebrado em toda quarta quinta-feira de outubro nos Estados Unidos da América. No Canadá, a festa acontece toda segunda segunda-feira de outubro. Em outros lugares também se comemora esse dia: Granada, no Caribe; Libéria, na África, Ilha Norfolk, na Austrália e na Holanda.

No governo Eurico Gaspar Dutra, essa data comemorativa foi trazida para o Brasil. Em 17 de agosto de 1949, a Lei nº 781 definiu que toda quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. Como esse momento do ano não faz parte da tradição brasileira, é pouco comemorado no país.

Carro levando um peru assado na parte superior.

Apesar disso, as energias positivas disseminadas em um dia cujo principal propósito é agradecer por tudo o que temos, por tudo que somos e pelas pessoas com quem convivemos, podem durar o ano inteiro.

O Dia de Ação de Graças pode ser o momento da festa, com cardápios bem elaborados e saborosos, mas qualquer outro dia do ano pode ser perfeito para mostrar o quanto você valoriza a sua vida e as suas conquistas.

Ao liberarmos esse tipo de pensamento e de sentimento para o mundo, é possível que recebamos ainda mais energias positivas em troca. A gratidão é essencial para que as pessoas vivam em harmonia e sejam capazes de levar uma vida pautada no amor, na caridade, na simplicidade e na união.

A seguir, você vai encontrar orações para fazer no Dia de Ação de Graças ou quando você sentir que deve mostrar para o mundo a sua gratidão.

Você também pode gostar de:

“Senhor Deus,

Obrigado(a) por todas as graças que o Senhor nos concedeu. Nós somos gratos pela vida de todos os familiares e amigos que estão aqui neste dia, e por aqueles que não podem estar.

Obrigado(a) pela dádiva que é acordar a cada novo dia. Obrigado, Senhor, por nos mostrar a fé e a preciosidade da vida por meio do olhar de todos aqueles que amamos. Obrigada pela natureza que nos nutre e pela luz de cada novo amanhã.

Obrigado(a) por cada refeição que o Senhor coloca em nossa mesa, obrigado por nos dar um teto e um lar seguro para nos abrigarmos e para repousar os nossos corpos cansados, e obrigado pelo nosso trabalho, pela nossa saúde, pelo nosso amor e união.

Obrigado(a), Deus, por estar sempre presente em nossas vidas, olhando e rogando por nós, nos guiando e nos protegendo.

Obrigado(a), Senhor, por todas as graças que nos concede e por nos conceder a sua benção, hoje e sempre. Amém!”

Menina rezando.

“Ó Senhor, com corações humildes oramos

Por tua bênção neste Dia de Ação de Graças

E pedimos que nesta mesa,

Onde pessoas gratas dizem palavras de agradecimento,

Que Tu virás compartilhar do rendimento

Que Sua abundância deu à fazenda e ao campo.

Oramos que o Seu amor vai abençoar, ó Senhor,

Cada lar, cada casa, cada lugar festivo;

E que a Tua paz virá para ficar

Onde as velas brilham nesse Dia de Ação de Graças.”

“Que a verdade se manifeste em mim

Sou grato(a) pela vida;

Agradeço pelo ar que entra em meus pulmões e que me traz a vida.;

Agradeço pelo sol que me esquenta;

Manifesto uma profunda gratidão pela água que chega até minha casa;

Sou grata(o) por cada dia que me traz uma nova oportunidade de ser feliz;

Expresso a gratidão por cada pessoa que passa em minha vida;

Agradeço por todas as coisas boas que acontecem em meu dia;

Expresso uma profunda gratidão por todas as coisas que tenho;

Agradeço por ter conhecido as pessoas que amo;

Agradeço por ter conhecido as pessoas que tive algum desentendimento, pois elas acabaram sendo professores de minha vida espiritual e emocional.

Agradeço pela noite que me permite descansar e recarregar minhas energias;

Sou grato(a) por minha cama que me proporciona uma boa noite de sono;

Sou grato(a) por todas as coisas simples que tenho e que sem elas minha vida seria muito difícil;

Que a gratidão preencha meu ser;

Que essa energia se manifeste em minha mente e em meu coração”

Se você prefere elaborar a sua oração de agradecimento, sem se basear nas que foram apresentadas anteriormente, você pode se fazer as seguintes perguntas?

Eu tenho amor de familiares e de amigos? O que eu conquistei ao longo da minha vida? Eu provei um bom alimento recentemente? Eu tenho condições de me alimentar todos os dias? Se eu quiser conhecer um lugar novo, eu consigo? Eu tenho uma casa só minha? Eu ajudei pessoas? Eu recebi ajuda de alguém? Existe algo em minha vida que me faz ser feliz todos os dias? Eu precisei de fé para superar uma situação difícil? A quem eu devo agradecer por ter uma vida com tantas qualidades?

Mentalize energias positivas diariamente e veja como o simples ato de agradecer pode transformar a sua rotina. É importante reconhecer o que temos e o que conquistamos para que sejamos capazes de valorizar tudo isso, em vez de sempre buscar em objetos e em pessoas a realização de novos desejos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]