Autoconhecimento

O que eu vivo e faço é importante ou útil para mim?

Se algo não funciona em sua vida, mude, troque. Observe quem está ao seu lado e os lugares que você frequenta. Dê atenção a você! Observe como a sua vida se desenvolve e acontece. Você pode fazer isso dando atenção a duas palavras: útil ou importante.

A palavra “útil” é muito próxima das palavras “fútil” e “inútil”. Nós temos muitas coisas em nossa casa que são as utilidades domésticas que nunca são utilizadas, ou, talvez, usamos uma ou duas vezes por ano, mas são uma utilidade.

Já o importante, você necessita ou deseja ter todos os dias.

Em tudo que fizer, pergunte-se daqui em diante: “Isto, para mim, é importante ou é útil?”.

Para que você compreenda melhor:

Alimentar-se todos os dias é importante; agora, o que você come é útil?

Daqui para frente, não dê atenção ao útil. Esqueça-o! Viva na sua vida só o que é importante para você. E perceba sempre: o que para você é importante, pode não ser para o outro. Por isso, nunca se compare com ninguém.

Mulher branca segurando gato.
Japheth Mast / Pexels

Veja outro exemplo, de um relacionamento. Às vezes, a pessoa tem um bom carro, uma boa moradia, realiza boas viagens, tudo funciona naturalmente bem (materialmente falando). Mas a união, o amor e o compromisso não existem mais, e o casal só está junto porque aquela situação é útil aos dois, que, de alguma forma, pensam que funciona. Seja para não terem o trabalho da separação, ou pelos filhos, família, entre outros fatores. Há uma utilidade na vida, mas não se permitem mais viver o que é importante na vida de cada um, individualmente. Sentir é muito importante. Se você estiver vivendo uma situação e não sente o que está vivendo, é porque é útil, e não importante.

Compreendeu a diferença?

Crie o hábito de perguntar-se todos os dias, para qualquer coisa que você for fazer, se é útil ou importante. Automaticamente você receberá respostas, sentindo o que é importante ou não.

Você também pode gostar

Agora, se estiver em dúvida sobre o que perguntou, espere, não dê um passo de imediato, e reflita melhor. O humano sempre se vê às voltas com dúvida. Mas, se a dúvida surge, ela já é indicativo claro de que aquilo não é importante.

Dê atenção à sua vida e perceba o que é, de fato, importante e útil.

Afetuosamente,

Alcides Melhado Filho

Sobre o autor

Arte do Equilíbrio

Escritor dos livros Arte do Equilíbrio, O Ho’oponopono, A Chama Verde Limão, 7 Lições para Mudar sua Vida e A Alquimia dos Relacionamentos. Ministra cursos de Alquimia, Numerologia Pitagórica e Tarô Alquímico, workshops e palestras. Vídeos do Alquimista disponíveis no Youtube e Vimeo. Seu objetivo é promover equilíbrio emocional, físico, mental e espiritual.

Site: alcidesmelhadofilho.com.br
Facebook: Alcides Melhado Filho

Instagram: @alcides_alquimista_