Autoconhecimento Coaching

O que você faz?

Juliana Moura
Escrito por Juliana Moura



Você já foi demitido ou pediu demissão de um trabalho e acabou se sentindo totalmente perdido? Nos processos de coaching é comum atender pessoas que após romperem um vínculo com uma atividade ou uma empresa, seja de forma voluntária ou não, acabam enfrentando dificuldades em se reconectarem consigo mesmas. Isto pode acontecer por diversos motivos, porém os mais comuns são o abalo da autoestima quando somos desligados de uma função ou a falta da identidade profissional.

Sempre que iniciamos uma conversa com alguém que acabamos de conhecer, logo vem a pergunta: e aí, o que você faz? E diante desta pergunta, temos a tendência a automaticamente respondermos com a descrição de nosso trabalho. Sou contador, sou dentista, sou bancário ou em alguns casos, respondemos com o local onde trabalhamos: eu trabalho no Google, na Coca-Cola, no Mcdonald’s.

A formação desta identidade profissional começa muito cedo. Sempre que perguntamos para uma criança o que ela quer ser quando crescer, comumente esperamos que ela responda com uma profissão, quando na verdade deveríamos ensiná-la a querer ser feliz, ser uma boa pessoa, ser honesta, ser saudável, independentemente da carreira que escolha seguir (convenhamos que é muita responsabilidade para uma criança saber qual a profissão terá na vida).

Com esta pressão começando tão cedo, não é difícil de imaginar quanto pode ser duro para alguém passar por um processo de desconexão na vida profissional, enfrentando dificuldade de separar a atividade que ela realiza ou o cargo que ela exerce de quem ela realmente é. O lado bom disto tudo é que apesar de ser uma parte muito importante, o que você é vai além do que faz para ganhar dinheiro.

Se você está passando por um momento assim, vale aproveitar esta fase para se redescobrir. O que eu realmente gosto? É isso que quero continuar fazendo? O que mais posso fazer? O que você realmente é independe da sua ocupação. Você pode mudar de trabalho sem mudar o que você é, e pode continuar sendo você, mesmo que não tenha trabalho nenhum.

E da próxima vez que perguntarem o que você faz, responda: sucesso!

Sobre o autor

Juliana Moura

Juliana Moura

Coach e Psicoterapeuta holística, apaixonada pelo desenvolvimento humano através da utilização dos maravilhosos recursos de nossa mente.

Utilizo as melhores ferramentas de coaching, hipnoterapia, PNL e práticas holísticas, para ajudar você a ter uma vida melhor, em todos os setores.

"Nas mãos do terapeuta está o caminho, na mente do cliente está a cura" - Ananda Yeshe Dorje

Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Coach Vocacional pelo IMS – Instituto Mauricio Sampaio.
Especialista em gestão de pessoas pela Universidade Regional de Blumenau.
Master Practitioner em PNL - The Scottish Strategic Life Academy.
Terapeuta em ThetaHealing® certificada pelo THInK - EUA.
Psicoterapeuta Holística - Instituto Terceira Visão
Hipnoteria e Trase - The Scottish Strategic Life Academy.

Contatos:
E-mail: [email protected]
Facebook: Coach Juliana Moura
Instagram: @coachjulianamoura
Linkedin: Juliana Moura
Youtube: Juliana Moura
Telefone: (47) 99657-0837