Espiritualidade

Olho grego: significado e uso desse símbolo espiritual

Um olho grego é um símbolo muito utilizado na moda, seja na estampa de roupas ou na elaboração de acessórios. Joias carregam as cores dessa peça ou prometem os poderes que esse desenho carrega. Por isso muitas pessoas querem possuir algo que tenha esse símbolo.

Mas como será que o olho grego funciona? Ele veio da Grécia mesmo? Existe um jeito correto de utilizá-lo? Antes de acrescentar uma peça tão simbólica como essa na sua vida, compreenda os detalhes sobre o significado dela a seguir.

O que é o olho grego?

O olho grego é um símbolo conhecido em todo o mundo. Ele também é chamado de olho turco ou olho de nazar. Porém, independentemente da palavra que você use para se referir a esse símbolo, a aparência dele costuma ser um consenso.

Vários olhos gregos de plástico.
Jekaterina Voronina de Getty Images / Canva

O olho grego é formado por um conjunto de quatro círculos, um dentro do outro, de tamanhos diferentes. O círculo mais exterior é azul-marinho. Em seguida, um círculo um pouco menor, branco. Dentro dele, um círculo azul-claro. E, finalmente, um pequeno círculo preto. Com essas características, o desenho parece um olho.

Origem do olho grego

Como a aparência do olho grego está muito relacionada ao nome que ele recebe, você deve pensar que a origem do olho grego é a Grécia, fazendo uma associação simples com o termo que o nomeia.

Entretanto a verdade é que o olho grego foi identificado pela primeira vez na Mesopotâmia, em 3300 a.C. Também foi encontrada uma representação desse símbolo no Egito, datada de cerca de 1500 a.C.

Ao longo da História, o olho grego foi representado por muitas culturas, e podemos compreender o que ele representa até os dias de hoje a partir do significado desse símbolo. Saiba mais nos próximos tópicos.

O que significa olho grego?

A maneira mais simples de entender o significado do olho grego é observando a etimologia dessa expressão. Entretanto, nesse caso, as palavras “olho” e “grego” não representam o que olho grego significa. Sendo assim, é preciso analisar o contexto social no qual essa peça foi desenvolvida e disseminada. Continue aprendendo!

Simbolismo do olho grego

O simbolismo de olho grego é um dos mais conhecidos entre as pessoas que gostam de amuletos de proteção. Isso porque ele é considerado um amuleto contra a inveja e o mau-olhado, sendo capaz de afastar qualquer vibração negativa que tente atingir alguém. Acredita-se que esse poder é reforçado pela presença da cor azul, que atrai positividade.

Mas a simbologia do olho grego vai além disso. Em muitas culturas, esse símbolo é visto como o olho de Deus. Portanto seria responsável por iluminar as pessoas, proteger um ambiente e trazer paz, como as divindades costumam fazer.

Uma mulher de braços erguidos e, incidindo sobre ela, uma forte luz solar.
Fotorech de pixabay / Canva

Aprofundando-se na relação entre esses significados e a figura do olho, podemos compreender que o olho grego representa a ligação entre o mundo terreno e o mundo espiritual, podendo até desenvolver a capacidade de clarividência de uma pessoa.

Como usar o olho grego?

Como o olho grego é um amuleto poderoso e que pode melhorar o seu estado de espírito, é importante utilizá-lo da maneira correta. E você pode fazer isso de algumas formas, dependendo do objetivo que quer alcançar.

Se você deseja proteger o seu lar, o mais indicado é que você utilize um talismã de olho grego na porta de entrada da sua casa ou nas janelas. De acordo com o Feng Shui, os resultados serão satisfatórios se você usar o símbolo do lado de dentro da porta de entrada do seu lar.

Caso você queira proteger o seu carro, é só usar um chaveiro que tenha um olho grego pendurado ou prender esse símbolo ao espelho interno do seu veículo. Esse uso também pode ajudar a afastar a inveja que as pessoas sentem dos seus bens materiais.

Na forma de joias e acessórios, o olho grego é capaz de proteger a pessoa que está em contato com ele, mandando a inveja embora e cultivando apenas as boas vibrações. Uma tatuagem cumpre esse mesmo papel, desde que seja feita na cor azul, não em preto e branco.

Você também pode gostar

E então, já escolheu como vai utilizar o olho grego na sua vida? Com as opções que apresentamos, você pode ter paz, tranquilidade e ótimas energias ao seu redor. Lembre-se de cultivar bons pensamentos e de elevar a sua fé nesse amuleto!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br