Energia em Equilíbrio Feng Shui

Baguá: elemento de proteção

Simone Bertachini
Escrito por Simone Bertachini

Baguá significa oito trigramas. O Baguá tem sua origem no I Ching – o livro das mutações, livro de sabedoria, também usado como oráculo, que teve sua origem em tempos remotos, origem esta atribuída a Fu Hsi, figura mística que representava a era da caça e da pesca e teria descoberto os trigramas ao observar o casco de uma tartaruga e as marcas nele impressas.

Estes trigramas foram compostos por linhas inteiras: _____  que representam a força Yang, e linhas cortadas: __  __  que representam a força Ying, que combinadas representam simbolicamente as forças atuantes na natureza e as leis que regem o universo.

Segundo a tradição chinesa conta a versão atual do I Ching foi reunida pelo Rei Wen, que acrescentou breves julgamentos aos 64 hexagramas (combinações dos oito trigramas básicos), seu filho o Duque de Chou continuou sua obra e acrescentou o texto que explica o sentido de cada linha. Confúcio já em idade avançada dedicou tempo de estudo ao I Ching sendo-lhe, atribuídos os comentários T’an Chuan.

O octógono Baguá é constituído pelos oito trigramas básicos que representam áreas da vida humana e relacionam-se com os cinco elementos os pontos cardeais, as partes do corpo humano e uma imagem universal.

O Baguá é também usado no Feng Shui como um amuleto de proteção colocado acima da porta de entrada, tendo este um espelho em seu centro. Seu objetivo é afastar influências negativas e proteger a casa.

bagua

Como aplicar o Baguá

Para aplicar o Baguá na planta da  residência, do comércio ou de apenas um cômodo alinhe-o sempre na parede da porta de entrada principal, dessa forma você terá três opções de entrada: Espiritualidade, Trabalho ou Benfeitores.

Posicione a planta da sua casa de forma que a entrada fique voltada para a sua barriga como se você estivesse lendo um livro.  Divida em três na horizontal e na vertical.

Você acaba de conseguir os nove espaços do baguá.

casa

Sobre o autor

Simone Bertachini

Simone Bertachini

Consultora de Feng Shui pelo Instituto Iluminati e designer de interiores formada pela Escola Panamericana de Artes, Simnone fez especialização em História da Arte pela Organização Paulista de Arte e lecionou Decoração e História da Arte por 22 anos na Escola Oficina no ABC Paulista.