Cromoterapia Saúde Integral

Significado da cor azul: saiba o que essa cor pode transmitir

Já parou para pensar em tudo que influencia o comportamento das pessoas ao longo de suas vidas? São muitos elementos que possuem esse tipo de poder, desde aqueles mais óbvios até os mais surpreendentes. A psicologia das cores, por exemplo, estuda como o ser humano é afetado por diferentes tipos de cores.

Ficou intrigado, né?

Nem todo mundo sabe disso ou percebe isso, afinal, esses são elementos tão comuns em nosso dia a dia que acabamos nos acostumando com eles. Porém, as cores são capazes de evocar sentimentos, sensações, emoções, desejos e várias outras questões. Isso porque elas são consideradas um tipo de comunicação não verbal.

Por esse motivo, elas se tornaram recursos extremamente poderosos. Profissionais do marketing utilizam a psicologia das cores para garantir peças que transmitam a sensação certa. Psicólogos utilizam a cromoterapia para tratar diferentes condições. Indivíduos mais espirituais buscam entender mais sobre esse assunto para aproveitar as energias das cores… As possibilidades são muitas!

Até mesmo as placas e sinalizações em diferentes tipos de ambientes exploram essa questão. Isso acontece porque o nosso cérebro acaba transformando as cores em sensações e até mesmo em pensamentos mais sólidos, transmitindo regras e indicações claras.

Por exemplo, o vermelho, dependendo do contexto, pode ser relacionado ao amor ou à raiva. Apesar de estarmos tratando de extremos, todas as pessoas concordam com isso, ou seja, a linguagem da psicologia das cores é universal. Mais do que isso, cada uma das cores possui suas próprias características e indicações. E, neste artigo, vamos entender tudo sobre o azul. Está preparado?

Significado da cor azul na psicologia

A cor azul é uma das mais populares entre as pessoas, tornando-se a queridinha de muitos indivíduos. Faça o teste: quando você pergunta a alguém qual é a sua cor favorita; na maioria das vezes, escutará essa resposta.

Isso acontece porque, de acordo com a psicologia das cores, o azul transmite sentimentos muito bons, como tranquilidade e serenidade, caindo na graça das pessoas. E não é para menos: quem não gosta de olhar para um céu bem azulzinho ou um mar belo, não é mesmo?

Além disso, por ser uma cor mais “fria”, acaba transmitindo maior sensação de pureza, limpeza, inteligência e até mesmo respeito. Sendo assim, inspira confiança, fidelidade e mais simpatia entre as pessoas.

Por esse motivo, é muito comum que o azul seja utilizado em alguns segmentos, como o de tecnologia, ciência e saúde. Afinal de contas, estamos tratando de áreas que demandam atenção e bastante inteligência, e essa cor transmite bem isso.

Além disso, a psicologia das cores diz que o azul inspira a criatividade e a calma, ajudando a pessoa a pensar com mais clareza e objetividade sem perder aquele quê de inovação. E como esses são elementos muito importantes para os trabalhos citados acima, a cor acaba sendo a favorita desses profissionais.

Não é à toa que a maioria das redes sociais usa essa cor, né?

Significado dos tons de azul

Os tons de azul podem evocar diferentes sensações. Existem muitos deles — mais de 100! — mas, hoje, vamos focar nos principais. Veja só:

Azul claro: é bastante utilizado em estúdios de meditação e em consultórios médicos, já que transmite a sensação de paz, quietude, silêncio e tranquilidade.

Azul escuro: muito presente no ambiente corporativo, ele transmite maior sensação de poder e confiança, já que emite sinceridade e seriedade.

Azul turquesa: essa cor emite muita criatividade, inspiração e animação. Por isso, é bastante utilizado em locais de trabalho mais dinâmicos, como agências e empresas de marketing.

O azul na espiritualidade

Na espiritualidade, o azul transmite diferentes tipos de sensações, representando uma grande variedade de emoções.

Por exemplo, ele é associado ao quinto chakra, chamado de Vishuddha. Sendo assim, está muito relacionado a questões da expressão de sentimentos, da comunicação, da verdade e da criatividade.

Na Bíblia, essa cor possui forte ligação com questões de justiça e obediência. Sendo assim, está bastante conectada aos mandamentos de Jeová, indicando a pureza das pessoas que seguem a palavra do Senhor e se comprometem com as questões do divino e, dessa forma, garantem uma vida eterna mais pura e preciosa.

Borboleta azul pousada em dente de leão sob um céu azul
KRIACHKO OLEKSII / Shutterstock

Na cultura chinesa, em contrapartida, o azul é utilizado em questões da cura e harmonia; em países muçulmanos, o céu é associado fortemente ao azul, ou seja, à proteção divina; em povos indígenas sul-americanos, a cor indica tudo o que é sagrado.

Em alguns locais, o azul é até mesmo relacionado a questões de má sorte, sendo associado a coisas ruins.

O importante, portanto, é sempre buscar respeitar a cultura de todos os locais que, ao seu modo e conforme sua história, indicam diferentes tipos de significados para a cor azul. Mas, de forma geral, essa cor está relacionada a questões de pureza e fidelidade, seja ao divino ou a outros elementos.

Como e quando usar azul

Entendeu bem sobre os principais significados do azul e de algumas de suas diversas tonalidades? Então agora é hora de ver como e quando usar essa cor, que pode ser bem-vista a depender da situação e, dessa forma, influenciar positivamente a sua vida!

Por ser associada à inteligência, por exemplo, é interessante usar uma peça azul em entrevistas de emprego. Ela irá te ajudar a obter aquele look sério mas agradável que transmite toda a sua capacidade e criatividade.

A cor também é associada aos sentimentos de paz e de felicidade. Por isso, pode ser uma ótima opção para eventos, como casamentos, aniversários e outras comemorações, mostrando o seu entusiasmo e o seu desejo para as pessoas que estão sendo celebradas.

A cor ainda é associada ao sentimento de paz e de tranquilidade. Por isso, pode ser uma ótima opção para ambientes, como salas de espera, evitando que as pessoas se irritem facilmente enquanto aguardam para serem atendidas.

Em questões de marketing e publicidade, o azul também é muito utilizado em diferentes tipos de campanhas. Isso ocorre porque ele normalmente agrada bastante as pessoas, transmitindo a elas confiança, responsabilidade e outras características positivas.

Dessa forma, inspira, de forma geral, as pessoas a enxergarem um produto, serviço ou marca de forma agradável e confiável.

Porém, esses são apenas alguns exemplos. Uma pessoa passa por diferentes tipos de situações. O interessante é entender bem o poder dessa cor e ir adequando-a de acordo com as suas necessidades para, assim, aproveitar seu poder ao máximo. Porém, tenha cuidado para não passar a sensação de frieza com um uso exagerado!

Cromoterapia na decoração

Nós vimos, no tópico acima, como o azul é utilizado em ambientes comerciais para evitar que as pessoas se irritem com facilidade em situações de espera. Em casa, essa cor também pode ser utilizada para garantir maior harmonia em sua rotina!

De acordo com a cromoterapia, o azul é uma cor que ajuda as pessoas a removerem pensamentos e comportamentos negativos de seu dia a dia. Sendo assim, quando utilizado na sala, seja como cor principal ou elementos de decoração, auxilia os indivíduos a agirem de maneira mais equilibrada.

Afinal de contas, essa é a cor da tranquilidade!

Essa característica até mesmo faz com que o azul seja muito bom para as pessoas que sofrem com a insônia. Isso ocorre porque ele ajuda as pessoas a relaxarem e, assim, faz com que descansem o corpo e a mente com mais facilidade. Por isso, é muito benéfico em quartos, seja pela pintura nas paredes, ou por uma luz especial com essa tonalidade.

Significado da cor azul no ano novo

O azul também possui a sua influência no mundo da moda! No ano novo, por exemplo, essa cor representa uma série de desejos, emoções e significados.

De forma geral, essa cor é utilizada por pessoas que querem um novo ciclo cheio de harmonia e confiança. Para isso, apostam em uma comunicação sincera e em maior paciência. Como essa cor transmite esses sentimentos mais positivos, os indivíduos esperam que esses influenciem as suas vidas.

Além disso, de acordo com as tradições desse período, o azul ainda se relaciona a questões como estabilidade (seja ela emocional ou financeira), lealdade, inteligência e sinceridade — elementos muito bons e que todo mundo quer sempre aproveitar muito, né?

E não para por aí: a cor também possui propriedades terapêuticas, acalmando as pessoas e garantindo uma passagem de ano bastante agradável, sem brigas nem outros tipos de desconfortos.

Dessa forma, elimina e afasta todo e qualquer tipo de energia negativa, deixando para trás todas as angústias, todos os medos e problemas do ano para iniciar esse novo ciclo de forma renovada e com as energias recarregadas.

Quem diria que uma cor poderia representar tanta coisa, né? Mais do que isso, ainda exerce um poder muito grande sobre a vida das pessoas, sendo capaz de transformá-las para melhor.

Você também pode gostar:

Pois é! Há quem não acredite no poder das cores, mas é impossível negar pelo menos um pouco da sua influência, não é mesmo? Afinal, os principais sentimentos e as emoções que as cores evocam já estão gravados em nossa mente — mesmo que de forma inconsciente.

Esperamos que esse artigo ajude você a analisá-las de forma mais consciente e aprofundada. E lembre-se que, aqui, você sempre pode conhecer mais sobre o significado das cores!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br