Convivendo

Organize seu tempo

Animação de um homem puxando um relógio gigante de mãos gigantes. Conceito de lutando contra o tempo.
Thales Kroth de Souza
Ter tempo para atender muitas pessoas pode ser comparado a um preço alto a pagar, isso se dá por conta de demasiadas tarefas que foram impostas em sua rotina e você não consegue mais colocá-las em dia. Aí requer organização, controle e ações importantes: quais atividades são essenciais no início do seu dia? 

Organização é fundamental para todas as pessoas, desde aquelas que possuem poucas tarefas até outras que têm diversas. A questão é montar a rotina de acordo com a necessidade. Se unir o controle das atividades será mais vantajoso pela distribuição de tarefas. Compromissos já agendados, por exemplo, alguns irreversíveis de alteração de horário precisam ser encaixados com outros que podem surgir. O profissional que se antecipa aos desafios e problemas dá passos à frente no mercado e no seu desenvolvimento.

“Pena que o dia só tem vinte e quatro horas…”, para muitas pessoas essa frase é válida, o dia poderia ter trinta, quarenta horas para preencher todas as funções que são designadas. Não há exagero se houver o cumprimento da agenda interposta. Primeiro, realizar o que estava escrito, após realizar as novas. Esse horizonte ideal é uma ideia que pode ser interessante, a questão é: como passar da teoria para a prática?

Mulher organizando sua agenda no computador.

A profissão de secretariado talvez seja o melhor exemplo para se embasar nessa questão de organização de tempo. No trabalho, não só atender ao telefone, recados, planilhas, distribuição de material, talvez atividades mais grupais, reuniões, documentos, etc. Uma área que pode ser sobrecarregada, mas com organização não sofrerá tanto impacto.

Saber equilibrar a vida profissional da vida social pode ser difícil para muitas pessoas, mas é necessário para quem segue outros rumos. O profissional do século XXI já entende que unir essas duas partes pode alcançar a felicidade mais rapidamente, porém é necessário entender quais partes está unindo. Estudos, pesquisas, desenvolvimentos e férias, entre outros fatores, podem ser envolvidos sem grandes transtornos, agora o amor é uma parte analisável.

Muitos casamentos de longas datas se desfizeram por questões de ciúmes, falta de inovação (cair na rotina) e perda de sentimentos. Com o advento de questões delicadas, como: abusos de poder, abuso psicológico e de assédio sexual, que podem pôr em atenção às formas de relacionamentos. Talvez a prevenção seja melhor do que a preparação. Se o amor falar mais alto entre as partes, saberá que o convite para tomar o café ou almoçar fora, agendados, se encaixou tão bem que o amor não espera.

Empresário correndo contra o tempo. Olha para o relógio e faz cara de estressado. Computador na frente dele, muitos papéis na mesa.

Tudo precisa de uma organização até para melhorar resultados e focos. Quem precisa estudar longos períodos para provas e certificações sabe que essa parte não é tarefa fácil. Quem consegue bom desempenho é quem enquadra melhor a sua semana com as disciplinas de acordo com o seu aprendizado.

Não basta ter tempo para quem trabalha seis ou quatro horas diárias, é necessário preencher o restante do tempo com atividades, sejam elas físicas, sociais ou instrucionais. Participar de eventos corporativos, palestras e workshops podem ser boas dicas. Incluem-se aí leituras ou até mesmo assistir a filmes como lazer. A criatividade é livre, mas a organização precisa ser regrada, isso fará bem em sua vida e em sua saúde.


Você também pode gostar de outro artigo deste autor. Acesse: A nossa capacidade de se reinventar

Sobre o autor

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.
Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.
Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Email: [email protected]
Facebook: thales.desouza.9655
Linkedin: thales-kroth-de-souza