Autoconhecimento Ho'oponopono

Os 4 compromissos da Filosofia Tolteca (Parte 2)

Leticia Vidigal
Escrito por Leticia Vidigal

No artigo anterior, comecei a falar sobre a filosofia Tolteca. Vamos à segunda parte desse assunto?

No livro Os Quatro Compromissos – O livro da filosofia Tolteca”, o autor Don Miguel Ruiz nos apresenta de forma e clara quatro compromissos que podemos assumir para transformar nossas vidas.  

Mas por que devemos assumir compromissos?

De acordo com o autor, fazemos isso o tempo todo. Criamos compromissos a partir de quem acreditamos que devemos ser. Isso ocorre porque, segundo ele, aprendemos, enquanto crescemos, que nossos atos terão consequências “boas” ou “ruins”. Passamos a ter medo das consequências ruins, pois a associamos à rejeição e, a partir daí, passamos a agir de forma a recebermos apenas as recompensas “boas” – mesmo que isso signifique assumirmos compromissos que contradizem quem somos.

Talvez pareça bobagem, mas quantas vezes deixamos de fazer algo ou fazemos algo porque pessoas importantes para nós nos levaram a isso com seus comentários, expectativas ou julgamentos?

Para Ruiz, assumir os 4 compromissos da Filosofia Tolteca significa se libertar de todos os outros para viver, finalmente, de uma forma plena e feliz.

No texto anterior, falei sobre o primeiro compromisso – seja impecável com a sua palavra – e a importância que ele tem para conquistarmos uma vida mais plena e saudável.

Ele é, segundo o autor, o mais importante de todos, pois é aquele que alimenta nossa mente e nosso espírito. Ressalto que muito tem se falado sobre a importância do que dizemos (para nós mesmos e para as outras pessoas) e Ruiz reforça: ser impecável com sua palavra significa não pecar – e não pecar significa não usar a palavra contra si mesmo, pois, quando fazemos, isso estamos cometendo o maior pecado de todos.

Os outros três compromissos complementam o primeiro, mas são também de extrema importância.

O segundo deles é não levar nada para o lado pessoal. Para o autor, aquilo que o outro faz ou diz a você tem a ver somente com o outro. E ele se refere a tudo, desde opiniões e comentários a atos amorosos ou violentos.

Mayan Warrior And PyramidComo estudiosa do Ho’oponopono, acredito ser importante ressaltar que o 2º compromisso de Ruiz percebe o que o outro faz de uma forma diferente dos nativos havaianos. Aqueles que conhecem o Ho’oponopono sabem que, para seus praticantes, tudo que ocorre na sua vida é de sua responsabilidade. Se alguém o agride, o Ho’oponopono sugere que algo em você foi responsável por isso. Portanto, a prática é de limpeza de memórias, pois são elas as responsáveis pelo que acontece com você hoje. Já para a filosofia Tolteca, tudo o que você faz é de sua inteira responsabilidade, inclusive o que você sente ou pensa quando o outro faz algo com você. Pois o que o outro faz é de inteira responsabilidade dele e está relacionado diretamente com o “sonho” onde ele vive. Portanto, o 2º compromisso ressalta: não se envolva com o sonho do outro. Como você não tem nada a ver com ele, se você se ofende, magoa ou até mesmo se alegra com o que o outro faz, não está fazendo nada além de se misturar com algo que pertence a ele – e não a você.

Acredito que, apesar de parecerem contraditórias, a crença do Ho’oponopono e a Filosofia Tolteca expressam uma mesma ideia: o outro, quando não permitimos, não pode nos afetar.

Mesmo que sejamos nós mesmos os responsáveis pelo que fazem conosco, somos também responsáveis por mudar isso – o outro seria apenas uma espécie de “alerta” para que fiquemos atentos que há memórias em nós que precisam ser purificadas.

Portanto, acredito que uma proposta deve ser adicionada à outra: devemos purificar nossas memórias e não devemos levar nada para o lado pessoal.

Dessa forma, vamos trilhando um caminho de paz interna que começa pela aceitação do outro da forma como ele é – o que vai refletir na aceitação de sermos quem somos. E a “autoaceitação”, o “amor-próprio” e a segurança de não sermos rejeitados (por nós mesmos inicialmente) nos permite trilhar um caminho cada vez mais seguro para a felicidade.

Em breve, escreverei sobre os 2 últimos compromissos e sobre como assumir todos eles pode mudar as nossas vidas.

Aguardem!

Sobre o autor

Leticia Vidigal

Leticia Vidigal

Sou mãe de dois meninos, Pedagoga, Healer Coach e Ho’oponopono Practitioner.

Iniciei meu trabalho com educação em 1996 e atuo como coach desde 2016. Foram 20 anos atuando com a gestão de pessoas em funções como coordenadora e diretora pedagógica para finalmente tomar a grande decisão da minha vida e me tornar coach.

Mas é importante dizer que, desde muito cedo, me questionava sobre a vida, o sentido de estarmos aqui, sobre como ter fé e o que isso significa. Em 2009 entrei em um caminho de busca e desenvolvimento espiritual e pessoal que me trouxe respostas para essas perguntas. Fui também abençoada com respostas para os problemas que enfrentava no meu dia-a-dia e força para continuar minha jornada com mais alegria e a certeza de que não estamos desamparados ou sozinhos.

Em 2015 iniciei minha página Ho'oponopono Anjos no Facebook, algo que se tornou uma grande paixão e fonte de mais aprendizado. Em seguida fiz minha formação de coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching e o Ho’oponpono Practitioner pelo Awakened Millionaire Institute de Joe Vitale (autor do livro Limite Zero). O que escrevo aprendi através desses cursos e através de uma busca incessante por conhecimento que me desse apoio espiritual. Hoje, mesmo quando enfrento problemas difíceis, me considero uma pessoa feliz e grata.

Meu desejo é que todos possam encontrar essa felicidade que vivencio no meu dia a dia. O esforço deve ser diário e a atenção constante. Mas o resultado é um caminho sem volta para uma vida extraordinária.

Pedagoga pela UFMG, pós graduada em Supervisão e Coordenação Pedagógica pela PUC-MG, pós-graduada lato sensu em Educação – ênfase na ação pedagógica pela CEPEMG e pós-graduada lato sensu em Gestão de Projetos e Parceria para o desenvolvimento do acionista e da família empresária – PDA - Fundação Dom Cabral. Formada em Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Coaching Financeiro pelo Instituto Coaching Financeiro. Formada em Ho’oponopono Practitioner pelo Awakened Millionaire Institute.

Visite minhas páginas:

Facebook: Crescer Espiritualmente
Twitter: @LETICIAVIDIGAL
Instagram: @hooponopono.anjos/
Site: hooponoponoanjos.com