Autoconhecimento PNL - Programação Neurolinguística

Reprograme a sua mente para o sucesso

Elaine Pera
Escrito por Elaine Pera

Todos nós buscamos o sucesso e para cada um, este sucesso pode se apresentar de diversas maneiras. Para alguns pode ser “ter dinheiro”, outros pensam em “ter bons relacionamentos”, quem sabe “ter um bom trabalho”, ou sair-se bem nas tarefas cotidianas, mas o mais importante é perceber que o tal sucesso não é uma estrela brilhante que cai sobre a cabeça de alguém e lhe garante boas realizações.

O sucesso é, na verdade, a consequência de uma mente poderosa e de crenças positivas que garantem àqueles que as tem autoconfiança, coragem e empreendedorismo, características estas fundamentais a todos que se sobressaem e criam um futuro de muitas conquistas.

Se você deseja o sucesso, a primeira coisa que deve fazer é perceber se seus pensamentos estão de acordo com o sucesso que você almeja.

Woman celebrating running and training success on countryside road during sunset or sunrise. Female runner raising arms towards the sun.

Você realmente acredita em si mesmo?

Acredita que é capaz de realizar coisas notáveis?

Acredita que o sucesso é para você?

Se pensou em responder “não” ou “talvez” para uma dessas questões, talvez seja porque não tem certeza de que suas crenças estão a serviço do sucesso, e onde há dúvida ou incerteza, há descrédito, e sem se dar o crédito devido, você verá o sucesso cada vez mais longe.

Crenças são experiências vividas por você mesmo, pela sua família ou por alguém a quem você identifica como pessoa de valor e de importância e, por isso, você aceita e assina embaixo. Algumas crenças também podem estar ligadas a pensamentos religiosos, filosóficos ou mesmo culturais; e é necessário passar um pente fino nessas frases e certezas para garantir que elas não estejam te levando na direção contrária do que deseja.

Se você verbaliza:  

“A vida é um desafio, uma batalha onde preciso vencer um dragão a cada dia.”

Com esta frase na cabeça, com certeza você estará ocupado demais com sua espada, matando dragões, e não terá tempo de realizar algo mais prazeroso que lhe traga a sensação de alegria e satisfação consigo mesmo.

Sabemos hoje que a mente tem uma similaridade com os computadores; se você instala um programa, todo o sistema vai reproduzir ações que atendam aos comandos deste programa.

Crenças são programas mentais que você instalou em algum momento e tudo o que acontece em sua vida hoje é uma consequência destes programas, portanto, se o sucesso não está acontecendo, está na hora de alterar os programas, ou seja, rever as crenças e substituí-las por outras mais positivas e possibilitadoras.

Reprogramar a mente significa tirar o valor, negar ou ignorar a velha informação e fortalecer e validar a nova. Um bom exemplo pode ser você dizer a si mesmo: Parece engraçado pensar na vida como um desafio ou uma batalha, isto é só história de filme. Na verdade, a vida é mágica, maravilhosa, uma aventura divertida que me leva a ter um sucesso atrás do outro em tudo que realizo”.

Assim, você primeiro deleta ou diminui a intensidade emocional negativa que a crença ou frase lhe trazia (desafio, batalha, dragão) e coloca uma emoção positiva e promissora (mágica, maravilhosa, aventura).

Passe, então, a observar todas as palavras que lhe geram esforço, medo, impotência e substitua por termos que lhe ativem o poder de realizar, de vencer e, só assim, o sucesso pode deixar de ser só uma palavra e se tornar uma realidade em sua vida.

Se você deseja estudar ou pesquisar mais sobre reprogramação mental, poderá encontrar na PNL (Programação Neurolinguística) várias técnicas que lhe ajudem a operacionalizar estas mudanças de forma significativa.

Sobre o autor

Elaine Pera

Elaine Pera

Formada em Comunicação Social e Pedagogia com Pós Graduação e Especialização em Qualidade e Terapia Floral. Em 1990 iniciei meus estudos na área Terapêutica envolvendo quatro aspectos do ser humano.

O psíquico-mental através de cursos e formações na área da Programação Neurolinguística, Terapia da Linha do Tempo, Hipnose Ericksoniana e Constelação Familiar.

O emocional e físico através de técnicas terapêuticas como o Reiki, Cromoterapia, Florais de Bach e Massagem Bioenergética.

O espiritual através de conhecimentos e aplicações na linha da Cura e Apometria Quântica e estudos sobre a Grande Fraternidade Branca e a ação dos 7 raios, Tarô mitológico e Numerologia pessoal e Empresarial.

O objetivo do meu trabalho é caminhar junto, ser uma facilitadora para que cada um possa se sentir seguro para olhar para si mesmo e suas experiências, acolhendo-as, transformando-as e levando-as a frente para abrir novos caminhos, obter mais confiança em suas realizações pessoais.

Além dos atendimentos pessoais, workshops e trabalhos em grupo, também sou professora e facilitadora dos cursos de Terapia Floral e Cromoterapia, tendo realizado diversas turmas e cursos no SENAC-Saúde e em outros Espaços e Clínicas do ABC e SPaulo.

Telefone: 11 4221.1164 e 11 4228.2804
E-mail: [email protected]