Saúde Integral

Os aprendizados do CoronaVírus

Vírus do COVID-19 sendo representado
123RF

Os aprendizados do novo coronavírus: onde está o poder da sua Vida? Reflita comigo: diante desse período do isolamento contra o novo coronavírus, cada pessoa, família e meio social, está privado de conviver com as outras pessoas e até de ir trabalhar, de executar essa força tão importante do desenvolvimento físico, de personalidade e de garantia de viver a vida de forma ativa.

Com isso, diante desse isolamento pessoal, você acha que a sua satisfação, prazer de vida, está diretamente ligado ao seu poder de Ação (atrelado a sua personalidade, aos seus gostos e a sua forma de ser)?
Em colocar em prática a sua força física, a sua personalidade, em ter garra, em fazer, mesmo com certo cansaço físico, cada uma das suas responsabilidades diárias, em sua casa, no trabalho, em seus estudos?
Ou está na força do seu Pensamento, que vem antes das suas ações, de por fé na escolha dos pensamentos que realmente quer realizar e não em colocar em prática os pensamentos que determinada situação possa estar te causando?

Mulher sentada ao lado de uma janela com os olhos fechados
Natalia Figueiredo/Unsplash

Dessa forma, este artigo tem o propósito de levá-lo a refletir sobre o tempo em que vivemos, que a cada momento está nos pedindo para valorizar a forma como estamos vivendo o nosso dia a dia.
Assim, quanto o novo coronavírus afeta diretamente o funcionamento dos pulmões, este órgão tão importante a respiração […], também representando a importância do relacionamento humano, de entrar e sair o ar, em primeiro pensar e depois concretizar ações a cada uma das experiências de vida.

Pois, nos dias atuais, diante de tantas obrigações, grande parte das pessoas age de forma automática, intolerante e sem valorização do que faz, refletindo diretamente as dificuldades no convívio com a sua família e em outros relacionamentos, com os amigos, cansaço no trabalho, mau desempenho nos estudos, conflitos sociais etc.

Mulher de frente para uma janela pensativa
Daria/Unsplash

Porém, diante desse caos, nos convidando a termos maior conscientização, nos impedindo de repetir alguns hábitos (que às vezes nem percebemos que temos, de tão rápido que praticamos), que de um lado podem nos trazer o domínio do que fazemos, a rapidez do agir. Mas de outro, pode nos fazer repetir ações que nos trazem dores, mágoas, falta de reflexo ao verdadeiro amor, dedicação que tanto queremos conquistar, quanto no melhor relacionamento com a nossa família.
É como querer tapar a abertura de um buraco.
Pense comigo: dentro do reconhecimento do que esta acontecendo, o mais importante não é tapar o buraco (as dores, as mágoas, o nervosismo ou o problema). É identificar o que está causando esse Buraco. Acessando e superando essa força de dor ou dificuldades que já passaram ou que estão passando.

Casal sentados em um sofá com um cachorro em sua frente
Sarandy/Unsplash

Garantindo maior possibilidade para ter saúde, paz, amor e melhores relacionamentos com as pessoas dentro e fora da sua casa.
Pense com carinho nessa visão, nessa reflexão para sua vida.
Reflita sobre que está acontecendo, sobre como está agindo em seu dia a dia.

Você também pode gostar

Aproveitando, reflita sobre essa frase, filosofia tão bonita de Ayrton Senna:

“Eu tenho o direito dado por Deus para vencer”

Tenha um ótimo dia!

E até o próximo artigo com novas reflexões e aprendizados!

Sobre o autor

Celso de Godoy Junior

Celso de Godoy Junior

Atua há mais de dez anos na área da educação e gestão de pessoas, é escritor, terapeuta, palestrante e gestor de treinamento de liderança pessoal e profissional. Possui mais de dois anos de experiência como professor de graduação de pedagogia, pós em arteterapia e psicopedagogia.

Paralelamente às suas inúmeras experiências sociais, em escolas, profissionalmente e demais conflitos humanos (falta de interesse nos estudos, nos trabalhos, desrespeito aos outros profissionais e desmotivações entre ambas as partes), realiza projetos com palestras educacionais em instituições do ensino básico, superior e empresarial. Enfatiza a suma necessidade do desenvolvimento de um novo olhar sensitivo à iniciativa e à resiliência individual, por meio do cultivo da empatia e da humanização recíproca. Orienta cada professor, estudante e colaboradores do meio corporativo à conscientização em suas ações, reações e obtenção de melhores resultados em suas experiências de vida.

Telefone e WhatsApp: 11 99604-7018
Facebook: Celso G. Jr
E-mail: [email protected]

Ateliê terapêutico: em Bragança Paulista-SP