Saúde Integral

06 de abril Dia Nacional de Mobilização pela Promoção de Saúde e Qualidade Vida

Senhora fazendo exercícios na academia
Dmytro | 123RF
Anna Maria Oliveira

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”

Organização Mundial da Saúde

Vamos refletir sobre como estamos, cada um e todos, investindo em saúde, bem-estar e qualidade de vida?

A Terra está vivendo uma experiência histórica, diante da necessidade de isolamento social, para a manutenção da vida com qualidade.

É tempo de rever nossos valores, prioridades, propósitos, parcerias, cuidado com a terra, água, ar e fogo.

Pessoa mexendo no celular no escuro com máscara no rosto
Foto de Engin Akyurt no Pexels

É tempo de compreender profundamente a lição que um vírus está nos trazendo, mudando o status quo do planeta, dizendo:

“Ei… seres humanos, o que vocês estão fazendo honestamente uns pelos outros? Eu vim para lhes mostrar que todos são iguais, não faço distinção entre classes sociais, países desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.

Todos vocês são importantes para mim… líderes mundiais, mulheres, homens, crianças, idosos.

E vocês? O que e quem importa para vocês?”

Acredito que o vírus é o pano de fundo para que possamos olhar a realidade instaurada muito antes de seu “surgimento”: ganância, competição, exploração, egoísmo, poder, exclusão, preconceito, ausência de amor, baixa autoestima, pensamentos negativos, desconforto existencial, consumismo, excesso de informações, desconexão com a natureza humana e divina.

Acredito que o bem-estar de todos os seres vivos precisa, urgentemente, de novas ações coletivas, cuidado amoroso genuíno, prevenção acessível a enfermidades do corpo e da alma, preservação em massa de todos os ecossistemas que cooperam com a qualidade de vida planetária.

Pesquisadores comprovam que o isolamento social está cooperando com a Natureza, ela está respirando mais e melhor com a redução de poluentes e sem a presença humana produzindo lixos físicos e mentais.

Vale a pena fortalecer e viabilizar o acesso às terapias integrativas para ajudar a humanidade no fortalecimento da qualidade de vida para todos.

O Ayurverda, conhecimento médico milenar, que significa “conhecimento ou ciência (veda) da longevidade (ayus)”, reconhece a saúde não apenas como ausência de doença, mas como bem-estar físico, mental e espiritual, compreendendo o ser humano em todas as suas dimensões e em todas as etapas da vida.

Itens para prática de Ayurverda
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay

“O Ayurveda acredita que toda a forma de existência, animada ou inanimada, é composta por uma Consciência Absoluta (a presença do Criador em cada criatura) ou corpo espiritual, pela Consciência Individual (fruto do desejo e que representa o papel de cada um na história da criação), pelo Intelecto (inteligência sem emoções com capacidade de discernimento entre o certo e o errado no cumprimento do papel individual de cada criatura), pelo Ego (memórias de experiências vividas em cada existência e instinto de sobrevivência), pela Mente Pensante (responsável pelas emoções, dúvidas, fantasias e desejos) que além de ser um órgão de interação entre as informações vindas dos órgãos dos sentidos também determina a ação adequada de adaptação às exigências do meio ambiente), pelos órgão dos sentidos (percepção dos cinco sentidos) e, finalmente, pelo corpo físico (responsável pelas ações). Quando a relação entre todos esses elementos é harmônica e não há conflitos entre eles, desfrutamos de um estado de plena saúde”.

Antonio Cesar Ribeiro Silva Deveza

Considerando esse conhecimento científico clássico, como podemos promover individual e coletivamente um estado de plena saúde para cada um e para todos?

Como sair de planos mirabolantes, teóricos, ilusórios e implementar de fato e de direito a qualidade de vida em nossa casa chamada TERRA?

Esse é um dos maiores desafios que se apresentam em nosso planeta, em especial em nosso país.

Gota de orvalho caindo de planta
Foto de Pixabay no Pexels

Povos ancestrais nos orientam sobre o assunto, dizendo:

“Conheça a sua verdadeira natureza

Aprenda a agir de acordo com o seu potencial

Escolha o seu próprio caminho

Cuide da saúde da sua casa interior e exterior

Seja responsável pela saúde do planeta

Respeite todos os seres vivos

Seja grato à terra, à água, ao ar e ao fogo

Honre os seus ancestrais

Ame as crianças e os mais velhos

Seja um líder servidor

Valorize suas intuições

Ame a si mesmo

Expresse a sua sabedoria interior”

Deixo uma sugestão de prática para nos inspirar e fortalecer nossa natureza interior

Meditação andando (Mah Peh Tcho)

Prática dos nativos de Utes do Sul, Colorado – USA – Michele Rosiane de Oliveira

Você também pode gostar

“Em pé, mentalize sua intenção e a transforme em uma imagem forte. Caminhando, expresse “Mah”, trazendo os braços em direção ao peito, como se você estivesse puxando a imagem forte para o seu coração… Quando tocar o peito, expresse “Peh”, plantando a imagem no coração com energia e integração. Em seguida, “Tcho”, você deve abrir os braços soltando a energia meditada para o Universo. Praticando a confiança, a fé, você solta e deixa o Universo cuidar e abrir caminhos em sua vida.

Faça isso, várias vezes, “Mah”, “Peh”, “Tcho”, por 10 minutos. Caso não tenha disponibilidade em expressar as palavras ou fazer os gestos, medite caminhando e expressando mentalmente cada gesto e cada palavra, porque o poder da sua consciência pode trazer sensações de bem-estar”.

Abraço super carinhoso!!!!

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: [email protected]
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira