Saúde Integral

Os benefícios da água para sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabia que o nosso corpo é composto de 60% de água? Seu corpo usa água em todas as células, órgãos e tecidos para ajudar a regular a sua temperatura e manter outras funções corporais. Isso acontece porque seu corpo perde água através da respiração, transpiração e digestão. É importante se hidratar bebendo líquidos e alimentos ingerindo alimentos que contenham água.

A quantidade de água que você precisa depende de uma variedade de fatores, incluindo o clima em que vive, como fisicamente ativo você é e se está enfrentando uma doença, ou tiver qualquer outro problema de saúde.

O corpo humano é composto de 60% de água.
Água protege seus tecidos, medula espinal e articulações

Água faz mais do que apenas saciar a sua sede e regular a temperatura do seu corpo; ela também mantém os tecidos em seu corpo úmidos. Você sabe por que sente seus olhos, nariz ou boca secos? Porque é necessário manter níveis bons de umidade nessas áreas sensíveis, assim como no sangue, ossos e cérebro. A água ajuda a proteger a medula espinal e atua como um lubrificante para as articulações.

Ajuda o corpo a remover resíduos

Ingestão de água adequada permite que o seu organismo excrete resíduos através da transpiração, micção e defecação. Os rins e fígado são usados para ajudar a lavar os resíduos, como acontece em seus intestinos.

A água também pode evitar que você fique constipado por suavizar suas fezes, ajudando a mover a comida que você ingeriu através de seu trato intestinal. No entanto, deve notar-se que não há nenhuma evidência que prove que o aumento da ingestão de líquidos cure a constipação.

Impede a desidratação

shutterstock_111132836 Seu corpo perde líquidos quando você faz algum exercício físico, está doente ou está em estado febril. Se você está perdendo fluidos por qualquer uma dessas razões, é importante aumentar a ingestão de líquidos, de modo que você possa restaurar os níveis de hidratação naturais do seu corpo. O seu médico pode também recomendar que você beba mais líquidos para ajudar a tratar outras condições de saúde, como infecções na bexiga e cálculos do trato urinário. Se você estiver grávida ou amamentando, você pode consultar seu médico sobre a ingestão de líquidos, pois é natural que seu corpo precise ingerir mais líquidos que o habitual, especialmente se você estiver amamentando.

Qual a quantidade de água que você precisa?

Não há nenhuma regra dura. Muitos indivíduos satisfazem suas necessidades diárias de hidratação simplesmente bebendo água quando estão com sede. Se você não tem certeza sobre o seu nível de hidratação, olhe para a sua urina. Se é clara, você está em boa forma. Se está escura, provavelmente você está desidratado. Cuide-se! Tente tomar ao menos dois litros de água diariamente, que é o mais recomendado pelos médicos.


• Texto traduzido e adaptado por Natalia Iannone da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]