Saúde Integral

10 sinais que você não está tomando água suficiente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras


Você bebe bastante água?

A água é o principal meio de hidratação para o corpo humano. E, se você não beber água o suficiente, seu corpo não funcionará tão bem quanto poderia. Mais do que isso, a falta de água no organismo pode ter consequências severas.

Seu intestino não vai funcionar direito, seu metabolismo ficará mais lento, seu corpo não vai liberar todas as toxinas que deveria e, consequentemente, você terá retenção de líquido, o que aumenta o inchaço do corpo, além de dores de cabeça e outras consequências.

Por isso, beber água é essencial. E como saber se você está bebendo água o suficiente? Abaixo, você encontra 10 sinais que o seu corpo dá quando não está recebendo hidratação suficiente. Veja, reflita e hidrate-se!

Pele ressecada: sua pele anda mais ressecada do que o normal e não há creme que resolva seu caso? Provavelmente, isso é um sinal de que você precisa se hidratar melhor. Quem bebe bastante água tem a pele saudável e combate o ressecamento natural.

Dor de cabeça: se você tem dores de cabeça constantes e não sabe o motivo, isso pode ser sinal de que o seu corpo precisa de mais água. A desidratação causa dores de cabeça constantes, que passam apenas quando você hidrata o seu corpo.

Urina amarela escura: quanto mais escuro o seu xixi for, mais desidratado o seu corpo está. A urina deve ser praticamente transparente – quando ela está sem cor significa que você está dando ao seu corpo a quantidade de água suficiente para o seu bom funcionamento.

Urina com forte odor: além da cor, o cheiro da urina também pode ser um indicador certeiro a respeito da hidratação do seu corpo. É claro que algumas doenças (assim como alguns medicamentos) podem alterar o odor da urina, mas, em geral, odor forte na urina significa pouca água no organismo. Quando seu xixi está transparente, repare que ele não tem cheiro.

Retenção de líquido: para saber se você está retendo líquido, aperte o punho, a mão, o pé ou o tornozelo por alguns segundos e fazendo força (não a ponto de te machucar). Depois de dois segundos, solte. O local que estava apertando ficou branco? Então, o seu corpo está retendo líquido e você está inchado. Isso é sinal de pouca água!

Sentir fome toda hora: você sente fome a todo o momento e, mesmo comendo, a fome logo volta? Isso não significa que você precise de mais comida; significa, na realidade, que você precisa de água! Um dos sinais que o corpo te manda quando está precisando ser hidratado é a fome. É claro que água não substitui as principais refeições do dia, mas ela não pode ser esquecida!

Boca seca: você vive passando hidratante labial, mas sua boca permanece ressecada? Beba água! Boca seca sem motivo, na verdade, tem motivo: desidratação.

Cabelos opacos: ter cabelos brilhantes depende de alguns fatores: cuidar bem dos fios e da hidratação do corpo. Quanto mais água você beber, mais brilhante o seu cabelo se tornará. Caso seus fios continuem opacos, beba mais água que isso vai ajudar!

Unhas quebradiças: unhas quebradiças também são um sinal de desidratação do corpo. E saiba que, para chegar ao ponto de as unhas ficarem quebradiças por causa de desidratação, é preciso de fato beber pouca água. Então, fique atento! Isso é sinal de que você precisa de muita água (mas muita, mesmo). Essa regra também vale para unhas que descascam, ok?

Dificuldade em perder peso: tudo faz parte de um ciclo: beber água aumenta a saciedade do organismo, faz o metabolismo funcionar mais rápido e, de quebra, diminui a retenção de líquido. Perder peso é pura consequência desse hábito. Logo, quanto menos água beber, mais dificuldade de perder peso você terá.


Escrito por Giovanna Frugis da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]