Nutrição Saúde Integral

Combinações de alimentos que fortalecem sua saúde

Escrito por Eu Sem Fronteiras
Alguns alimentos sozinhos já fazem muito bem, mas existem combinações de alimentos que fortalecem a saúde. Duvida? Apresentaremos duplas alimentares poderosas para várias finalidades.

1. Iogurte natural e grãos integrais 

Os probióticos do iogurte e as fibras dos grãos ajudam a regular o intestino. O cálcio, a vitamina D e o magnésio do iogurte melhoram a saúde óssea.

2. Maçã e canela 

A pectina, mucilagens e goma são fibras presentes na maçã e têm poder para diminuir o colesterol ruim. A canela também ajuda a reduzir o colesterol ruim e baixar os níveis de glicose.

3. Azeite de oliva e vegetais verdes escuros 

O ômega 3 do azeite de oliva ajuda a diminuir o colesterol ruim e protege a saúde cerebral. O nitrato dos vegetais verdes escuros estabiliza a pressão arterial e tem ação antienvelhecimento.

4. Grão-de-bico e beterraba 

A vitamina B6 do grão-de-bico evita anemia, mantém a saúde do cérebro e ameniza sintomas da TPM. O magnésio da beterraba regula a pressão e deixa os ossos fortes.

5. Carne e couve 

A carne tem ferro, nutriente que previne anemia. A couve tem vitamina C que também previne o problema.

6. Feijão e tomate 

A vitamina C do tomate fortalece o sistema imunológico, evita o envelhecimento precoce e facilita a absorção do ferro presente no feijão.

7. Mel e aveia 

Essa combinação rica em fibras, cálcio, ferro em vitaminas A, C e E turbina o sistema imunológico, dá energia, reduz o colesterol, ajuda a emagrecer e ainda deixa a pele bonita.

8. Chá verde e Matcha 

O chá verde é rico em vitaminas do complexo B, tem ação antienvelhecimento, reduz o colesterol ruim e melhora a saúde das artérias. Já o matcha é a folha do chá verde desidratada e moída, considerada mais nutritiva e que diminui o estresse.

9. Frutas e vegetais alaranjados e gorduras boas 

A coloração indica a presença de carotenoides, pigmentos que fortalece a imunidade e evita problemas cardíacos. A ação dos carotenoides é potencializada se combinada com as gorduras boas contidas nas castanhas, azeite de oliva, salmão e atum.

10. Alface e grão-de-bico 

As fibras da alface melhoram a saúde do intestino e o cálcio protege os ossos. Seus talos ainda são nutritivos e contém substâncias calmantes como a lactucina e a lactupicrina. Já o triptofano presente no grão-de-bico, está relacionado com a produção de serotonina, o famoso hormônio do bem-estar.

11. Frutas vermelhas e hortelã 

Os antioxidantes das frutas vermelhas evitam o envelhecimento precoce e fazem bem ao cérebro. A hortelã melhora a digestão.

Inclua essas duplas alimentares poderosas em seu cardápio hoje mesmo! E como alimentação saudável é algo que se aprende desde criança, que tal dar uma olhadinha em como incentivar os pequenos a comerem alimentos saudáveis?


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br