Nutrição Saúde Integral

Os benefícios do mirtilo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você já ouviu dizer que tamanho não é documento? No caso do mirtilo, não é mesmo! Apesar de ser uma fruta pequena, seus benefícios para a saúde são enormes. Considerada uma das frutas mais populares do mundo, o fruto nativo do Norte da Europa começou a ser cultivado no sul do Brasil, por volta de 1980, e hoje é bem fácil encontrá-lo por aqui.

Também conhecido como blueberry, aqui no Brasil é comum encontrar a fruta congelada nos supermercados. Isso não atrapalha em nada; muito pelo contrário, porque o congelamento garante que as substâncias boas da fruta sejam preservadas pelo período de seis meses.

Entre os principais benefícios do mirtilo, podemos destacar:

1- Fonte de antioxidante

Pequenininha e poderosa, a fruta é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, como flavonóides caroteno-β, luteína, zea-xantina etc.

2- Pouca caloria

Cerca de 100g do fruto fresco fornecem apenas 57 calorias. Em contrapartida, o alimento possui inúmeros nutrientes que colaboram com a saúde do corpo, por exemplo fibras solúveis dietéticas, minerais, pigmentos antioxidantes e vitaminas.

3- Combate o envelhecimento

Como dissemos, a fruta é rica em antioxidantes que ajudam a proteger a pele de rugas, manchas etc. Além disso, o mirtilo possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as acnes, espinhas e furúnculos.

4- Reduz o açúcar no sangue

O mirtilo possui ácido clorogênico, que contribui para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

5- Rico em vitaminas A, B, C e E

As vitaminas A, B, C e E funcionam como potentes antioxidantes e todas elas podem ser encontradas no mirtilo. Além disso, ele possui uma pequena quantia de vitaminas do complexo B, que atuam ajudando o corpo a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras.

6- Fonte de minerais

A fruta contém potássio, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial; manganês, utilizado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase; cobre, que contribui para a produção de células vermelhas; e ferro, extremamente necessário para a formação de glóbulos vermelhos.

7- Perda de peso

Pesquisas indicam que o consumo da fruta pode auxiliar na perda de peso. Pobre em calorias e com pouca quantidade de gorduras, por outro lado o mirtilo é rico em vitamina C, que auxilia a reduzir a gordura do corpo.

8- Protege o trato urinário

Ingerir mirtilo ajuda a combater algumas bactérias, como b-coli, evitando a infecção de urina.

9- Ajuda na saúde do coração

Reduz o nível de colesterol LDL e de triglicérides.

10- Auxilia na digestão

Como a fruta é rica em vitamina C, auxiliando a limpar o trato digestivo.


Texto escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]