Autoconhecimento

Os livros influenciam a sua vida?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você é uma pessoa que tem o hábito de ler? Sabia que isso pode ter mudado a sua vida sem você nem ter notado?

Os livros que lemos influenciam muito o que pensamos, como pensamos e porque pensamos. É uma conexão com as respostas que precisamos para evoluir.

Entrar em contato com a palavra de outra pessoa é muito importante. Assim como outras artes, a leitura tem um papel crucial em preencher as lacunas da nossa alma com histórias e inspirações. É graças aos livros que muitas pessoas decidiram tomar um rumo na vida.

A expressão através das palavras é tão importante quanto a fala e nos ajuda a explorar lados desconhecidos da mente. A expressão através da leitura nos conecta com nossos verdadeiros sentimentos e com o mundo que nos cerca.

“Uma pessoa que tem o hábito de ler se torna mais concentrada e capaz de dialogar”

Também é por meio da leitura que nos transportamos para o desconhecido e alimentamos a nossa imaginação.

Os livros causam um efeito diferente em cada leitor, permitindo uma maior percepção do mundo, modificando a forma como pensamos, agimos e sentimos as coisas.

Não é à toa que nos sentimos tristes ao terminarmos um livro. Acabamos nos conectando tanto aos personagens, ao ambiente, como se estivéssemos lendo um pedaço da nossa vida, conhecendo algum amigo. Algumas vezes, sentimos que a história foi baseada nas nossas próprias experiências, tornando assim a leitura um momento de autoconhecimento.

Algumas pessoas acreditam que um livro é capaz de mudar uma vida – e é mesmo. Vários leitores e escritores relatam experiências de renovação depois de criarem ou lerem uma história.

Na maioria das vezes, pessoas com dificuldade em socializar procuram no livro um tipo de conforto e amizade. Livros são na verdade meios de transporte que nos possibilitam pensar profundamente e conhecer o que existe de melhor em cada uma das pessoas, inclusive em nós mesmos.

Existem relatos por todo mundo de pessoas que estavam solitárias, doentes, presos a uma cama, que leram um livro tão inspirador que foi capaz de dar o ânimo necessário para que elas não desistissem. Algumas até começaram a escrever sua própria história, baseando-se em personagens favoritos de outros livros.

A leitura é uma corrente do bem.  A influência de um livro no comportamento social pode ser gigantesca, pois quem lê se sente compreendido e começa a procurar pessoas que também se sintam. Pessoas tímidas conseguem se conectar com o mundo através da leitura.

Não é à toa que sagas literárias como Harry Potter e O Senhor dos Anéis são um sucesso pelo mundo inteiro, criando comunidades, jogos e encontros mesmo depois de tantos anos de seu término. O que importa é a mensagem que se passa e não há quanto tempo ela foi passada. A mensagem que um livro passa não tem prazo de validade.

Ler nos faz mergulhar em outro mundo, notar o que somos incapazes de ouvir e ver no nosso interior. Quem lê presta mais atenção ao redor e consegue se conectar com os outros.

Um livro pode influenciar a vida de uma pessoa para sempre. Foi o caso de Luiz Fernando Veríssimo, uma criança tímida que encontrou meios de expressar na leitura e escrita, se tornando hoje um dos autores mais bem-humorados do Brasil.

Não é fácil alimentar o hábito da leitura na era da tecnologia, mas vale muito a pena. Ler funciona como um remédio para a alma e ajuda muito nas relações humanas, modificando o convívio social e possibilitando uma nova visão de mundo.

“Os benefícios da leitura são inúmeros e podem ser psicologicos, fisícos ou emocionais”

Ler ajuda no desenvolvimento pessoal, estimulando a reflexão dos nossos valores e pensamentos. É uma ótima maneira de relaxar a mente e estimula a nossa criatividade e vontade de aprender.

A pessoa que lê não conhece a solidão, não fica triste ou entediada por muito tempo. Conversar sobre o que se lê também é uma ótima forma de fazer amizades, rendendo sempre assuntos interessantes e debates que estimulam a sua mente.

A informação presente em um livro é valiosa. Existem livros sobre todos os tipos de assunto, por isso as informações contidas nas páginas podem ajudar em todos os setores da vida.

Crie o hábito da leitura e evolua!


Texto escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]