Empoderamento Feminino

Os quarenta são os novos 30 do século XXI

Você já percebeu que, no século XXI, ter 40 anos de idade não é mais um sinal de velhice? Em outros tempos, como as pessoa se casavam antes dos 20, atingiam o auge das próprias vidas aos 30 anos. Agora, o auge pode começar depois dos 40, principalmente para as mulheres. Aprenda mais sobre o assunto!

Quem são as mulheres do nosso século que chegaram ou passaram dos 40 anos? Dizem que os 40 são os novos 30, então quem somos nós na fila do pão? Velha demais para uma noitada e nova demais para cadeira de balanço e tricô? O artigo que você vai ler será uma pequena observação e vivencia que eu mesma fiz. O meu perfil de quarentona vem crescendo absurdamente e você sabe qual é? Solteira, empreendedora, sem filhos, independente e que ama a liberdade. Mas nem todas são assim, existem as solteiras com filhos, as casadas, as empreendedoras que sustentam sozinhas sua família e ainda arruma tempo para fazerem as unhas. Isso gente, embora às vezes o desânimo é tão grande que nem fazer as unhas ou o cabelo temos, algumas vezes é falta de tempo mesmo.

A mulher de hoje descobriu que não precisa ser casada para ser feliz ou impor respeito perante a sociedade como era no tempo das nossas avós. Conquistamos cargos altos em empresas, somos responsáveis por segmentos que até pouco tempo só os homens poderiam ser. Uma grande conquista que vem crescendo graças a muita luta e determinação. E com isso veio à força da mulher que mostrou o quanto somos fortes, poderosas e que damos conta do recado. Somos as protagonistas da nossa história, não dependemos de ninguém, temos amigos, trabalho, fazemos o que queremos e na hora que queremos.

Mulher mais velha trabalhando em seu computador.
instaphotos / Canva Pro

Como dizia meu pai: “a melhor idade da mulher são os 40, pois já estão maduras, sabem o que querem e são independentes.” Ele não estava errado, metade da nossa vida foi estudando, descobrindo quem somos, namorando, casando e tendo filhos. A outra metade é descobrindo se tudo que fizemos foi certo, apanhando, separando, trocando de profissão, casando novamente, namorando ou curtindo a solteirice. Tudo isso dando aprendizado, experiência e força. É a fênix renascendo em cada etapa da nossa vida.

A mulher de quarenta anos ou mais não tem a preocupação de estar velha pra sair, colocar tatuagem ou namorar um homem mais jovem. Nós queremos ficar bonitas, com as contas pagas, o botox em dia e a casa arrumada. Tudo isso quem paga somos nós e não alguém que pergunta o que vamos fazer com o dinheiro ou como foi caro o salão. Lembrando amigos que toda regra tem exceção e existem homens maravilhosos que apoiam a mulher.

Você também pode gostar:

Outro dia mesmo encontrei com uma amiga que estava com suas amigas no barzinho perto da nossa casa. Todas com mais de quarenta anos, nesse barzinho havia vários senhores e senhoras curtindo a musica ao vivo. O que eu presenciei foi algo que gostaria para minha velhice. Duas vovozinhas dançando super felizes e uma delas com seu neto, muito lindo gente. A outra mais nova ficou ali por mais de uma hora, ou seja, a vovó tinha mais pique do que eu que estava sentada cheia de dores nas costas. É o que sempre falo, a vida é um aprendizado com altos e baixos, mas nunca devemos deixar a nossa essência de lado. Precisamos alimentar nosso espírito com boas energias e mantê-lo sempre jovem. Se você tem espírito antigo, alimente com coisas que faz bem, tudo na vida é aprendizado e mesmo na dor estamos aprendendo. Quis escrever esse artigo sem pesquisa ou estatísticas, pois queria mostrar a realidade sem filtro o que eu mesma vivo e vejo por ai. Então meus amigos não importa a idade que temos, mas cada etapa, aprendizado e evolução, somos seres humanos em eterna evolução, com erros e acertos, mas sempre buscando a felicidade, o equilíbrio e o amor.

Sobre o autor

Priscila Sarmento

Formada em publicidade pela Escola Técnica de Publicidade e Propaganda — ETEC, em 2000. Superior completo em jornalismo pela Faculdade Candido Mendes — UCAM, em 2005. Pós-graduada em marketing também pela Faculdade Candido Mendes — UCAM, em 2009. Especialização em marketing digital EAD na UCAM, em 2019.

Jornalista na empresa de RH Simetria, assessora de comunicação na Fiocruz — INI, desenvolvimento de cooperado na UNIMED.

Realizei alguns trabalhos com criação de materiais publicitário, diagramação e arte como freelancer.

Email: pris.sarmento@yahoo.com.br
Linkedin: Priscila Sarmento
Facebook: prissarmento
Instagram: @prissarmento