Convivendo

Os símbolos da páscoa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A Páscoa é uma celebração essencialmente cristã. A data marca o dia no qual Jesus Cristo, três dias depois de ter sido crucificado, ressuscitou. No entanto, com o passar do tempo, alguns novos símbolos da Páscoa começaram a redefinir o significado dessa festividade.

O que poderia ser somente um almoço para trocar agradecimentos, fazer orações e se deliciar com uma refeição farta, tornou-se, após a incorporação de elementos pagãos, uma festa para trocar ovos de Páscoa de chocolate ou ovos de galinhas decorados.

Um elemento que foi incorporado à Páscoa é o culto à fertilidade realizado por povos celtas. No Hemisfério Norte, a primavera começa em uma data próxima à Páscoa. Nesse momento, então, tudo poderia florescer e nascer. A deusa cultuada nesse dia é Ostera, a deusa da primavera.

Talvez você até já soubesse sobre a relação entre a Páscoa e a fertilidade, porque ela é representada por um dos símbolos da Páscoa. Se você ainda não sabe qual símbolo é esse, confira a lista abaixo para descobrir o que cada símbolo da Páscoa representa para essa comemoração.

Símbolos da Páscoa

1) Ovos de Páscoa

 símbolos da páscoa

Os ovos de galinha integravam os rituais de fertilidade dos povos celtas, pois representam a forma de nascimento de um ser. Sendo assim, o ovo aparece como um dos símbolos da Páscoa por representar o nascimento, ou, para a religião cristã, o renascimento de Jesus Cristo.

Os ovos de galinha já foram decorados com tinta e corante e trocados entre as pessoas, mas atualmente o ovo de chocolate é que se tornou popular. Menos decorativo do que os ovos coloridos, os ovos de Páscoa são um presente para saborear.

2) Coelhos de Páscoa

 símbolos da páscoa

Outro elemento que remete à fertilidade é o coelho. A Páscoa, depois do inverno, no Hemisfério Norte (onde se localizavam as pessoas pagãs), marca o momento no qual os coelhos saem em busca de novas pretendentes para acasalar.

Com uma gestação que dura um mês, as coelhas geram de quatro a cinco filhotes. Por causa dessa característica que permite a reprodução em larga escala, os coelhos são um símbolo de fertilidade que também traz um elemento pueril à celebração.

3) Cordeiro

 símbolos da páscoa

A imagem do cordeiro está presente como um dos símbolos da Páscoa por fazer referência à religião cristã. Esse animal representa o sacrifício que Jesus Cristo fez em prol de toda a humanidade, assumindo os pecados cometidos por ela, apesar de ser inocente.

4) Vestes brancas

 símbolos da páscoa

Na Páscoa, é comum que as pessoas usem roupas brancas para a celebração. Além de representar a paz que a ressurreição de Jesus Cristo trouxe, as vestes brancas simbolizam a vitória Dele sobre a morte. É uma cor que pode estar presente também na arrumação da mesa para as refeições, por exemplo.

5) Sepulcro vazio

 símbolos da páscoa

Como a Páscoa é um momento para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, a imagem de um sepulcro vazio é um dos símbolos da Páscoa. É por meio dele que se transmite a ideia de que o filho de Deus ressuscitou depois de ter sido crucificado pelas pessoas por quem se sacrificou.

Você também pode gostar:

6) Círio de Páscoa

Em missas de Páscoa, é comum ver uma vela acesa queimando no altar. Esse é o círio pascal que, assim como as vestes brancas e o sepulcro vazio, representa a vitória da vida sobre a morte, trazendo a luz de Jesus Cristo ressuscitado.

7) Peixe

O peixe, que é uma das refeições durante a Páscoa, também é um símbolo dessa celebração. Esse animal representa o milagre da multiplicação do alimento e a renovação de cada indivíduo. Por ser um animal aquático, o peixe faz referência ao processo de batismo e de purificação de uma pessoa.

8) Colomba de Páscoa

Como no Hemisfério Norte a Páscoa acontece no início da primavera, a colomba pascal é um dos símbolos da Páscoa. Isso porque na Itália era comum comer um pão recheado com frutas desidratadas em celebração a essa época do ano, que representa o florescimento e a germinação.

9) Pão e vinho

 símbolos da páscoa

O pão e o vinho são dois símbolos da Páscoa que estão presentes em outras celebrações cristãs. Enquanto o primeiro representa o corpo de Cristo, o segundo representa o sangue Dele. Ambos são uma forma de lembrar do sacrifício que Jesus fez por cada pessoa.

10) Sino

 símbolos da páscoa

Quando o sino de uma igreja badala em um domingo de Páscoa, a mensagem que se transmite por meio desse símbolo é a da ressurreição de Jesus Cristo. É como se o sino tocando indicasse o momento em que Jesus voltou a viver.

11) Girassol

 símbolos da páscoa

O girassol é um dos símbolos da Páscoa. Essa associação se dá porque o girassol é uma planta cujo movimento acompanha o Sol. Nesse sentido, o Sol deve ser entendido como o poder de Jesus Cristo, sendo que as pessoas devem estar sempre voltadas perante Ele.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]