Convivendo

Os símbolos da páscoa

Mãos brancas segurando ovos coloridos.
Sergiy Bykhunenko / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Páscoa é uma celebração essencialmente cristã. A data marca o dia no qual Jesus Cristo, três dias depois de ter sido crucificado, ressuscitou. No entanto, com o passar do tempo, alguns novos símbolos da Páscoa começaram a redefinir o significado dessa festividade.

O que poderia ser somente um almoço para trocar agradecimentos, fazer orações e se deliciar com uma refeição farta, tornou-se, após a incorporação de elementos pagãos, uma festa para trocar ovos de Páscoa de chocolate ou ovos de galinhas decorados.

Um elemento que foi incorporado à Páscoa é o culto à fertilidade realizado por povos celtas. No Hemisfério Norte, a primavera começa em uma data próxima à Páscoa. Nesse momento, então, tudo poderia florescer e nascer. A deusa cultuada nesse dia é Ostera, a deusa da primavera.

Talvez você até já soubesse sobre a relação entre a Páscoa e a fertilidade, porque ela é representada por um dos símbolos da Páscoa. Se você ainda não sabe qual símbolo é esse, confira a lista abaixo para descobrir o que cada símbolo da Páscoa representa para essa comemoração.

1) Ovos de Páscoa

Ovos coloridos.
ROMAN ODINTSOV  / Pexels

Os ovos de galinha integravam os rituais de fertilidade dos povos celtas, pois representam a forma de nascimento de um ser. Sendo assim, o ovo aparece como um dos símbolos da Páscoa por representar o nascimento, ou, para a religião cristã, o renascimento de Jesus Cristo.

Os ovos de galinha já foram decorados com tinta e corante e trocados entre as pessoas, mas atualmente o ovo de chocolate é que se tornou popular. Menos decorativo do que os ovos coloridos, os ovos de Páscoa são um presente para saborear.

2) Coelhos de Páscoa

Coelho cinza.
Pixabay / Pexels

Outro elemento que remete à fertilidade é o coelho. A Páscoa, depois do inverno, no Hemisfério Norte (onde se localizavam as pessoas pagãs), marca o momento no qual os coelhos saem em busca de novas pretendentes para acasalar.

Com uma gestação que dura um mês, as coelhas geram de quatro a cinco filhotes. Por causa dessa característica que permite a reprodução em larga escala, os coelhos são um símbolo de fertilidade que também traz um elemento pueril à celebração.

3) Cordeiro

Cordeio branco.
Kat Jayne / Pexels

A imagem do cordeiro está presente como um dos símbolos da Páscoa por fazer referência à religião cristã. Esse animal representa o sacrifício que Jesus Cristo fez em prol de toda a humanidade, assumindo os pecados cometidos por ela, apesar de ser inocente.

4) Vestes brancas

Mulher branca usando roupas brancas.
Anete Lusina / Pexels

Na Páscoa, é comum que as pessoas usem roupas brancas para a celebração. Além de representar a paz que a ressurreição de Jesus Cristo trouxe, as vestes brancas simbolizam a vitória Dele sobre a morte. É uma cor que pode estar presente também na arrumação da mesa para as refeições, por exemplo.

5) Sepulcro vazio

Túmulo.
Brett Sayles / Pexels

Como a Páscoa é um momento para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, a imagem de um sepulcro vazio é um dos símbolos da Páscoa. É por meio dele que se transmite a ideia de que o filho de Deus ressuscitou depois de ter sido crucificado pelas pessoas por quem se sacrificou.

Você também pode gostar

6) Círio de Páscoa

Vela acesa.
Pixabay / Pexels

Em missas de Páscoa, é comum ver uma vela acesa queimando no altar. Esse é o círio pascal que, assim como as vestes brancas e o sepulcro vazio, representa a vitória da vida sobre a morte, trazendo a luz de Jesus Cristo ressuscitado.

7) Peixe

Peixes.
Alexander Zvir / Pexels

O peixe, que é uma das refeições durante a Páscoa, também é um símbolo dessa celebração. Esse animal representa o milagre da multiplicação do alimento e a renovação de cada indivíduo. Por ser um animal aquático, o peixe faz referência ao processo de batismo e de purificação de uma pessoa.

8) Colomba de Páscoa

Colomba pascoal.
milla74 / 123rf

Como no Hemisfério Norte a Páscoa acontece no início da primavera, a colomba pascal é um dos símbolos da Páscoa. Isso porque na Itália era comum comer um pão recheado com frutas desidratadas em celebração a essa época do ano, que representa o florescimento e a germinação.

9) Pão e vinho

Pão com taça de vinho ao lado.
hudsoncrafted / Pixabay

O pão e o vinho são dois símbolos da Páscoa que estão presentes em outras celebrações cristãs. Enquanto o primeiro representa o corpo de Cristo, o segundo representa o sangue Dele. Ambos são uma forma de lembrar do sacrifício que Jesus fez por cada pessoa.

10) Sino

Sino dourado.
Mike / Pexels

Quando o sino de uma igreja badala em um domingo de Páscoa, a mensagem que se transmite por meio desse símbolo é a da ressurreição de Jesus Cristo. É como se o sino tocando indicasse o momento em que Jesus voltou a viver.

11) Girassol

Girassol.
cottonbro / Pexels

O girassol é um dos símbolos da Páscoa. Essa associação se dá porque o girassol é uma planta cujo movimento acompanha o Sol. Nesse sentido, o Sol deve ser entendido como o poder de Jesus Cristo, sendo que as pessoas devem estar sempre voltadas perante Ele.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br