Autoconhecimento Coaching

Oxigenando Planos

Inspiration concept crumpled paper light bulb metaphor for good idea
Lumini
Escrito por Lumini

Ao iniciar minha carreira como coach, percebi que uma das maiores dificuldades dos coachees era a imaginação. Digo imaginação no sentido mais completo da palavra: “faculdade de criar a partir da combinação de ideias”. Por se tratar de palavra feminina, a fertilidade de seu sentido nos remete à riqueza, à completude, ao todo.

De maneira nata, as crianças e os artistas têm esse dom. Eles desconhecem o significado do fim, da transitoriedade. Tal possibilidade os engrandece na medida em que a mente se vê absolutamente livre para pensar, para criar. Sem limites e sem julgamentos.

Nessa linha de pensamento, antes de mais nada, o primeiro passo a ser dado por qualquer pessoa que se interesse pelo Coaching é o de se permitir pensar e absorver novos conhecimentos. Estar aberto ao desconhecido e ao lúdico significa repensar a vida através de novos ângulos, novas percepções e descobertas.

Ao longo deste caminho, conceitos são desfeitos, referências são questionadas e crenças são substituídas. A construção de um planejamento de vida não se deve engessar por confortáveis norteadores de ideias. Tudo aquilo com rota pré-definida e padrões já conhecidos é de certa forma contaminado por experiências vividas.

A young thoughtful business lady is dreaming about building of a business plan for business development. Business plan sketch is drawn on the black chalkboard.

O que se deseja é justamente o oposto. A possibilidade da dúvida só nasce a partir do novo, do desconhecido. OXIGENAR PLANOS é a ideia imperativa. As chamadas PERGUNTAS PODEROSAS, ferramentas muito utilizadas pelos coaches, nos levam a reflexões inimagináveis. Consequentemente, desbloqueamos nossas pseudo amarras e autocensuras.

As mudanças por si só já trazem incômodos, desconfianças e inseguranças, mas em momentos de crescimento pessoal esta nova rota torna-se necessária. É o verdadeiro despertar. Como dizia Guimarães Rosa: “o real não está na saída nem na chegada; ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.  A travessia pode ser entendida como o caminhar, onde coach e coachee investigam conjuntamente elementos necessários para esta empreitada.

E assim nos questionamos: qual o foco? Onde queremos chegar? Qual meu propósito de vida? Quais são minhas reais dificuldades? O que me fez chegar até aqui? O que gostaria de mudar em minha vida? Quero mudar? O processo de autoconhecimento é desafiador. Talvez uma das experiências mais ricas que o ser humano possa experimentar.

A riqueza da mente humana cada vez mais surpreende a todos: médicos, terapeutas, mentores espirituais, filósofos etc. Entretanto o exercício da autobusca é particular, é único, talvez doloroso, talvez surpreendente, mas certamente um caminho de luz e de empoderamento.

Sobre o autor

Lumini

Lumini

Vivemos em uma sociedade competitiva, desafiadora e, de certa forma, caótica. Alinhar os desafios profissionais e os anseios pessoais é desafiador e nos exige cada vez mais planejamento de vida, autoconhecimento e decisões sensatas.

LUMINI se propõe a oferecer conteúdo de qualidade que facilite essa jornada, além de possibilitar sessões de autoconhecimento para aqueles que buscam o seu propósito de vida (Ikigai, planner de vida e técnicas meditativas).

Em nosso blog, informações e conteúdo de qualidade relacionados à mente humana, comportamento e temas correlatos.

LUMINI nasceu do meu legado, do meu IKIGAI: trazer LUZ aos pensamentos de pessoas que buscam paz, sensatez e equilíbrio por meio do autoconhecimento. Em cada sessão, trabalhamos com o foco da conversação e reflexões. O pensar toma lugar do fazer em um primeiro momento. Ações corretas sempre são precedidas de autoconhecimento.

Ana Morado possui sólida experiência nas áreas de treinamento, planejamento e marketing. Sua vivência internacional no Canadá (Montreal e Ottawa) e Inglaterra agregou valores substanciais para o planejamento de grandes mudanças. Neste momento de vida, resolveu mergulhar no maravilhoso processo de autoconhecimento das pessoas por meio da MEDITAÇÃO e do IKIGAI.

Além de professora de planejamento estratégico por cerca de dez anos, sempre liderou equipes e é apaixonada pela gestão de pessoas.

Administradora de empresas, possui MBA em marketing pela FGV e concluiu seu mestrado em ciência da informação pela Université de Montreal – Canadá e UFMG na área de saúde. Além disso é especialista em coaching, comportamento e zen-budista (certificação em zen-budismo com MONJA COEN).

E-mail: [email protected]
Site: mentelumini.com
Facebook: mentelumini
Instagram: @mentelumini