Autoconhecimento

Os três Eus e o Dilema do Eu Verdadeiro

Carlos Sampaio
Escrito por Carlos Sampaio

O autodomínio acontece quando você se aceita de forma integral. É a aceitação de você mesmo como sendo um pacote com coisas boas e coisas nem tão boas.

Então vamos considerar que você tenha três Eus, da seguinte forma:

O EU VERDADEIRO, o EU ESCONDIDO e o EU IDENTIDADE.

Muito bem, com base nisso, o objetivo deste texto será gerar subsídio para fortalecer a sua autoimagem para o sucesso, permitindo sua aceitação de forma integral.

Quanto mais íntegro você estiver, mais confiante será e melhores resultados você colherá, por que você deixa de gastar energia à toa, segurando seu eu verdadeiro no “porão” da mente. 

Mãos de um monge budista em oração.

Você, a partir da escolha de enfrentar e solucionar aquilo que não está confortável dentro de você, por considerar ruim, está também segurando o poder imenso do seu EU VERDADEIRO, que espera silenciosamente que você o reconheça.

Bem, na sua essência existe apenas o EU VERDADEIRO. Esse Eu representa a realidade de quem você é.

Acima do EU VERDADEIRO, você esconde os medos, inveja, vergonhas, culpas, o receio dos outros identificarem suas fraquezas. Esse é o EU ESCONDIDO ou EU sombra. É um EU temido. Mas esse Eu é você também!

O EU IDENTIDADE é o eu que fingimos ser. Se você souber fingir bem, você vai se apresentar com esse Eu sendo o único que as pessoas vão conseguir enxergar. É a imagem que você projeta ao mundo. Ela é baseada mais no desejo de encobrir quem você tem medo de ser e menos naquilo que você é de verdade.

Sem se dar conta, você se aperfeiçoa tanto, racionalizando e intelectualizando coisas, para que ninguém note deficiências. Sem se dar conta, você nega uma parte de si. 

Estátua de Buda.

Entretanto, isso tem um custo. Uma perda de energia, como se você tivesse de ficar constantemente segurando vários balões no fundo de uma piscina. Em alguns momentos eles escapam e é preciso mais força.

A grande perda é que, com isso, você não se conecta com o EU VERDADEIRO e fica preso a um padrão prejudicial ao seu desenvolvimento potencial. É uma perda de tempo para preservar aparências.

O EU ESCONDIDO. É aquele Eu que você teme ser reconhecido.

Simples assim! Para identificar as coisas que fazem parte do Eu escondido (autoimagem negativa), você pode ficar atento a quais os tipos de expressões, situações ou coisas que lhe dizem e que perturbam você.

Homem hindu cheio de pinturas e roupas coloridas.

Você também pode gostar de:

Identificando essas situações, escreva em uma folha de papel qual seria o oposto de cada um desses aspectos do seu Eu escondido. Com isso você ficará, gradativamente, mais consciente e diminuirá a pressão e o desgaste de segurá-los.

Aceitando as figuras de medos, receios, restrições, preconceitos; e as reconhecendo como parte de você, você dará luz a elas e começará a se libertar para o Eu Verdadeiro assumir o controle.

O EU VERDADEIRO: “esse é o cara”, é quem você realmente é.

Fantástico, carismático, confiável, poderoso, competente e autêntico.

Estátua de uma deusa hindu.

Para identificar ou certificar-se do Eu Verdadeiro, pergunte-se: Quem você é se ninguém estiver observando você? O que faria de diferente na vida se você se sentisse totalmente seguro? Como seria sua vida se não tivesse nenhum medo?

Se as respostas trouxeram para você uma sensação agradável de poder e bem-estar, então você já sabe como é o seu Eu verdadeiro.

Mas se ainda não teve essa sensação é porque você ainda precisa trabalhar as questões que estão presas no Eu escondido, escondendo uma autoimagem negativa.

Conclusão 

Considere como principal ponto neste texto a ideia de que quando você começa a viver seu EU VERDADEIRO, mais fácil, feliz e eficaz você será.

Corpo em meditação.

Por fim, usando sua imaginação, faça o seguinte exercício:

Olhos fechados… relaxe as pálpebras e o corpo todo.

Imagine o seu EU VERDADEIRO sorridente, esplêndido, poderoso.

Observe como seu EU VERDADEIRO conversa com outros, lida com problemas e trabalha seus objetivos.

Depois de visualizar o EU VERDADEIRO como poderoso e magnífico, assuma a identidade dele, sinta como ele, veja como ele e ouça como ele.

REFERÊNCIA
Mude sua vida em 7 dias. Paul Mckenna

Você pode gostar de outros artigos desse autor. Confira também: Campo morfogenético – A força invisível que afeta sua vida.

Sobre o autor

Carlos Sampaio

Carlos Sampaio

Carlos atua com consultoria, coaching e mentoring para processos de mudança de vida nas áreas financeira, profissional e de negócios.

Esses atendimentos personalizados abrangem planejamento de finanças pessoais e também consultoria financeira para pequenas empresas.

As palestras e os cursos têm o forte impacto de mudança comportamental, aliando a abordagem de coaching e o conhecimento financeiro como foco profundo para organização financeira e assim levar ao estado de independência financeira.

Sampaio desenvolve um trabalho de educação financeira e desenvolvimento pessoal no YouTube.

O canal Carlos Sampaio, em maio de 2019, tem mais de 85 mil inscritos, mais de 300 vídeos, quase 4 milhões de visualizações, com mais de 40 horas de gravação em vídeos gratuitos sobre comportamento pessoal e finanças pessoais.

É criador do programa completo de educação financeira “Prosperidade Financeira” (seis pilares sobre tudo que é preciso para dominar as finanças no dia a dia).

Carlos é administrador de empresas, especialista em finanças, desenvolvimento humano e possui diversas formações de coaching com certificação internacional pelo IAC – International Association of Coaching EUA. Também é certificado em governança corporativa pelo IBGC.

Sampaio tem ajudado extraordinariamente centenas de pessoas, no Brasil e até no exterior.

Também já ajudou a transformar diversas empresas em “cases” de sucesso.

Carlos também fez carreira como executivo financeiro e de recursos humanos, atuando em diversos grupos de empresas multinacionais e de diferentes segmentos de negócios, como bancos, indústria, agronegócio, comércio e serviços.

Nosso trabalho é ajudar no planejamento financeiro pessoal completo, considerando sempre o elo de ligação comportamental que busca ajudar a formação de novos jeitos de pensar finanças e a vida como um todo.

Acreditamos que atitudes simples em finanças são definidas primeiramente pelo pensamento (consciente ou inconsciente), então como economizar dinheiro ou sair das dívidas, aumentar a renda existente, começar a investir ou ter uma visão mais abrangente de suas finanças nas muitas áreas da vida, primeiro se apresenta na mentalidade existente em cada pessoa.

Da mesma forma, também ajudamos com a consultoria financeira pequenas e médias empresas a encontrarem solução para gestão financeira de seu negócio, considerando o conhecimento de Carlos Sampaio, acumulado por mais de 25 anos na gestão financeira de empresas.

Acreditamos nos processos de coaching, aplicados a projetos pessoais, como finanças, negócios, carreira, autoconhecimento e preparo para enfrentar desafios, com centenas de horas de atuação e eficácia comprovada. Nosso atendimento possibilita soluções tanto para questões pessoais quanto profissionais para executivos, advogados, vendedores, empresários etc.

O coaching é uma solução para as pessoas presas em velhas formas de pensar e sentir sobre si mesmas ou sobre sua situação na vida e no trabalho que não conseguem sair sozinhas.

Nós atuamos com cursos, consultorias, coaching, mentoring e palestras. Você pode acessar nossas novidades acompanhando o canal no YouTube, Blog, Instagram e página do Facebook ou adquirindo nossos cursos, atendimentos personalizados ou palestras.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: sampaiosucessofinanceiro.com.br
Facebook: sampaiosucessofinanceiro
Instagram: @sampaiosucessofinanceiro
YouTube: CarlosSampaioSucessoFinanceiro
LinfedIn: Carlos Sampaio