Autoconhecimento

Pensamento positivo faz bem ao coração

Mulher sorrindo.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Que o pensamento positivo tem o poder de transformação diante algumas situações, isso é incontestável, mas, além disso, ele pode também reduzir o risco de problemas cardíacos. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, pessoas otimistas têm praticamente 50% menos risco de passar por alguma doença do coração.

A pesquisa constatou que pessoas com pensamento positivo possuem melhores índices de colesterol e açúcar no sangue. Além disso, pessoas otimistas costumam ser mais ativas fisicamente e se alimentam melhor, mantendo o corpo mais saudável.

A outra explicação para este dado envolve os mecanismos biológicos. As pessoas com pensamento positivo reduzem o risco de inflamação crônica e ativação do sistema nervoso simpático. Ambos representam a maior taxa de problemas cardiovasculares.

"Begin each day with a grateful heart"
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Julia Boehm, autora do estudo realizado no Departamento de Sociedade, Desenvolvimento Humano e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, diz que “Nós descobrimos que fatores como otimismo, qualidade de vida e felicidade estão associados ao menor risco de AVC (acidente vascular cerebral) sem contar com fatores como idade, status socioeconômico, peso e se é fumante (…). Essas descobertas sugerem que enfatizar os pontos fortes psicológicos ao invés de simplesmente atenuar os déficits pode melhorar a saúde cardiovascular”.

Homens e mulheres podem ser afetados por problemas relacionados ao coração. Quanto melhor for o cuidado com a saúde corporal e mental – e isso inclui a positividade –, menores poderão ser os riscos.

Os efeitos do pensamento positivo ao coração

Mulher soltando bolhas de sabão.

Você deve saber que pensar positivo é um dos principais regentes para que as coisas aconteçam também de forma positiva. Por outro lado, o pensamento negativo é o principal regente das situações negativas. Logo, fazer a escolha do pensamento positivo pode ser muito essencial ao coração, e não só a ele, mas também a todo o corpo.

Em se tratando de coração, quando mantemos a frequência de pensamentos positivos, temos em nossas mãos o controle da nossa saúde. A grande maioria das doenças – senão todas – ocorrem por meio das nossas crenças e pensamentos do dia. Ou seja, se estamos sempre pensando que algo ruim vai acontecer, realmente acaba acontecendo. Automaticamente, esse modo de pensamento e essas crenças tomam o controle do nosso corpo e afetam a nossa saúde, incluindo o coração.

Então se você começar a reparar bem nas coisas que pensa durante o dia, será capaz de identificar o padrão da sua mente e, assim, terá a oportunidade de mudá-lo. Caso contrário, a tendência é sempre a mesma: dar tudo errado.

O pensamento positivo dá ao coração alimento para que você vá atrás do que deseja. Além disso, ele é responsável por trazer a criatividade e a inspiração necessária para acreditar na vida e em tudo de bom que ela tem a nos oferecer. O pensamento positivo desperta em todos nós a capacidade de amar a nós mesmos e, consequentemente, o próximo.

Se todas essas capacidades saem do coração, certamente o pensamento positivo é superbenéfico para ele, certo? Mantendo seu pensamento no formato positivo, o seu coração físico e a vida se tornarão leves e graciosos.

Dicas para alimentar o pensamento positivo

Se você está disposto a mudar seu padrão de pensamentos, nós temos algumas dicas bem básicas que podem te ajudar firmemente.

Esteja disposto a identificar o lado negativo

Temos que aprender a conviver com o lado escuro para captarmos o melhor do nosso lado luz. Todos nós temos esses dois lados em nossa essência! O primeiro passo é este: identificar a negatividade que a sua mente está alimentando para que, em seguida, você possa fazer o trabalho de trazer a luz a ela.

Sorria!

Mulher sorrindo.

Busque momentos de riso e gargalhadas intensas, nem que seja vendo um simples vídeo no YouTube. Apenas sinta-se aberto para sorrir. Quando nós sorrimos, estamos mostrando ao corpo que nos sentimos bem. Em casos mais sérios, rir pode ser uma boa alternativa também. Em vez de levar tudo para o lado do estresse, busque sempre compreender as situações e puxá-las para um contexto engraçado. Quando resolvê-las, sente-se e comemore rindo do que passou. Não faz mal algum!

Fique próximo de pessoas positivas

Você é o que você come e também é a média das pessoas com as quais você anda. Portanto busque sempre estar com pessoas positivas e de bem com a vida. Mantenha distância de pessoas que estão sempre reclamando das coisas, pois energia não é vista, mas é sentida e descarregada. Atente-se!


Você é seu melhor amigo

Cuide de você, dos seus pensamentos e admire seus potenciais. Uma pessoa que cuida de si mesma é alguém que consegue manter a positividade diariamente. Lembre-se de que você é seu único melhor amigo e de que só você é capaz de fazer coisas que podem mudar a sua vida. Trate-se com positividade!

O pensamento positivo é um hábito, assim como o pensamento negativo. Por isso não se esqueça de que, se você foi capaz de montar padrões negativos, você também pode montar os padrões positivos.


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