Autoconhecimento

Pensamento positivo faz bem ao coração

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Que o pensamento positivo tem o poder de transformação diante algumas situações, isso é incontestável, mas, além disso, ele pode também reduzir o risco de problemas cardíacos. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, pessoas otimistas têm praticamente 50% menos risco de passar por alguma doença do coração.

A pesquisa constatou que pessoas com pensamento positivo possuem melhores índices de colesterol e açúcar no sangue. Além disso, pessoas otimistas costumam ser mais ativas fisicamente e se alimentam melhor, mantendo o corpo mais saudável.

A outra explicação para este dado envolve os mecanismos biológicos. As pessoas com pensamento positivo reduzem o risco de inflamação crônica e ativação do sistema nervoso simpático. Ambos representam a maior taxa de problemas cardiovasculares.

pensamento positivo

Tradução: Comece cada dia com o coração cheio de gratidão.

Você também pode gostar:

Julia Boehm, autora do estudo realizado no Departamento de Sociedade, Desenvolvimento Humano e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, diz que “Nós descobrimos que fatores como otimismo, qualidade de vida e felicidade estão associados ao menor risco de AVC (acidente vascular cerebral) sem contar com fatores como idade, status socioeconômico, peso e se é fumante (…). Essas descobertas sugerem que enfatizar os pontos fortes psicológicos ao invés de simplesmente atenuar os déficits pode melhorar a saúde cardiovascular”.

De acordo com os dados do Hospital do Coração (Hcor), cerca de 30% das mortes no Brasil, são ocasionadas por doenças no coração. Os homens, acima de 55 anos, são maioria, representando quase 60% deste número. Porém, o número de jovens, entre 20 e 40 anos, com problemas cardiovasculares tem aumentado consideravelmente.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]