Autoconhecimento

Doses para ampliar seu autoconhecimento hoje!

Existem vários sinais que indicam que uma pessoa está em estado de negação.

A negação é um mecanismo de defesa inconsciente, em que o conflito emocional e a ansiedade são evitados para que não sejam reconhecidos os pensamentos, sentimentos, impulsos, desejos que conscientemente não toleramos.

É uma maneira de preservar o estado emocional, inconscientemente, das emoções negativas.

Por exemplo, uma pessoa que tem uma doença grave, mas não quer se cuidar. A pessoa foge da realidade e nega que está doente. O melhor a fazer seria a aceitação e não a fuga, porque, quanto mais se foge de um problema, mais ele cresce.

Seja qual for o tipo de sofrimento que possamos ter, ele não nos define. Somos humanos e temos a possibilidade de transformação.

Nossa autoconfiança pode ser abalada por várias coisas, desde experiências mal resolvidas até um cotidiano repleto de coisas que gostaríamos que não acontecessem.

O primeiro passo para restaurá-la é reconhecer que essas experiências não deram certo e aprender com elas.

Perdoar-se pelos seus erros, admitir suas fraquezas, ressaltar as qualidades e conquistar, estar aberto para as mudanças acontecerem em sua vida e trabalhar o autoconhecimento — tudo isso ajuda a resgatar a sua autoconfiança.

As terapias podem ajudar você nesse processo.

O significado de organização vai muito além de arrumar seu quarto e fazer a cama todos os dias.

Mulher com as mãos juntas, rezando. No fundo, há um corredor grande
Machekhin Evgenii / Shutterstock.com

A organização nos permite elevar o nosso autoconhecimento, uma habilidade essencial para uma vida equilibrada e feliz.

Enquanto isso, a desorganização pode esconder uma dor muito mais profunda do que pensamos ou até mesmo uma patologia.

O mais importante é tomar consciência de que a mudança precisa ser feita.

Se você percebeu isso, procure reprogramar a sua mente. Busque olhar mais para si mesmo, organize um pouquinho a cada dia, mude suas coisas, guarde suas roupas, sempre sendo grato por dar o primeiro passo.

Essa ação vai trazer leveza, tranquilidade e bem-estar para você.

Às vezes, nós nos culpamos pela forma como o outro reagiu a uma determinada situação, mas nem tudo é sobre nós.

Pode ser que o outro só esteja tendo um dia ruim, ou esteja preocupado com alguma outra coisa que nem tem relação com você.

Levar tudo para o lado pessoal torna a situação mais pesada e difícil de ser resolvida e nos faz criar ressentimentos de pessoas com quem, às vezes, precisamos conviver. Além disso, aumenta as oportunidades de novos conflitos surgirem por um mal-entendido.

Você também pode gostar:

Por isso, aprenda a relevar e considerar outras possibilidades que possam ter levado o outro a ter determinada reação.

Isso pode trazer harmonia e leveza para a sua vida!

Sobre o autor

Carla Marçal

De uma carreira de destaque em grandes corporações à busca incansável por um propósito mais profundo, minha jornada de vida tem sido uma busca constante por significado e realização. Como psicóloga integrativa de formação, alcancei o sucesso profissional em níveis diretivos, acumulando todas as conquistas tradicionalmente associadas à felicidade.

No entanto, sempre senti que faltava algo, uma lacuna na minha busca pela plenitude. Paralelamente à minha carreira, mergulhei nos estudos do comportamento humano, obtendo formação como psicodramatista e aprofundando meu conhecimento em coaching, PNL, antroposofia e outras técnicas. Meu objetivo era claro: auxiliar indivíduos e organizações a prosperarem em processos de mudança, humanização e desenvolvimento pessoal e profissional. Mas ainda assim, algo essencial parecia escapar.

Em 2017, um diagnóstico de câncer de tireoide transformou minha vida de maneira profunda. Optei por um período sabático que se revelou um mergulho profundo em busca do meu verdadeiro propósito. Devorei livros, concluí cursos com diversos mentores e explorei todas as ferramentas disponíveis para desvendar meu destino. Foi nessa jornada de autoconhecimento que encontrei o ThetaHealing®, e minha vida deu um giro transcendental.

De cliente, me tornei terapeuta e instrutora oficial dessa incrível técnica. Além disso, obtive a certificação como operadora de mesa quântica estelar e mesa quântica estelar-pets, além de me tornar professora de MQE. Hoje, sou movida por uma paixão ardente pelo que faço, e vivo plenamente de acordo com meu verdadeiro propósito: espalhar luz, boas vibrações, alegria e energias positivas para ajudar pessoas e o planeta a desfrutar de uma vida plena e feliz.

Minha maior realização é auxiliar pessoas e animais a alcançarem a saúde mental, emocional e física que merecem. A transformação de vidas é a essência do meu trabalho, e estou dedicada a disseminar cura, amor e crescimento, proporcionando uma jornada de descoberta e renovação para todos aqueles que cruzam o meu caminho. Acredito que todos podem alcançar um estado de harmonia, e é isso que me impulsiona a continuar, cada dia, nessa incrível jornada de cura e evolução.

Site: linktr.ee/carlamarcal_
Facebook: carlamarcalpsicoterapeuta
Instagram: @carlamarcal_
Twitter: @carlamarcal
Youtube: Carla Marçal
Youtube: Carla Marçal
E-mail: carlamarcal.psi@gmail.com