Pet

Pets, sono e a fase EM. Porque nossos bichinhos sonham?

Gato bonito dormindo no peitoril da janela em um dia chuvoso
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já se perguntou se os pets sonham? Temos quase certeza absoluta de que sim, afinal por que você estaria lendo um texto como este? Pois bem, aqui vamos te explicar como esse processo lindo e cheio de fofura acontece com os animais.

Sim, os pets sonham e inclusive grande parte de todos os animais também! Mas afinal como você imagina que sejam os sonhos dos nossos animais? Acredite, mesmo que de espécies diferentes, neste ponto eles possuem os mesmos processos que nós, humanos.

Os estágios do sono e os sonhos dos pets

O processo de sono dos pets tem muitas semelhanças com o processo humano. Porém, com eles, o alcance da fase REM é muito mais rápido. Esta fase tem o significado de “rapid eye motion”, ou seja, movimento rápido dos olhos.

cachorro dormindo

É o momento do ciclo do sono, em que é ultrapassado o sono profundo e se chega às vivências muito realistas. A fase REM pode apresentar momentos muito bons, assim como grandes pesadelos.

Antes de chegarem à fase REM, tanto os humanos quanto os animais passam pelas fases EM. Normalmente, o ciclo do sono envolve o sono leve inicial, o sono leve intermediário, o sono profundo e o sono REM.

Os três primeiros ciclos são referentes à fase EM, que podem levar cerca de 90 a 120 minutos. Ao tratarmos dos pequeninos animais, com eles esse processo acontece em cerca de 20 minutos. Desta maneira, a fase REM chega mais rapidamente para eles.

Você também pode gostar de:

O que os pets sonham?

Da mesma maneira que nós sonhamos com situações da nossa rotina, os pets sonham com as situações da rotina deles. Para tentar adivinhar, podemos então observar o que eles fazem enquanto estão imersos na fase REM.

gato dormindo

Os pets sonham e entre esses sonhos pode haver muita ração, petiscos, brincadeiras e pesadelos. Mas, ao contrário do que todos podem pensar, isso não faz mal algum para eles. O importante é respeitar o sono deles e também seus sonhos.

Não se preocupe se encontrar seu cachorrinho quase correndo, ele só está na fase REM. Tente ao máximo deixar com que o sono dele acabe, tudo estará normal quando ele acordar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]