Autoconhecimento Yoga

Plano de Saúde ou Plano de Vida?

Mudra Yoga
Escrito por Mudra Yoga
A escolha é de cada um. Você pode levar uma vida sedentária, com o estresse lá nas alturas por conta dos medos, das preocupações, do respirar mal, do dormir pior ainda, das dores crônicas nas costas, na cabeça, nas articulações, afundando o caminho para os médicos, farmácias e hospitais, dependendo de planos de saúde, cada vez mais caros e menos eficientes, ou você pode escolher o caminho contrário, criar um plano de vida que contemple um viver mais saudável, onde você reserva espaços para se conectar com a sua verdadeira essência, conquistando saúde física, mental e emocional.

Quando praticamos Yoga regularmente passamos a ter um novo olhar sobre a nossa existência.
Um caminho onde você desenvolva a capacidade de ver o mundo com um novo olhar e possa transitar por ele com mais paz e com mais consciência do momento presente. Esse caminho existe e pode ser conquistado de várias maneiras. Uma delas é por meio da senda do Yoga, uma filosofia de vida milenar que pode lhe proporcionar inúmeros benefícios, tornando sua vida mais plena, mais consciente e mais feliz.

Costumo dizer que o Yoga não muda o mundo, o que ele muda é a nossa forma de olhar para o mundo.

O Yoga não acaba com os problemas do mundo, mas com certeza ele nos mostra esses problemas como eles realmente são, simplesmente fatos externos que não fazem parte da nossa essência. E, além do mais, o mundo é o que cada Ser vê.

Uma mesma coisa ou fato pode ser visto de inúmeras maneiras. Aquilo que para uma pessoa se apresenta como problema, para outras se apresenta como oportunidade. Como dizem os marqueteiros de plantão, “enquanto uns choram outros vendem lenços”.

Resumindo, não existe um mundo real e igual para todos, ou seja, o meu mundo é aquilo que eu vejo, ao passo que o seu mundo é aquilo que você vê, mesmo quando ambos estamos olhando para uma mesma coisa. Logo, se o mundo é o que se vê, quando você muda o seu jeito de ver o mundo o seu mundo muda, tudo ao seu redor muda porque o seu mundo interno mudou.

Existem várias modalidades de Yoga disponíveis no mercado, algumas mais serenas que trabalham com maior permanência nas posturas, outras com mais foco no movimento da energia e permanências menores, outras que trabalham tanto a permanência quanto o movimento e acrescentam ainda outros elementos como vencer medos e superar limites, e outras ainda que trabalham com o poder da consciência plena, focando mais no domínio da mente em detrimento do corpo, como podemos ver nos exemplos a seguir.

HATHA YOGA é o Yoga tradicional em que todas as posturas, exercícios de respiração consciente e relaxamento são feitas no solo sobre o seu tapetinho de Yoga. Essa prática contempla a saúde do corpo e da mente como um todo, alonga, fortalece, relaxa e trabalha com bastante permanência nas posturas.

VINYASA YOGA é uma modalidade muito similar ao Hatha, porém trabalha de uma forma mais revigorante, pois executa várias posturas em lindas sequências, sempre fluindo junto com a respiração. Trabalha menos permanência nas posturas e mais movimento entre elas.

AERIAL YOGA é uma nova maneira de praticar Yoga, em que todas as posturas, os exercícios de respiração consciente e o relaxamento final são feitos com o auxílio de tecidos largos e flexíveis que descem do teto em forma de balanços. Esses tecidos sustentam a estrutura óssea do corpo, permitindo maior liberdade e amplitude de movimentos, possibilitando a realização de posturas avançadas do Yoga tradicional, como as invertidas, com muito mais facilidade.

Os principais benefícios são: rápido fortalecimento de braços, pernas e abdômen, redução de dores nas costas e superação de medos. É uma prática de Yoga que tem um caráter mais lúdico e divertido, e oferece resultados muito rápidos.

NIDRA YOGA é uma técnica de relaxamento profundo conduzido, onde o corpo dorme enquanto o sentido da audição e a consciência permanecem despertos. Nesse estado, entre sono e vigília, o subconsciente fica mais receptivo e o praticante trabalha com um propósito específico de algo que ele deseja realizar ou conquistar em benefício de seu próprio Ser.

MEDITAÇÃO é uma prática em que a proposta é estar presente no presente, não no futuro, nem no passado. Com o corpo imóvel e a mente focada a meditação potencializa a concentração, desenvolve a tolerância e o autoconhecimento, preparando o praticante para desenvolver um novo olhar sobre todas as questões da vida, proporcionando paz interior, serenidade e harmonia do Ser consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

No centro de Porto Alegre você encontra todas essas modalidades no espaço Mudrá Yoga com instrutores experientes, vários horários disponíveis e preços superacessíveis.

Agora é com você, faça a sua escolha: Plano de Saúde ou um novo PLANO DE VIDA com saúde plena, disposição e alegria. Se escolher a opção dois, comece já. Pratique saúde, faça Yoga.

Escrito por:

MARIA HELENA LAKSHMI

Instrutora de Yoga, Escritora e Publicitária.


Você também pode gostar de outros artigos:  Yoga e o pote de ouro no final do arco-íris

Sobre o autor

Mudra Yoga

Mudra Yoga

Descrição da Escola
Localizada no Coração de Porto Alegre, a escola Mudrá Yoga foi fundada em 2007 e está preparada para receber o aluno que deseja se desenvolver através da prática regular.
Temos também cursos de Formação para quem deseja fazer do Yoga sua Profissão.
Nossas Redes de Aerial Yoga são instaladas dentro dos padrões de segurança para suportar o peso do aluno que pode executar os exercícios com tranquilidade.
Com várias Professoras em nossa Equipe temos aulas em diversos horários com diferentes tipos de Yoga, tais como: Aerial Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Nidra Yoga e Meditação.
Escolha o tipo de Yoga com o qual você mais se identifica e venha experimentar.
PS.: Temos também Aulas Regulares e Cursos de Formação em Dança Indiana.
--------
Descrição da Principal Escritora nesta Coluna
Maria Helena Lakshmi é a Escritora Responsável por esta coluna. (Outras professoras da nossa equipe também enviarão artigos para esta coluna.)
Praticante de Yoga há mais de três décadas e proprietária da Mudrá Yoga.
Formação acadêmica em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, tendo atuado em várias agências de publicidade e propaganda em Porto Alegre. Ministrou aulas de Pesquisa Mercadológica na UNISINOS como assistente de ensino.
Escritora, com dois livros publicados, e Instrutora de Yoga com formação em várias modalidades:
- Hatha Yoga, com certificação de Cosmelli Yoga Centre e Satyananda Yoga Brasil.
- Vinyasa Flow Yoga, com certificação by Padma Hare, reconhecida pela Aliança Internacional de Yoga.
- Aerial Yoga, com certificação by Sarah Clotworthy de Aerial Yoga Brasil.
- Cursos de Meditação e Mantras, por Sivananda Yoga de Porto Alegre.
- Terapêuta Floral pelo Sistema Florais de Saint Germaim.
- Cursos de Tarot dos Deuses Hindus e Tarot das Flores.
- Viajou à Índia onde fez curso de Concentração Tântrica e experienciou vida de Ashram seguindo suas rotinas.

Contatos
Endereço da Escola
Av. Borges de Medeiros, 343 - Conj. 46
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Fone (51) 3024-0401
WhatsApp (51) 98114-4420
Contato por e-mail [email protected]
Site: www.mudrayoga.com.br
Facebook: /MudraYogaPortoAlegre
Instagram: @/mhlakshmi