Autoconhecimento Saúde Integral

Faça mais com menos estresse

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Trabalhar, socializar, cuidar da casa, da família e dar atenção a todos que precisamos, além de dar conta de diversas outras pequenas tarefas do dia a dia, pode se tornar uma rotina exaustiva e recheada de estresse. Nos sentimos sobrecarregados, mas não conseguimos sair de um ciclo vicioso de mais tarefas, e mais nervosismo, e mais cansaço. Desta forma, vivemos presos em uma vida cansativa e pouco produtiva.

No entanto, algumas dicas podem ajudar a todos que se sentem nesta situação. Mudanças pequenas e práticas simples são capazes de transformar completamente este ciclo de pouca produtividade e muita frustração. Siga a lista de sugestões que indicamos abaixo e mande este estresse desnecessário para bem longe.

Prepare seu dia

É a velha máxima de não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Aproveite o tempo livre na noite anterior, principalmente se for um final de semana ou um dia de folga, para deixar tudo esquematizado para o dia seguinte. Quando acordamos tendemos a ser mais lentos e até um pouco mais irritadiços, o que torna atividades simples como arrumar a bolsa ou o lanche em atividades estressantes. Deixe tudo à mão e organizado para que na hora de sair tenha menos coisas a fazer.

Planeje tempo a mais

Se tem uma reunião marcada para às 9h, se planeje como se tivesse que chegar lá às 8h30. Dessa forma, se imprevistos acontecerem você não ficará nervoso, pois mesmo assim chegará no horário desejado. E se chegar cedo ainda tem um tempinho para relaxar e rever os pontos a serem discutidos.

Faça uma coisa de cada vez

Mesmo que tenha uma infinidade de atividades para colocar em ordem, quanto mais coisas tentar fazer ao mesmo tempo, menos produtivo será, porque você não conseguirá dar a devida atenção que a tarefa necessita. Isso induz a erros e a trabalhos que precisam ser refeitos. Ir com calma e fazer cada coisa no seu tempo sempre será a melhor alternativa.

Trabalhe sem distrações

Quando se propor a fazer uma tarefa importante ignore completamente as outras coisas. Coloque seu telefone no silencioso para que notificações não te distraiam e avise as outras pessoas para o incomodarem apenas em situações de extrema necessidade. Desta forma, você fará sua atividade em um tempo muito menor e com mais atenção.

Faça intervalos com momentos de relaxamento

Por mais atividades que tenha a fazer, ainda precisa de um descanso. Fazer pequenas pausas ao longo do dia e das tarefas tem resultados incríveis. Mais descansado, você produz mais em menos tempo. Se realmente não tiver chance de parar, use seu horário de almoço ou mesmo suas idas ao banheiro como pequenos escapes da realidade. Feche os olhos, respire fundo e relaxe!

Peça ajuda!

Se realmente se sente sobrecarregado e acha que não dará conta de tudo que precisa fazer, não tenha vergonha de pedir ajuda. É a atitude mais nobre que se pode ter. De repente, tem alguém próximo a você que não sabe mais como lidar com o tédio e você nem imagina.

Limite seu acesso à internet

A internet é mágica e nos ajuda a resolver inúmeras tarefas, mas ela também pode ser um labirinto de informações que sugam nosso tempo e nossa energia. Limite a quantidade de vezes que checa seu e- mail e as redes sociais durante o dia. Caso contrário, é bem capaz que o fim do dia chegue e você não tenha feito nem metade das atividades que precisava. Saiba usar a internet a seu favor.

Separe sua vida pessoal

Faça o máximo possível para separar sua vida pessoal da sua vida corporativa. Se dedique ao trabalho nas horas em que se propôs a isso e a seus outros afazeres fora deste tempo. Passar horas no trabalho lidando com situações pessoais e interrompendo seus momentos de lazer para resolver problemas profissionais tende a criar estresse constante. Organize-se!

Cuide de si mesmo

Para ter sua energia sempre em dia certifique-se de fazer as três coisas mais básicas: durma o suficiente, alimente-se bem e exercite-se! São os primeiros passos para uma vida mais produtiva e com menos estresse.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]