Autoconhecimento

Arquétipo do cupido: suas nuances e formas de ativação

O arquétipo do Cupido é a escolha certa para pessoas que desejam exalar amor, paixão e sedução em suas vidas, sempre na dose certa. Também é indicado para criar conexões profundas e relacionamentos saudáveis em diversos âmbitos além do amoroso, como o familiar e o de amizades! Quer saber como ativar o arquétipo do Cupido? Descubra agora.

Já pensou em carregar com você o dom da conquista e exalar paixão, beleza e sedução na dose certa? Isso é possível! E se acha que não consegue desenvolver essas características porque é muito tímido, nós temos uma boa notícia: com o arquétipo do Cupido, você consegue, sim!

De acordo com a mitologia, o Cupido (filho de Vênus, deusa do amor, e de Mercúrio, deus mensageiro) é o deus Eros. Ele vaga pelo mundo com seu arco e carrega uma bolsa cheia de flechas. Quando localiza um casal apaixonado, ele lança suas flechas, fazendo com que fiquem perdidamente apaixonados.

O arquétipo do Cupido carrega várias dessas características da conquista e da paixão, entre tantas outras. Ficou curioso? Então continue lendo para conhecer mais sobre esse arquétipo e descobrir como ativá-lo na sua personalidade!

Antes de mais nada, o que é um arquétipo?

Você provavelmente já ouviu falar na palavra “arquétipo”, não é mesmo? O termo está em alta e não é à toa! Os arquétipos são, basicamente, um conceito da Psicologia utilizado na hora de representar determinados comportamentos.

Esses comportamentos são associados, geralmente, a um personagem, como é o caso do Cupido. Mas existem vários outros que são muito conhecidos, como os arquétipos do Herói, do Sábio, da Sereia e até mesmo da Marilyn Monroe.

Resumidamente, o arquétipo são características e comportamentos sociais que você pode querer ou não ativar em sua própria personalidade. Agora que você já entendeu melhor, confira mais sobre o arquétipo do Cupido.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Qual é o significado do arquétipo do Cupido?

Kunchit2512 / Getty Images / Canva

Como já falamos acima, o arquétipo do Cupido está muito relacionado ao poder de exalar paixão, amor e romance. Mas não para por aí. Esse arquétipo também é essencial para pessoas que buscam maior facilidade em criar conexões e estreitar laços em relacionamentos.

Embora seja muito ligado ao amor romântico, o Cupido também estimula o melhor em qualquer relação que exista amor, como em uma família. Ao ativar esse arquétipo, é possível ter relacionamentos saudáveis em vários âmbitos, sempre com muita consciência emocional, confiança mútua e sentimentos profundos. Legal, né?

Quem ativa as forças desse arquétipo fica mais propenso a ousar, a desenvolver mais coragem e viver de maneira mais livre, com muito mais abertura a experiências e relações que, de fato, têm um significado especial.

Lado luz: as qualidades do Cupido

A energia do amor e da paixão está presente em todos nós. No entanto, nem todas as pessoas conseguem ativá-las e isso pode acontecer por diversos motivos, inclusive traços de personalidade, como timidez.

Ao ativar o arquétipo do Cupido, a pessoa vai ativar, automaticamente, essa energia da paixão. Dessa forma, vai conseguir atrair outras pessoas ao seu redor, mesmo que inconscientemente. E como o Cupido une casais de maneira romântica, geralmente a atração não é apenas sexual e breve, mas sim, apaixonada e duradoura.

A energia do Cupido tende a atrair pessoas valiosas, que completam nossos próprios valores e sentimentos. Dessa forma, as relações são sempre baseadas em confiança, paz e harmonia.

Além disso, esse arquétipo atrai sempre coisas boas. É ótimo para criar conexões diversas, incluindo amizades e maior proximidade com familiares, o que é de extrema importância para uma vida feliz.

Lado sombra: os desafios do Cupido

O arquétipo do Cupido tem várias vantagens e características ótimas. Mas, como tudo na vida, não é feito só de flores e também tem o seu lado sombra.

Se não for utilizado com sabedoria, a sombra desse arquétipo se manifesta, principalmente, em sentimentos de obsessão. Quando há desejo excessivo, a pessoa pode se tornar tóxica e obcecada por outro alguém, tornando o relacionamento sufocante e abusivo.

Em alguns casos, o arquétipo também pode gerar um efeito rebote. Em vez de colaborar com relacionamentos duradouros, a pessoa, ao perceber que consegue seduzir as demais com facilidade, se torna impulsiva e procura apenas por ficadas casuais, sem comprometimento algum com o outro.

Além disso, o comportamento obsessivo pode se apresentar de outras formas, como com o desejo sem fim de encontrar o amor a todo custo, levando a atitudes imprudentes e irresponsáveis.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Como o arquétipo do Cupido pode ser aplicado?

Coração de pirulito
Maki Ochoa / corolens / Canva

Bom, agora que você já está ciente de todos os prós e contras, deve estar se perguntando: como ativar o arquétipo do Cupido?

A aplicação desse arquétipo vai depender da ativação da energia da paixão que há dentro de você. A seguir, trouxemos algumas dicas para alcançar esse objetivo:

Abra o seu coração para o amor: não tenha medo de amar! Para ativar o arquétipo do Cupido, é importante estar com o coração aberto para a possibilidade de amar outra pessoa. Não tenha medo de se arriscar, nem se sinta vulnerável ao se entregar para outra pessoa;

Esteja disponível para o romantismo: o romantismo é peça-chave no Cupido e, para ativá-lo, é importante começar a implantar o romance na sua vida. Desde exemplos mais clássicos, como levar o pretendente ao cinema e depois a um jantar à luz de velas, até dar presentes, como flores no dia a dia. Ser romântico é essencial;

Pratique a coragem e a ousadia: acima de tudo, seja corajoso, ousado e não tenha receios. O arquétipo do Cupido requer muita maturidade e coragem, pois o amor e a paixão também requerem esses pontos.

É claro que tudo isso não surge da noite para o dia, assim como a ativação do arquétipo também não vai acontecer de uma hora para outra. É necessário ter paciência e praticar esses pontos diariamente.

Para ajudar, você também pode meditar e visualizar as características do Cupido que deseja ver em si mesmo. Faça isso algumas vezes por dia, pois pode te ajudar a criar mais coragem.

Você também pode gostar

Busque maior interação social também. Saia com amigos, aproveite as horas de lazer, desenvolva maneiras de se aproximar da pessoa de seu interesse e, dessa forma, aumente sua autoestima e confiança!

O que achou do arquétipo do Cupido? E aí, você gostou das características desse arquétipo? Vai ativá-las em sua personalidade? Conte para a gente nas redes sociais! Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com amigos e familiares que possam se interessar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br