Convivendo

Por que é preciso descansar a mente?

Mulher olhando para varanda enquanto segura uma xícara de café
Ana Cassia Stamm
Escrito por Ana Cassia Stamm

Aqueles feriados e férias tão desejadas! Mal começa o ano e já olhamos quantos feriados teremos. E claro: já entramos em férias ou logo vamos estar. Mas o que tem isso a ver com a nossa mente?

Quem trabalha como eu, na área da saúde, está acostumado a ver que muitas pessoas adoecem logo no início das férias, tanto que isso já rendeu até estudos. Não é um fenômeno exclusivo da estação (verão ou inverno), mas acontece, inclusive, em feriados prolongados e até em alguns dias de folga que podem acabar sendo atrapalhados por sintomas desagradáveis.

O problema parece ser tão comum que tem até um nome: Síndrome ou mal do lazer.

Quem primeiro estudou este tema foi o psicólogo holandês Ad Vingerhoets, da Universidade de Tilburg, em 2001, quando observou que algumas pessoas, particularmente aquelas que trabalhavam sob pressão, caiam doentes assim que tiravam um descanso. O estudo entrevistou quase 2.000 holandeses, homens e mulheres, e descobriu que 3% das pessoas estavam piores nas férias do que nos dias normais de trabalho.

Os sintomas mencionados com mais frequência foram dores de cabeça e de barriga, fadiga, dor muscular e náuseas, gripe, enxaqueca, depressão e ansiedade. Outros pesquisadores esclareceram que a doença apareceria como consequência de um sistema imunológico acelerado.

Mulher olhando pra baixo com a mão na cabeça

Sabemos que depressão e ansiedade têm efeitos no sistema imunológico, como lemos frequentemente em artigos, inclusive para leigos. Nosso corpo liberaria adrenalina e cortisol, dois hormônios estreitamente relacionados com a supressão do sistema imunológico.

Segundo um estudo feito pelo Centro Nacional de Informação da Biotecnologia dos EUA: a queima calórica está mais ligada ao total de tempo “pensando” do que à dificuldade do raciocínio, pensar gasta glicose, o cérebro dos jovens, gasta mais calorias que o dos velhos. Gasta mais energia quem está mais concentrado na tarefa. Uma pessoa que consome uma média de 1.300 calorias por dia pode gastar 260 calorias pensando.

Mas o que poderíamos de fato fazer para que nossos dias de lazer fossem melhores e no dia a dia pudéssemos descansar a nossa mente para que não precisássemos passar por isso?

Homem deitado na rede com seu cachorro ao lado no chão olhando para frente

As pequenas pausas ao longo do dia, ou quando chegamos a casa, ou em intervalos de final de semana, ou folga são apropriados para o descanso. Descansar não é encher a mente de exigências, com os pensamentos pulando e saltitando como macacos, nem para ler o que ficou atrasado, atualizações, entrar no computador e o vilão mais presente: ficar no celular. Nem para planejar uma agenda ou elaborar reuniões para a semana seguinte.

Estes pensamentos impedem que você relaxe! Você precisa acreditar que não está sendo irresponsável, nem começar a se culpar por estar pensando ou fazendo NADA.

O fato de ter férias ou feriados não é por si só reparador. Você está se enganando se pensa que levantar mais tarde apenas e encher a mente de estímulos é descanso.

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Pequenas folgas ou férias são espaços para o relaxamento. Descansar é não exercitar as mesmas funções que te fizeram estar estressado. É respirar, relaxar, repousar, não se esforçar mentalmente durante um período. Não se obrigar a nada. Não listar obrigações.

Pode ser que você queira meditar, fazer algum relaxamento, não abrir e-mails, pegar o celular apenas poucas vezes, tomar sol, tomar um banho demorado, passar um tempo cuidando do seu corpo, brincar com seu bichinho, tomar sol ou andar no verde, enfim… Crie a forma que te trouxer mais descanso, sem instigar a mente aos vícios que te levaram a adoecer. Sem culpa, sem neuras!

Sobre o autor

Ana Cassia Stamm

Ana Cassia Stamm

Palestrante e psicoterapeuta integrativa

Psicóloga, socióloga e historiadora

Fundadora do Despertar do Ser Terapias Vibracionais em São Paulo

Acupunturista, especialista em farmacodependências

Reiki 1, 2, 3 e mestrado

Reiki Karuna 1, 2, 3 e mestrado

Barras Access e Thetahealing

Ativismo quântico

Mesa radiônica

Reiki magnificado

Radiestesia, ervas, cromoterapia e cristais

Feng Shui Lógico

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