Saúde Integral

Relaxe para ter saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A vida é corrida e isso não é segredo para ninguém. Muita gente, inclusive, gostaria de ter algumas horas a mais por dia, além das 24, para conseguir fazer todas as suas obrigações. É exatamente o excesso de cobrança, a correria, as preocupações e as dificuldades da vida que fazem com que, muitas vezes, as pessoas deixem seu bem-estar de lado.

Entretanto, sem nossa saúde e sem nos sentirmos bem é impossível continuarmos no ritmo frenético que as nossas responsabilidades exigem. É preciso tirar alguns minutos por dia para se dedicar a você.

Uma forma de fugir um pouco de todo o estresse e, de quebra, melhorar seu ânimo e sua saúde é aprender técnicas de relaxamento. Aprender a levar a vida de uma forma mais relaxada, mesmo que a correria e as obrigações continuem, é a chave para conseguir  bem-estar. Além disso, relaxar ajuda a diminuir a ansiedade, a controlar o nervosismo, a eliminar medos e a melhorar as funções corporais e mentais.

Você afasta a tensão e o estresse da sua vida pessoal. Você aprende a relaxar todos os músculos, inclusive os que você não percebe que estão constantemente tensionados (tensão crônica), como os das costas e do pescoço, por exemplo.  Algumas técnicas para relaxar são práticas, não requerem conhecimentos prévios e, em poucos minutos, você se sentirá uma pessoa renovada. Se combinadas com a respiração profunda, você ultrapassa o relaxamento muscular e chega ao mental.

Ao exercitar as técnicas, você, com o tempo, se tornará hábil em praticá-las em qualquer lugar e a qualquer momento. Você será capaz de reequilibrar seu corpo e sua mente, tornando-se uma pessoa mais saudável e serena, que sabe se controlar e manter a calma mesmo em situações complicadas.

Coloque em prática as dicas abaixo e perceba diferenças na sua vida!

Momentos de lazer: dar prioridade a momentos de lazer é essencial. Ninguém é feliz vivendo exclusivamente para o trabalho ou para qualquer outro tipo de obrigação. Às vezes, tudo o que você precisa é de um momento para fazer o que quiser, até mesmo se o que você quer fazer é deitar e mais nada. Não importa. Certifique-se de encaixar momentos de lazer e diversão em sua rotina.

Pratique exercícios físicos: escolha exercícios que reduzam o seu estresse, o que varia de acordo com a pessoa. Alguns preferem lutas, outros pilates ou ioga, corrida, ou qualquer outro que, para você, ajude a reduzir o estresse e a gastar energia. Mas, não adianta praticar uma vez por mês. Torne os exercícios uma constante em sua vida, o que significa que ao menos vinte minutos de exercícios por dia devem fazer parte de sua rotina.

Muita água e alimentação saudável: a água ajuda a eliminar as toxinas do organismo. A alimentação saudável faz com que você se torne alguém com mais disposição. Lembre-se que gerir muitas frituras, doces e alimentos pesados podem causar uma série de problemas de saúde.

Relaxamento progressivo: a técnica do relaxamento progressivo consiste em um exercício que relaxa os músculos. Concentre-se em relaxar seus músculos a partir dos dedos dos pés até chegar aos da cabeça. Depois disso, inspire por cinco segundos e contraia todos os músculos do seu corpo (isso inclui os da cabeça, por mais estranho que pareça no começo). Depois, relaxe e expire por 30 segundos. Faça isso no mínimo três vezes para começar a sentir o relaxamento.

Meditação: meditar é um exercício fenomenal para se desligar um pouco dos problemas e demais situações do dia a dia e se conectar com si próprio. Mas é um exercício difícil. No começo, você continua pensando na vida. Por isso é importante praticar bastante, até que você consiga ficar um período de tempo com a mente vazia, descansando de absolutamente tudo, inclusive de prestar atenção no que está à sua volta.

Massagem: massagens também são ótimas para ajudar uma pessoa a relaxar. Você pode investir nessa área, indo a um spa e pagando pelo serviço, ou pedindo para algum amigo ou familiar lhe ajudar. No entanto, se você for uma pessoa realmente muito tensionada, vale a pena procurar um profissional, porque alguém que não entenda de técnicas de massagem pode acabar machucando você em vez de ajudar.

Sinta a natureza: mesmo para as pessoas que sempre viveram em megalópoles e não são muito familiarizadas a elementos naturais, a natureza pode ser uma grande aliada para alcançar o relaxamento. Andar descalço sobre a grama, ouvir o som de uma cachoeira ou queda d’água, sentar na sombra de uma árvore ou colher algumas flores podem ser alternativas ótimas para ajudar a relaxar. Mesmo que seja em um pequeno jardim, em um parque da cidade ou observando o pequeno vaso de flor que você tem na janela, faça o possível para ter mais contato com a natureza.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]