Autoconhecimento Terapia de Regressão

A Importância do Relaxamento na Terapia de Regressão

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel

A Terapia de Regressão é uma técnica holística que auxilia aqueles que buscam respostas coerentes para seus problemas atuais.  Toda dor tem uma origem, e quando os recursos se esgotam, é interessante procurar estender a pesquisa para além das fronteiras comuns.

O objetivo principal da Regressão é resgatar a memória de fatos esquecidos ou reprimidos pela consciência, por serem – possivelmente – muito dolorosos e impactantes para serem recordados. Assim, os “assuntos inacabados” podem ser resolvidos de forma definitiva e a vida pode prosseguir com maior leveza.

Existem diversas técnicas para realizar uma regressão de memória. Estas técnicas foram inicialmente desenvolvidas com uma forte ligação com a Filosofia e a Espiritualidade. Com o passar do tempo, diversos estudiosos e pesquisadores se interessaram pelo tema e começaram a desenvolver novas técnicas.

O psicólogo suíço Carl G. Jung pode ser considerado um dos precursores desta terapia, pois utilizava a técnica chamada “imaginação ativa”, na qual a mente consciente, em um estado de relaxamento, deixava de ser dominante e dava espaço para que a mente inconsciente viesse à tona, trazendo novos conteúdos como imagens, percepções e intuições. O cliente deveria estar tranquilo e sentindo-se seguro, deixando de lado toda expectativa, pressupostos, suposições ou interpretações. O terapeuta recolhia esses dados e, junto com o seu cliente, ajudava a integrar estes conhecimentos à mente consciente da pessoa.

Outros médicos, psicólogos e psiquiatras abandonaram a resistência acadêmica sobre o tema (e o ceticismo dos colegas), passando a pesquisar a possibilidade da existência da consciência, que sobreviveria além do tempo à morte física. Para citar alguns estudiosos, temos: Dr. Morris Netherton (médico americano), Dr. Thorwald Dethlefsen (psicólogo alemão), Dr. Brian Weiss (psiquiatra americano) e muitos outros.

A experiência pessoal do Dr. Morris Netherton é bastante interessante. No início da década de 60, sofrendo de dermatite e úlcera, Morris foi aconselhado a procurar o auxílio de uma psicoterapeuta. Durante a sessão, Morris começou a se sentir muito sonolento e sua terapeuta o incentivou a prosseguir neste estado de quase “transe”. Enquanto ela continuava a falar, ele foi conduzido pelo inconsciente para uma vida anterior, como um prisioneiro no México. Durante todo o processo, Morris também estava consciente de onde seu corpo físico estava e da terapeuta ao seu lado. Depois de algumas sessões, seus problemas na presente vida, relacionados com o que sofreu como prisioneiro em outra encarnação, desapareceram.

Sendo utilizada ou não a hipnose, a base comum entre a maioria das técnicas consiste no relaxamento. Uma pessoa tensa, nervosa e preocupada, dificilmente alcançará um bom resultado.

Praying / Meditating Woman at Dawn / Sunset

Durante a vigília o cérebro normalmente vibra na frequência de 14 até 26 ciclos por segundo (medidos no eletroencefalograma), no estado denominado BETA. Aqui, o lado dominante do cérebro atua, controlando as funções lógicas e racionais.

No estado de relaxamento, com os olhos fechados, o cérebro baixa a frequência vibratória oscilando entre 7 até 13 ciclos por segundo. É o estado ALFA, em que passa a dominar o lado não-dominante do cérebro, responsável pelas funções não-lógicas, intuitivas e criativas. O hemisfério direito é o que mais interessa na experiência de recordar fatos passados, e ele só pode estar mais ativo com o relaxamento adequado.

Em uma sessão de Regressão, o ideal é que a pessoa consiga atingir o estado ALFA, a fim de trazer à tona as vivências pretéritas e que o lado esquerdo do cérebro, responsável também pelo controle da fala, esteja atuando, mas em segundo plano, para conseguir traduzir as experiências que possam ocorrer. O ritmo Alfa é a porta de entrada para um nível superior de percepção, o que facilita o acesso aos registros da própria alma.

Assim, o primeiro passo para uma sessão produtiva é conseguir se colocar em relaxamento. Algumas pessoas têm mais dificuldade e precisam aprender a como relaxar, com a ajuda do terapeuta, que deve utilizar várias técnicas, até encontrar uma que dê melhor resultado para o seu cliente – isto pode levar algum tempo, pois algumas pessoas são muito resistentes. Geralmente, as partes mais difíceis para relaxar são os ombros, pescoço, maxilar e pernas.

Exercícios rápidos e poderosos

Como muitas pessoas não sabem como começar a praticar o relaxamento, eis aqui algumas sugestões:

  1. Procure contrair os músculos do corpo por alguns segundos, soltando-os em seguida e alongando os músculos, em suaves movimentos circulares. Repare a diferença entre a contração e o relaxamento.
  1. Observe sua respiração. Sinta como o ar penetra em seu corpo através das narinas. Sinta o ar sair do corpo. Não é preciso alterar o ritmo, só PRESTE ATENÇÃO. Experimente fazer isto nos momentos de tensão. A ansiedade e o estresse baixam consideravelmente.

Referências

A Alma é um Computador Quântico Conectado ao Universo?

Past Life Therapy Center®  – An In-Depth Discussion on the Netherton – Paul Method of Past Life Therapy and Its History

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

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