Convivendo Jardinagem Sustentabilidade

Por que minhas plantas estão morrendo?

Além de belas, as plantas podem mudar a energia de uma casa e até mesmo nos ajudar a ter uma vida mais saudável. Porém, elas são seres sensíveis e, quando não tomamos os cuidados corretos, começam a murchar, perder a cor e a vida.

Se você chegou até aqui porque não entende a razão de as suas plantas estarem morrendo, continue lendo para conhecer alguns fatores que podem estar causando isso e confira soluções que podem ajudar!

Os animais de estimação estão matando

Os animais de estimação adoram brincar com tudo, incluindo plantas, por isso é comum que os bichinhos cavem a terra do jardim e dos vasinhos, comam as plantas ou até as derrubem. Por isso, se você tem animal de estimação e deseja manter a saúde das suas plantas, procure colocá-las em locais onde os bichos não conseguem acessá-las ou pense em formas de proteger os vasos.

Além disso, algumas plantas podem intoxicar os animais, por isso mantê-las longe deles pode ser uma forma de cuidar do seu bichinho também.

Lagartas estão invadindo suas plantas

As lagartas são as principais pragas que acometem as plantas, e é fácil de identificar sua presença, já que elas deixam um rastro de destruição na planta, principalmente nas folhas. Para lidar com elas, sugerimos o uso de inseticidas industrializados ou caseiros.

Uma sugestão é bater 200 g de cebola e 2 litros de água e deixar a solução em uma garrafa por 10 dias. Depois, basta diluir 330 ml da mistura em 1 litro de água e aplicar nas plantas.

As plantas estão sendo pouco regadas

Você tem medo de regar suas plantas demais? Então elas podem estar sofrendo com a falta de água. Para manter a saúde da sua planta, é importante que você aprenda sobre as necessidades de rega dela.

Além disso, também é importante considerar a época do ano, porque no inverno, por exemplo, a água demora mais para evaporar da terra, portanto a quantidade de regas deve ser reduzida, enquanto no verão as plantas precisam de mais regas. Uma dica para verificar se a terra está mesmo seca é colocar o dedo na terra até uma certa profundidade.

As plantas estão sendo regadas em excesso

Às vezes pensamos que é melhor pecar pelo excesso, certo? Mas isso não se aplica quando falamos de plantas, porque o excesso de água dificulta a oxigenação das raízes, apodrecendo-as e prejudicando a sua plantinha. Portanto, quando tiver dúvida, opte por regar menos.

As plantas estão sendo pouco adubadas

Vaso com planta murcha
kanzilyou / Getty Images / Canva

A falta de nutrientes também pode prejudicar o desenvolvimento da planta, por isso procure adubar com certa frequência a sua plantinha. A primavera e o verão são as melhores épocas do ano para adubá-las, mas isso também pode ser feito em outros momentos, conforme a necessidade da sua planta.

A poda está sendo mal feita

Podar suas plantas corretamente garante longevidade e saúde para elas, por isso galhos quebrados ou doentes devem ser sempre retirados. Para eliminar somente uma parte, opte por cortar logo acima dos pequenos nós, mas se você deseja tirar o galho inteiro, corte rente ao caule. Além disso, as folhas e flores secas também precisam ser removidas do vaso sempre que possível.

Plantas diferentes estão nos mesmos vasos

Pessoas com hortas costumam plantar diferentes espécies em um mesmo vaso. Isso é um erro, afinal cada planta tem uma necessidade específica de água, adubo e espaço. A solução mais simples para isso é ter um vaso para cada planta.

Formigas estão comendo suas plantas

“Mas formigas são tão pequenas, que mal podem fazer?”. É por causa desse pensamento que muitas pessoas se enganam e não percebem as formigas destruindo suas plantas, pois elas também comem as plantas. Além disso, se você observar formigas andando em sua planta, isso pode indicar outras pragas, como o pulgão ou a cochonilha, que comem a seiva e deixam feridas nas plantas, o que acaba atraindo insetos.

O vento forte está matando suas plantas

Por fim, mas não menos importante, o vento pode ser um destruidor de plantas, principalmente em jardins e varandas de andares altos. Por isso deixe suas plantas mais frágeis em um local seguro do vento e coloque em locais abertos plantas mais resistentes, como lavanda, orquídea-bambu, dracena, zamioculca, entre outras.

Você também pode gostar

Agora, além de saber tudo que pode matar suas plantinhas, você já sabe o que fazer quando se deparar com algumas dessas situações, então basta tomar todos os cuidados para que suas plantas vivam bem por muitos anos e você poderá aproveitar a beleza, os aromas e os benefícios que elas podem lhe proporcionar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br