Convivendo

Plantas que nos ajudam a ter uma vida mais saudável

plantas
Jaqueline Beserra
Escrito por Jaqueline Beserra
Muito além de peças decorativas, as plantas têm o poder de transformar a nossa mente e o nosso corpo.

Ter uma noite tranquila de sono, respirar melhor ou ampliar seu poder de concentração são alguns dos benefícios que determinadas plantas podem trazer à sua saúde, simplesmente ao cultivá-las em locais frequentados por você. Muito mais que apenas um adereço decorativo, algumas espécies são capazes de transformar um ambiente fechado num lugar mais saudável, atuando positivamente na vitalidade da mente e do corpo dos seres humanos.

Plantas que trazem benefícios para a nossa mente

Se o anseio é por um sono com maior qualidade, o ideal é optar por cultivar espécies capazes de controlar a ansiedade e estimular o sono, como é o caso da gardênia, uma planta de origem chinesa muito popular por suas propriedades aromáticas e medicinais.

Ainda nesta linha, a lavanda (no Brasil, sua versão mais popular é a alfazema) também tem fragrância tranquilizante, o que contribui para noites mais bem dormidas. Além do cultivo da planta em si, extratos de espécies como a valeriana são facilmente vistos em forma de chá ou até mesmo em cápsulas, extraindo ao máximo suas propriedades sedativas e calmantes, assim como o Jasmim, que também pode ser encontrado para infusão ou já transformado em óleo essencial.

Outra planta que pode ter um efeito positivo sobre a nossa mente é o alecrim. Comum na região do Mediterrâneo, a espécie é utilizada desde a Grécia antiga como um estimulante para a memória.

Um estudo recente, realizado pela Universidade de Northumbria, também comprovou tais efeitos quando testou a eficiência da inalação da fragrância do alecrim por voluntários que seriam submetidos a testes de memória futura (que é aquela relacionada a se lembrar de tomar um remédio ou de fazer uma ligação importante), obtendo em resposta uma melhora significativa neste esforço que temos em lembrar de nos lembrar. Além disso, cultivar o alecrim em casa é muito simples e exige poucos esforços, já que a planta resiste até três dias sem água.

plantas

Plantas que trazem benefícios para o nosso corpo

Dentre as espécies que atuam diretamente em nosso bem-estar físico, existe um apanhado de plantas que trazem benefícios comprovados para a melhoria da condição do ar que respiramos e a diminuição de toxinas no ambiente. Algumas delas são, por exemplo, o lírio da paz e a planta-aranha, eficientes na eliminação de compostos como o benzeno, o que ajuda na purificação de ambientes fechados. A diferença no cuidado das duas plantas está na quantidade de luz que cada uma pode receber. Quando florido, o lírio da paz não pode receber luz direta do sol, para não queimar suas pétalas, enquanto a planta-aranha gosta bastante de luz e pode receber algumas horas de sol, desde que não seja nos momentos mais quentes do dia.

Num projeto intitulado Clean Air Study, realizado pela NASA, foi listada uma série de espécies que contribuem para a despoluição de locais fechados. Entre os exemplares, alguns facilmente encontrados no Brasil são a areca-bambu e a hera inglesa (aqui, a versão mais comum da espécie é a popularmente conhecida trepadeira).

A primeira conta com propriedades que absorvem gases tóxicos, porém mantendo a umidade do ar, enquanto a segunda foi considerada, nesse estudo, a mais eficiente espécie quando o assunto é purificação do ar e eliminação de resíduos químicos. Neste quesito, outro eficiente purificador é a babosa (ou aloe vera), que além de muitos benefícios calmantes e cicatrizantes, ainda filtra o ar, aumentando os níveis de oxigênio do ambiente.

Sobre o autor

Jaqueline Beserra

Jaqueline Beserra

É jornalista e atua como gerente de Marketing Online da vitrine virtual UmSóLugar, focada em moda, beleza e estilo de vida.

Contato:
Telefone: 030 609848857 (Alemanha)
Site: umsolugar.com.br