Convivendo Sustentabilidade

4 dicas de sustentabilidade para sua casa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Uma vida minimalista, com menos e mais amor e paz no coração. Muitas pessoas estão se desapegando de bens materiais e investindo em uma vida mais simples, onde o menos é mais. E se conseguir aliar a sustentabilidade nessa rotina, nesse viver, melhor ainda.

Aplicar a cultura da sustentabilidade na sua casa e no modo como vive não é uma tarefa impossível. Pequenas ações são capazes de tornar a sua vida mais sustentável e você pode contribuir com isso.

Captamos algumas sugestões para te inspirar.

moveis de pallet 1 – Móveis de pallet

Fazer móveis de pallet é barato e, além disso, é uma ideia bem sustentável e exclusiva. Algumas empresas até distribuem móveis de pallet de graça. Não pense que vai ficar desconfortável, pois depois você pode colocar almofadas ou até um cobertor mais fofo e vai ficar bem charmoso. Você pode fazer mesas, mesinha de escritório, sofás e até cama de pallet. São confortáveis e espalham uma consciência sustentável. É uma dica bem legal, o pallet não sai tão caro, é um material resistente e você estará contribuindo para o meio ambiente.

Você pode utilizar essa ideia em seu escritório ou no trabalho, com certeza passará aos seus clientes uma imagem bem bacana. Veja um vídeo de como fazer um sofá de pallets:

jardim vertical 2 – Jardim vertical

Os jardins verticais são uma boa aposta para incluir a sustentabilidade no dia a dia, e assim ter um contato mais direto com natureza e deixar a casa com ar renovado. Muito comum em grandes centros urbanos, os jardins verticais também são aposta para se fazer em casa. Você vai precisar de uma treliça de bambu ou uma grade de aço galvanizado que seja resistente ao peso dos vasos que serão colocados, e assim plantar flores e até hortaliças. Veja um vídeo para ter uma ideia e o quão legal fica:

aproveitamento de agua 3 – Sistema de aproveitamento de água

Com apenas uma caixa de água e alguns canos é possível fazer um sistema de aproveitamento da água. Se achar complicado, existem algumas empresas que estão preocupadas e oferecem a seus clientes sistemas completos de aproveitamento de água de chuva, que já são instalados em casas e prédios  ou construídos diretos. Engana-se quem imagina que em um projeto desses você vai gastar muito. Alguns sistemas são bem em conta. Sem contar na economia de água da casa que diminui e assim você colabora com o meio ambiente. Esta água da chuva pode ser aproveitada para lavar roupa, limpar a casa, para o banho dos cachorros e muito mais coisas.

aquecedor solar 4 – Aquecedor solar caseiro

Quando ouvimos falar de energia solar, logo se associa ao gasto alto de investimento. Existem sistemas ótimos e caros, mas você não precisa investir alto para ter um aquecedor solar. Pode fazer um reaproveitando as garrafas pet. Quer ideia melhor? Não existe mistério e é possível aproveitar e ter uma fonte renovável de energia sem gastar muito e ainda contribuir para o meio ambiente. Veja um vídeo explicando como fazer:

O que acharam das dicas? Nada muito difícil ou pesado para o bolso. Ideias simples, sustentáveis e que colaboram para uma vida simples e o contato com o meio ambiente.

Começar com alguma delas, a que for mais viável para você , já é um passo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]