Autoconhecimento Comportamento

Como aproveitar o verão fora do padrão de beleza

Imagem da silhueta de uma jovem fazendo uma selfie em pleno por do sol em um alto dia de verão.
Lars_Nissen / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com a chegada do verão, muitas pessoas que estão fora do padrão de beleza imposto pela sociedade podem se perguntar: “Como vou aproveitar essa época do ano?”, e nós poderíamos responder de uma forma muito simples e até encerrar este artigo aqui: “Você coloca um biquíni e vai à praia”, simples! Mas como sabemos que as pessoas são maldosas, julgadoras e preconceituosas, é preciso falar um pouco mais sobre este assunto!

Por mais que estejamos muito bem resolvidos com o nosso corpo, os olhares e as palavras alheias nos atingem, nos entristecem e fazem sim, que queiramos esconder as nossas curvas ou até mesmo evitar curtir o calor do verão. Em alguns momentos, nós mesmos encucamos com a nossa aparência e nos sentimos desconfortáveis na frente de outras pessoas. Mas então, o que fazer para aproveitar as praias, piscinas, banhos de sol e tudo o que essa estação tão alegre tem a nos oferecer, sem se preocupar com padrões estéticos? Continue lendo pois nós iremos lhe ajudar!

Processo de aceitação

Aceitar o próprio corpo é um processo, um trabalho constante que precisa ser firmado todos os dias. Isso porque, quando menos esperamos, alguma pessoa chega com um comentário maldoso cheio de preconceitos que acaba nos deixando para baixo. Esses tipos de “ataques” ocorrem durante o ano inteiro, mas no verão eles ganham uma ênfase muito grande. É preciso estar preparado e entender que somos nós quem decidimos qual é o tipo de corpo perfeito para a nossa vida.

Você se sente bem com o seu corpo? Se a resposta for não, tente entender o motivo. É porque os outros dizem coisas ruins sobre ele ou é porque você realmente se sente desconfortável? A sociedade nunca pode falar mais alto do que você, pois, afinal, é você quem paga as suas contas, é você quem vive a sua vida e ninguém tem o direito e o poder de adentrar no seu íntimo e lhe causar algum mal.

Imagem de um campo de girassóis e nele está uma mulher segurando um chapéu de palha sobre a sua cabeça. Ela está curtindo o verão aceitando a sua melhor forma.
Jill Wellington / Pixabay

Você pode ser quem você quiser, magro, gordo, ter cabelo curto, longo… tudo depende exclusivamente do seu próprio ser! E você só se sentirá feliz e satisfeita com a sua aparência, quando conseguir aceitar quem você é – as pessoas sempre terão algo a dizer, algum “defeito” para apontar e darão um jeitinho de deixar você para baixo de uma forma diferente, você tendo 50 ou 100 quilos.

Quer saber o que precisa ser feito para ter um corpo perfeito para ir à praia? É simples: tenha um corpo e vá à praia! Quem dera se fosse simples assim, não é mesmo? Sabemos que as atividades do verão podem sim deixar qualquer pessoa desconfortável, e não é fácil e nem há como fazer alguém entender à força a sua beleza ou deixar uma pessoa confortável em meio a tantos julgamentos. Mas se você está com medo de não conseguir aproveitar o verão por estar fora dos padrões de beleza, nós separamos cinco dicas que lhe ajudarão a curtir essa fase do ano com a leveza de ser quem você é. Confira!

1. Entenda que você pode

É isso: você pode! Você pode ter estrias, pode depilar as pernas, pode não depilar axilas, pode ter celulite, pode ser gorda, magra, pode ter o cabelo raspado, colorido, você pode absolutamente tudo! Não existem regras que proíbam você de alguma coisa, existem apenas julgamentos! Mas o que devemos fazer com os julgamentos? Nada, cada um dá o que tem, e se as pessoas dedicam o seu tempo para julgar as aparências alheias, esse problema é totalmente delas. Que tal esbanjar um sorrisão na beira da praia com o biquíni que você mais gostaria de usar? Você pode! Quebre esses padrões estéticos que afligem e escondem muitas pessoas!

2. Rompa as suas barreiras

O verão é a época perfeita para você encarar os seus medos! Chega de se esconder atrás do que os outros dizem sobre você! Bata de frente com o que lhe causa receio, rompa as verdades que foram impostas desde o seu crescimento, que fizeram você acreditar que existia um ideal de corpo. Liberte as suas curvas, as suas formas, as suas belezas. Dê uma chance a você mesma, trate bem o seu corpo e a sua mente!

3. Reverta as coisas

Sabe o padrão de “gostosa” que a sociedade impõe? Então, vamos reverter esse ideal? Você não precisa ser gostosa do jeito que os outros acham que você deve ser. A única coisa que precisa sim, obrigatoriamente ser gostosa do jeito que alguém imagina, é o verão para você! Ele tem que ser gostoso e superar as suas expectativas, afinal, como foi dito na dica número um, você pode o que quiser! Você só tem que ser você!

Imagem de uma linda garota negra de cabelos longos sentada em um balanço, apreciando o que há de melhor no verão.
Free-Photos / Pixabay

4. Encontre o que lhe deixa confortável

O verão é uma época de muito, mas muito calor, e, por causa disso, fica difícil usar determinadas peças de roupa. Se você se sente desconfortável com aquela blusa que seria ideal para o momento, você pode encontrar meios de usá-la sem preocupações – valorizando o seu corpo. Se você não gosta das suas pernas e quer muito usar uma saia, use! Escolha a cor perfeita para o momento, o tamanho ideal, e use! Se você tem dificuldade de arriscar, vá aos pouquinhos. Não cobre tanto de si mesma e não queria usar o que alguém estiver usando só para ser aceita! O seu conforto é o principal!

5. Não extrapole seus limites

Você não precisa conseguir colocar um biquíni e ir para a beira da praia em um primeiro momento. Não é preciso ser forte em todo o tempo ou demonstrar segurança quando você estiver inseguro. Está tudo bem em não estar bem! Se você sentir qualquer tipo de incômodo, não fique sozinho! Se deseja enfrentar alguma situação que você sabe que será difícil, peça para alguém de confiança lhe acompanhar. A confiança surge dentro de nós, e por muitas vezes, sentir confiança vindo de alguém é algo encorajador!

Você também pode gostar

O verão é para todos, e mesmo que os padrões de beleza ainda existam, há muitos movimentos encorajadores e empoderadores que são capazes de nos proporcionar um olhar de autoamor. Você é única, o seu corpo é único e a sua beleza é só sua, não precisa ser baseada no que alguém impõe ou em qualquer julgamento alheio. Cada passo de aceitação é muito importante, e curtir a praia é algo que você pode fazer sem medo! Você pode tudo, lembre-se disso!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]