Autoconhecimento EFT (Emotional Freedom Techniques)

Por que temos medo do desconhecido?

Paulo Abreu
Escrito por Paulo Abreu

É comum uma pessoa sentir um pouco (ou muito) medo quando precisa ou deseja fazer algo que nunca fez antes. Isso acontece porque o nosso inconsciente tenta nos proteger do possível perigo do desconhecido. Ao sairmos da zona de conforto, muitos pensamentos aparecem em nossa mente, como coisas do tipo:

“É melhor não tentar fazer isso!”

“Você vai se dar mal!”

“Você ainda não está pronto(a)!”

Muitas pessoas ficam paralisadas por causa desse medo do desconhecido, e isso é totalmente prejudicial porque elas acabam perdendo a chance de evoluírem na vida pessoal, profissional, social e financeira. Os pensamentos de fracasso, de dúvidas, medo de se  expor, podem causar a ansiedade, por isso, essas pessoas preferem evitar todos esses sentimentos negativos e ficam paralisadas.

Afro American Woman Calling 911 In New York City. Concept AboutQuando uma criança começa a aprender a andar de bicicleta, ela passa por esse medo do desconhecido, ela não acredita que pode se equilibrar sozinha na bicicleta. Ela sente medo de cair e se machucar, mas depois que a criança passa pelas primeiras tentativas (e quedas), cada vez mais ela vai pegando confiança até conseguir andar sozinha.

Podemos usar esse exemplo da criança aprendendo a andar  de bicicleta para todas as coisas que  fazemos pela primeira vez e que nos causam medo. O fator principal para se conseguir fazer algo novo é superar o bloqueio do medo inicial, superando tudo fica mais fácil e natural depois.

O que fazer para superar o bloqueio do medo?

Pense em algo que você gostaria de fazer, mas que só de imaginar causa uma ansiedade grande e o medo de não conseguir. Depois disso faça algumas perguntas a si mesmo(a). “Quais são os meus medos em relação a isso?” Por que eu acho que não conseguirei?” O que pode acontecer se eu falhar?”

Obtendo essas respostas, você pode utilizar a EFT (Emotional Freedom Techniques) para limpar  essas questões negativas. Dessa forma, ficará muito mais fácil  de se enfrentar algo novo pela primeira vez, pois todas as emoções negativas foram retiradas.

Sobre o autor

Paulo Abreu

Paulo Abreu

Praticante de EFT (Do básico ao avançado) | Mestre em Kahuna Healing e Ho'oponopono

Contato:

Email: [email protected] | [email protected]
Facebook: Mudando Sua Mentalidade
Skype: Paulo Abreu