Autoconhecimento

Por que você deveria anotar o que pensa?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Isso é um lembrete. Você provavelmente já sabe tudo — ou quase tudo — sobre isso. Mas lembretes podem ser úteis.

Se a sua memória é parecida com a minha, então ela provavelmente é um vaso furado.

Desde que eu comecei a anotar os meus pensamentos — enquanto revisava as velhas anotações — percebi o quanto minha memória pode deixar a desejar.

Ela não é muito confiável. Toda vez que nos lembramos de algo, nós recriamos o que aconteceu, em vez de simplesmente dar um replay no nosso filme mental. A diversão depende de várias coisas, tal como as nossas crenças, nosso estado emocional e o que pensamos sobre nós mesmos.

O que você lembra de um determinado evento pode ser diferente do que outra pessoa se recorda. Há uma grande variedade de interpretações da realidade e da verdade. E quando você tenta se lembrar dessa interpretação tempos depois, ela pode mudar ainda mais.

Então, nós precisamos optar por sistemas externos. Existem vários que você pode experimentar.

Ultimamente, eu tenho optado por algo bem simples, a clássica dupla papel e caneta. Eu acho que certos programas e aplicativos nos levam a ficar mais ocupados do que propriamente produtivos. Terminar várias tarefas não é tão útil se você não termina aquela que é realmente importante.

Eu também escrevo aqui, não apenas para compartilhar dicas e informações úteis, mas também para criar um espaço para os meus próprios pensamentos e meu autoaperfeiçoamento. Fazer isso tem sido útil para mim, pois acabo me lembrando de várias técnicas que podem me ajudar a melhorar a minha vida e até mesmo aqueles erros tão comuns que vivo cometendo.

Escreva como um hobby

Meses atrás eu complementei o blog e meu caderno, onde escrevo a minha lista de afazeres, com pequenos lembretes e objetivos. Eu comecei a escrever usando meu computador. Isso me possibilitou ter uma visão melhor dos meus eventos, pensamentos e emoções. Em vez de ficar confinada em pequenos cadernos, eu pude colocar tudo para fora. Foi um alívio para mim porque pude pensar sobre certas coisas de um jeito muito mais claro e fácil. Para ser sincera, gostaria de ter começado a fazer isso antes.

Agora eu uso menos papel, e gravo meus pensamentos, objetivos e ideias trabalhando com eles usando o The Journal by David RM. Pelo que tenho percebido até agora, apesar de não ter usado por muito tempo, é que ele é um software excelente com 45 dias de uso grátis. E estou certa de que há outras alternativas por aí, gratuitas e tão boas quanto.

Eu ainda uso pequenos cadernos para escrever a minha lista de afazeres e de compras do dia a dia. Mas, desde que os meus pensamentos e ideias passaram a aumentar, tem sido mais fácil mantê-los num software do que em vários cadernos. Isso também me permite ser mais criativa e achar conexões e combinações entre diferentes ideias. E desde que comecei a utilizar esse método, acho que tem mais coisa boa vindo por aí.

Então, já mencionei alguns motivos do porquê você deveria botar tudo que pensa e sente para fora. Aqui estão alguns outros.

Nove outras razões para anotar o que você pensa
  • É importante escrever seus objetivos. Vários escritores — Anthony Robbins, Brian Tracy, Zig Ziglar, e vários outros — de sucesso já comentaram sobre a importância desse hábito. Ao anotar uma meta ela fica mais clara e objetiva, dando uma direção que provavelmente você não tinha antes. E ao reescrever seus objetivos você não apenas os reafirma, mas também compreende melhor o que deseja para a sua vida. Escrever seus objetivos também é um poderoso lembrete para ajudá-lo a seguir em frente.
  • Para ficar mais concentrado, você pode usar papel ou algum aplicativo para fazer alguns lembretes. Muitas vezes, ficamos atribulados demais com as nossas vidas e nos esquecemos do mais importante. Para se manter ativo — em vez de ficar ocupado demais com terceiras prioridades —  simplesmente faça um lembrete que lembre do que realmente importa. Então coloque-o em algum lugar que seja visível para você ao longo do dia. Minha dica é escrever num post-it: isso é útil?
  • Dê um descanso para a sua memória. Quando você não ocupa sua mente com coisas pequenas — como o quanto de leite você tomou — você fica menos estressado e mais propenso a pensar claramente. Isso, na minha opinião, é uma das razões mais importantes para fazer anotações. Ao se sentir mais calmo e relaxado, você não só melhora a sua saúde mas também faz com que a vida flua melhor.
  • Limpe seus pensamentos. Você não pode pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Se você quer solucionar um problema, escreva seus pensamentos, fatos e sentimentos sobre ele. Assim, você não tem que se preocupar em fazer a sua mente se lembrar, e pode usá-la para pensar de forma mais clara. Escrever tudo isso o deixa com uma visão mais abrangente e possibilita encontrar novas possibilidades que o ajudem a encontrar uma solução.
  • Tenha um registro do que você estava pensando. Eu já comentei como é interessante voltar no tempo e ver o que você estava pensando no mês passado. Acredito que quando você tem um registro desse tipo guardado, consequentemente você tem uma fascinante leitura nas mãos. Isso também pode mostrar o quanto você mudou e melhorou com o passar do tempo.
  • Tenha um registro positivo das suas qualidades. Às vezes é muito confuso ler certas coisas que escrevi. Mas, em outros momentos, fico surpresa ao ver o quão inteligente eu fui em algumas ocasiões. Ter esse registro é um bom jeito para se lembrar das suas qualidades.
  • A longo prazo, você entende melhor o que é realmente importante, lembre-se do que eu falei sobre se concentrar nas suas prioridades. Mas, você também pode usar suas anotações como uma forma de ter uma visão geral sobre os seus pensamentos ao longo do tempo. Você pode, por exemplo, pensar que é uma pessoa saudável mas ao ler o que escreveu, pode acabar descobrindo que só saiu para correr quatro vezes no mês. Assim, você é capaz de identificar certos problemas e solucioná-los a longo prazo.
  • Melhora o seu autoconhecimento. Você pode, por exemplo, achar que é uma pessoa positiva, mas ao ler suas anotações pode acabar descobrindo que no último mês você tem sido extremamente negativa sobre o seu trabalho ou relacionamento. Isso pode ajudar a enxergar algo sobre você/ou algo do seu trabalho ou relacionamento que não estava dando a devida atenção, adquirindo uma visão mais clara do que está acontecendo na sua vida.
  • Tenha um controle sobre as suas realizações, se você estiver trabalhando fora ou fazendo investimentos a longo prazo, pode ser útil ter um registro dos seus resultados. Além de o motivar quando estiver se sentindo desmotivado pela ideia de não estar lucrando o quanto gostaria, também pode ajudar a usar seus problemas e soluções do passado para encontrar novas soluções para novos problemas que venham a surgir (ou reajustes para ajudar a solucionar certas dificuldades antes mesmo que apareçam).

Nossa memória é duvidosa, na maior parte das vezes a interpretação das nossas lembranças variam de acordo com os nossos sentimentos, e por isso devemos encontrar novos métodos para termos um pouco mais de garantia sobre o passado, e também um maior controle sobre o presente e futuro. E existe jeito melhor de fazer isso do que escrevendo? Aproveite a chance, escreva o que está pensando, e veja como tudo pode ter mais sentido só com a organização dos seus pensamentos.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]